Mirta Vento Amarelo
Cal Wiston e sua esposa são os caseiros da fazenda do Sr. Melfes Joarque. São pessoas simples e fazem um excelente trabalho, mesmo assim procuram ficar sempre na linha, pois qualquer deslize pode fazer com que o patrão os coloque para fora de casa.

Inclusive, quase que isso acontece, pois certo dia Wiston sente falta de uma ferramenta muito importante do patrão, do qual ele pegou emprestado. Como se não bastasse, o celeiro pega fogo e logo acusam o pobre Wiston do ato. A sorte dele é que por mero acaso passava por ali a famosa Mirta Vento Amarelo, uma jovem muito conhecida por seus feitos e inteligência.

Mirta então começa a investigar o caso e para seu espanto e de todos os envolvidos, a descoberta que fazem é algo que vai mudar a vida não só da garota mas também de todo mundo para sempre. Muitas coisas vão acontecer na vida da garotinha, de boas a ruins. Envolvendo familiares, amigos e até mesmo o rei dos dragões.

Mirta Vento Amarelo é uma fantasia nacional escrita pelo André Regal. É um livro que eu já conhecia tinha tempo, porém, não tinha tido ainda a oportunidade de ler. Primeiro ele saiu pela editora Chiado, mas agora ganha uma nova edição pela editora Flyve, com capa repaginada e uma nova revisão por parte do autor.

Não só a edição é belíssima como também a história inteira. Talvez o começo seja um pouco lento, o que pode levar o leitor a não se conectar logo na história, mas ainda assim é bem interessante e, logo após a resolução da coisa toda na fazenda, ela engrena de uma forma que você não quer mais largar o livro.


Essa é uma leitura que apesar de ter uma coisinha mais pesada (mas não tanto) aqui e outra ali é para todas as idades. Inclusive, muitas vezes durante a leitura eu sentia uma vibe meio Nárnia. Não sei se pela história em si, pelas ilustrações em alguns capítulos ou pelas duas coisas.

Os personagens também são bem cativantes. Mirta é uma garotinha super inteligente, mesmo que ainda meio arrogante certas vezes, porém, de bom coração e que a gente se conecta fácil. Para os chegados em videogame, principalmente os das antigas, ela me lembrou uma personagem chamada Lucca do jogo Chrono Trigger, sempre com suas invenções além do seu tempo.

Os outros personagens também são bastante interessantes, como o comandante Hilel. Um homem que talvez desperte uma ambiguidade de sentimentos no leitor devido às suas ações durante a narrativa. Mas, para mim, o melhor personagem ainda foi o dragão Brinaff, que acaba se juntando a Mirta na sua jornada e se mostra uma criatura inteligente e que está conectada com a garotinha de uma forma que eles nem imaginavam.

Eu quase favoritei o livro e certamente recomendo para qualquer um. A única coisa que me fez não fazer isso foi que, apesar do livro se chamar Mirta Vento Amarelo, muitas vezes achei que o principal personagem acabava sendo o Comandante Hilel. Tirando isso, a história possui momentos tensos, emocionantes e de um suspense muito bom em algumas partes, e claro, muita aventura.

E como eu disse antes, a edição está belíssima, não só pela capa, mas também pelos detalhes por dentro. Como as ilustrações já citadas no início de cada capítulo e alguns outros detalhes. Só senti falta mesmo foi de um mapa.

Imagino muito uma animação da Mirta, ou uma HQ, acho que ficaria perfeito. Mas por enquanto fique com o livro que certamente vai agradar. E me digam, que tal uma entrevista com o autor?...


