Esse livro começa exatamente onde a Quinta Estação terminou, então vou fazer o possível para não dar nenhum spoiler desse primeiro, por isso a resenha será mais curta. Agora nosso ponto de vista é da Essum, com um acréscimo que não tínhamos: o ponto de vista da Nassum, sua filha.
Eu preciso dizer que NK abriu o mundo de uma forma tão magnífica, que não sei como ela consegue pensar e juntar as peças dessa forma, para mim, ela escreve seus livros de trás para a frente. Aqui temos uma explicação clara de como o mundo se tornou o que é hoje, como uma quinta estação foi construída, e é tão óbvio quando paramos para pensar que chega a ser engraçado. E por ser tão óbvio, e bem feito, que eu amei. Detalhes que foram inseridos no primeiro livro, e nos pareceram irrelevantes, nesse são explicados.
Essum está ainda mais forte e centrada. Ao longo da sua trajetória vemos ela tomar decisões e que a abalam, mas também a levam a descobertas importantes demais. Mais uma vez a autora consegue trabalhar questões raciais dentro de uma narrativa fantástica com maestria, juntando também dilemas sobre maternidade, escolhas, erros e medos.
Conhecer o ponto de vista da Nassum foi bastante difícil e esclarecedor também, porque ela e a mãe não tem uma boa relação, e isso afeta a vida dela diretamente. Eu entendo as escolhas que Essum fez para protegê-la, mas Nassum não, e por isso ela se permite ir por caminhos que me deixaram apavorada. Ela é inteligente, e mesmo contra a vontade, aprendeu muito com a mãe, colocando esses ensinamentos em prática várias vezes.
Temos a volta de um personagem odiável e que está ainda mais perigoso, e entendemos de fato qual o papel que Essum terá nessa estação que está acontecendo. Alabaster continua sendo tudo para mim, e inclusive tem uma cena final com ele que eu literalmente gritei lendo, Deus me ajude! E mais uma vez o livro é finalizado em uma parte crítica, nos deixando ansiosos e desesperados. Eu amo tudo nessa história. Amo como o protagonismo feminino e negro tem um peso absurdo se souber ler nas entrelinhas, e de como a fantasia e a ficção científica são exploradas e bem feitas. Vou começar o último livro esse mês ainda, e nem preciso dizer que minhas expectativas estão no céu.
Título: O Portão do Obelisco
Série: A Terra Partida #2
Autor: N.K Jemisin
Editora: Morro Branco
Páginas: 512
Ano: 2018
Compre: aqui
Oi, Je
ResponderExcluirConheci essa trilogia lendo sua resenha e confesso que mesmo sem ler já estou apaixonada. E ansiosa para você trazer a resenha do próximo.
Como você não pode passar detalhes a trama mostra bem a relação de mãe e filha e continua mostrando mulheres fortes, determinadas.
Quero poder ler, vou comprar os livros aos poucos porque não são tão baratos assim.
Beijos
Oie Luana
ExcluirQuem bom que gostou! Sim, a história continua com o foco nas mulheres e nas relações familiares, fiquei muito feliz com a leitura. Compre quando puder, valem muito a pena!
Bjs
Como não conhecia o livro anterior, fui procurar rapidinho aqui no blog e me encantei.
ResponderExcluirTão importante e necessário ver o emponderamento da mulher negra. Já quero mergulhar nessas páginas
Oie Chelle,
Excluiressa é uma trilogia extremamente necessária, ela não é somente única, ela também é cheia de representatividade e empoderamento, leia assm que puder.
bjs
Je!
ResponderExcluirForma diferente e curiosa de escrita.
Fico bem feliz quando uma continuação traz as explicações necessárias e desejadas por nós leitores, principalmente porque esclarece muita coisa.
Gosto muito quando podemos ver dois pontos de vista da história, porque geralmente são bem diferenciados.
cheirinhos
Rudy
Oie Rudy,
ExcluirTrouce muuitas explicações, fiquei bem feliz também. E os dois pontos de vista são bem diferentes mesmo, ambos importantes demais para a história.
bjs
Aquela trilogia que ela me apresentou e venho acompanhando as resenhas! Pelo que pude entender, nesse segundo livro mesmo com as negativas, a relação nada agradável entre mãe e filha, só contribuíram para que uma aprendesse com a outra. E eu me pergunto: Nâo seriam assim todas as relações? rs
ResponderExcluirPois é...um cenário fantástico, descobertas, aventuras e com certeza se tiver oportunidade, quero muito ter a trilogia em mãos!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Oie Angela,
ExcluirSim, a vida é assim, né? rs. Eu amo a relação delas, ao mesmo tempo que sofro, pois é difícil, rs.
Espero que consiga ler em breve!
Bjs
Não cheguei a ler o outro livro, mas gosto quando apresentam outros pontos de vista nos livros (quando não se torna confuso, claro), pois nem tudo é o que parece né? Além de conhecer melhor os sentimentos/personalidades dos personagens ainda da pra termos uma ideia mais clara do que realmente aconteceu. Amo quando o livro explica até o que passou despercebido!
ResponderExcluirBeijos
Oie Amanda,
ExcluirTmabém acho super importante vários pontos de vista, nem todo mundo é bom ou mau o tempo todo, então é interessante ver as histórias assim. bjs
Olá! Devo confessar que estou mais que convencida a dar uma chance aos livros, o difícil esta sendo achar um tempo para isso (mesmo em quarentena!), parece ser daquelas leituras que não conseguimos largar, e a autora tem uma escrita fantástica né, para conseguir nos prender desse jeito.
ResponderExcluiroie elizete!
ExcluirA escrita dela é maravihosa!! Dê uma chance sim, é tão incrível! Certeza que você vai curtir <3
Mesmo sem ter lido nenhum livro da autora, eu adoro os comentários e as teorias sobre a escrita da N.K Jemisin, que é muito bem elogiada. Estou super curioso para começar A quinta estação e mergulhar nesse mundo também! O fato de O portão de obelisco ter mais de um ponto de visto logo me conquistou, adoro histórias assim. A resenha só me deixou ainda mais ansioso pela leitura e envolvimento com esses personagens!
ResponderExcluirEu adorei essa trilogia. Quando comecei o primeiro livro eu acabei desistindo por pouco tempo pois retornei a leitura e me apaixonei.
ResponderExcluirOi, Je
ResponderExcluirJá li outras resenhas dessa série também e pelo jeito é muito incrível! Cheia de reviravoltas viciantes.
Por ter ficção científica já vai pra lista porque quero ler mais do gênero.
Bjs