Título: Mirta Vento Amarelo
Autor: André Regal
Editora: Flyve
Páginas: 412
Ano: 2020 nova edição (ano original 2018)
Compre: aqui

20 comentários:

  1. Que interessante Fábio!
    Já tinha visto o livro no skoob e me chamou a atenção primeiro pelo nome Mirta Vento Amarelo e pela premissa.
    Gosto de ler fantasias nacionais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chelle

      É muito bom, recomendo demais esse livro. Uma fantasia de primeira =D

      Excluir
  2. Que livro lindinho! Me lembrou um pouco a personagem Nancy Drew, com suas investigações e invenções...
    sabe se terá sequencia? (já providenciei o ebook hehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid

      Muito. Pode ser também, lembra um pouco. AAhh, essa resposta você saberá quarta agora. fique atenta =D. Leia, vai gostar =D

      Excluir
  3. Mirta/Murta? rs(trocadilho infame)
    Amo fantasia e confesso que ontem li no seu Ig sobre este livro e esqueci de comentar.rs(farei isso já, já)
    Nossa literatura nacional nos enche de orgulho e foi gostoso ler a resenha.Quem sabe o autor não usa a ideia de uma Graphic??
    Mesmo assim, já é um livro que vai pra lista de mais desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela =D

      kkkkk
      Sem problemas kkkk. Uma Graphic Novel e uma animação seria massa.
      Coloca sim. Você vai adorar =D.
      Bjs =*

      Excluir
  4. Fábio!
    Não conhecia o livro, a editora e o autor, mas pelo visto, ele soube criar um enredo rico e que captura aa atenção do leitor para uma fantasia inimaginável.
    Confesso que fiquei bem intrigada com a inteligência de Mirta e geralmente os muito inteligentes são assim mesmo arrogantes....
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy

      Aaahh, precisa conhecer. O livro é massa e o autor é gente boa. Ela é um pouquinho, mas tem motivo kkkk. E não tem como não gostar dela =D.

      Bjs

      Excluir
  5. Oi, Fábio
    Conhecia o livro pela edição antiga. Mas essa capa está lindíssima!
    Essa trama envolve magia, mistério e muitos personagens diferentes, parece ter muitas reviravoltas, aventuras e ainda um dragão.
    Será maravilhoso ler a entrevista com o autor, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana

      Siim, essa capa está linda =D
      Siim, o livro é incrível, eu recomendo demais =D.

      Aguarde kkkk
      Bjs

      Excluir
  6. Que graça de livro! Realmente, a edição parece ser bem bonita mesmo, a capa, os detalhes, as ilustrações, tudo. Confesso que não li o livro, mas conhecia a edição antiga e essa capa nova deu todo um toque especial. Uma entrevista com o autor sobre como ele criou esse mundo seria ótima!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda

      Sim, é massa =D. Sim, eu achei essa capa muito mais legal que a anterior =D. A edição toda está ótima. Aguarde até amanhã kkkk

      Bjs

      Excluir
  7. Olá! Confesso que não conhecia a história, mas essa edição parece estar lindíssima, gostei do enredo, afinal fantasia é um dos gêneros que mais curto nas leituras, uma entrevista com o autor será muito bem recebida, ainda mais se ficarmos sabendo mais sobre esse universo da Mirta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete

      A edição é muito linda =D. A historia é boa demais, acho que você iria curtir. Vai ficar sabendo sim kkkk.

      Excluir
  8. Eu adorei a capa de Mirta Vento Amarelo! Me ganhou por ela já. Gostei bastante também da história do livro, a mistura entre fantasia e diria que um pouco de suspense investigativo (mesmo que da forma mais leve possível) me deixou encantado. Ademais, um fato que me agrada muito é como os personagens são bem construídos e de fácil conexão, como você disse. Acho esse um aspecto de suma importância em um livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ycaro

      A capa é realmente muito bonita. Sim, tem uma mistura muito boa, ainda tem um toquezinho de fábula. Acho que você vai gostar bastante =D

      Excluir
  9. A capa é muito linda e eu já tinha visto um burburinho no twitter a cerca deste livro. Seu eu já quero? OBVIO QUE SIM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina

      Espero que consiga ler, ele é bom demais, recomendo muito =D

      Excluir
  10. Oi, Fabio
    A Mirta parece ser uma garotinha bem inteligente e interessante.
    Adorooooo livros fantásticos e esse parece ótimo.
    Ainda mais com criança protagonista, que também gosto.
    Assim que der lerei.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana

      Ela é bem interessante. Esse é sim, muito bom =D. Espero que consiga ler sim =D
      Bjs

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.