Oi, oi, meu povo! Bem vindos ao Sessão da TARDIS! Esta é uma coluna criada especialmente para os cinéfilos e maratonistas de série de plantão. O título faz referência à “TARDIS”, cabine telefônica e nave do Doutor na série Doctor Who. Nada mais justo do que uma junção de uma série clássica e aclamadíssima para nossas tardes aqui indicando séries que gostamos, não é mesmo?! Então, preparem a pipoca porque a nossa sessão começa agora!
Se você está procurando uma série super séria, cheia de conspirações, mistérios, metáforas, paradoxos, viagem no tempo, reflexões, metáforas bíblicas e que proporciona AQUELE desgraçamento mental, então, os seus tempos de procura acabaram, porque lhes apresento: DARK.

Com certeza você já deve ter ouvido esse nome por aí...(ou não?) Bom, independentemente se você está a par dos mais assistidos da Netflix ou não, agora te darei alguns bons motivos para assistir essa série alemã extraordinária. Tudo começa na cidade de Winden (fictícia), na Alemanha. Uma cidade pequena, onde o seu filho é amigo daquela sua amiga de infância porque você cresceu e ficou por aqui, onde todo mundo se conhece, sabe? Onde todos têm seus segredos... e com um garoto desaparecido bem no perímetro de uma usina nuclear cheia de segredos, juntamente com ocorrências misteriosas que sugerem a existência de mais de uma realidade. Stranger Things? Oi? Não, não é Stranger Things...ou talvez seja, mas no estilo alemão.

Dark mistura uma variedade de gêneros e se destaca em cada um deles, começando como um mistério de assassinato com o tipo de atmosfera que se assemelha a um drama policial sombrio, e nos introduz rapidamente para a ficção científica e, além disso, também é uma história incrivelmente profunda e lotada de tradições, sendo essa a extensão e os detalhes que você talvez esperaria encontrar no gênero fantasia. No entanto, os temas aqui são sérios e fundamentados na realidade, baseando-se em muita teoria científica e em textos históricos e religiosos. Para mim, os assuntos e o cenário apresentados no programa alcançam o que eu acredito ser um equilíbrio quase perfeito de ser simultaneamente extraordinário o suficiente para ser extremamente emocionante de assistir e, ainda assim, apresentado em uma realidade viável o suficiente para ser crível. Realidade essa que, quando combinada, faz tudo isso ser ainda mais instigante para o espectador, e é por essas mesmas razões que você se encontrará mergulhado profundamente em tópicos relacionados ao assunto, vasculhando fóruns de teorias e revendo cenas ou episódios inteiros para aprender um pouco mais sobre os mistérios ao redor do mundo, – se vocês são iguais a mim, farão até um caderninho para anotar tudo, já que tudo está interligado – mostrando e encontrando as pistas que desvendarão as verdades e os segredos por trás da curiosa cidade de Winden.


Essa é 100% uma série para os espectadores que gostam de ser desafiados a pensar e refletir, para aqueles que gostam de sair depois de cada episódio com mais perguntas e pesquisas para fazer a cada episódio, muito mais perguntas do que respostas, inclusive, e ao fazê-lo, se tornam ainda mais envolvidos nos mistérios internos do “Darkverso”. Posso dizer, com certeza, que não tem como não dar um “replay” enquanto estiver assistindo, pois você certamente notará coisas que não capturou pela primeira vez e conectará muito mais pontos que talvez não tenham, originalmente, dado a devida atenção. Detalhes que são surpreendentes de diversas maneiras - visualmente, musicalmente, tematicamente e teoricamente -, as tocas de coelho são infinitas e devo confessar que não há outra série como essa. 

É sem dúvida uma das séries mais emocionantes, interessantes e instigantes que eu já tive o prazer de assistir, todos os membros do elenco são ótimos, com performances convincentes por toda parte, fiquei especialmente impressionada com alguns dos membros mais jovens do elenco. O processo de elenco em si foi claramente algo em que os criadores da série deram muita importância. Você só precisa assistir a primeira temporada e verá uma infinidade de razões pelas quais deve continuar - e digo isso conscientemente e com grande apreço pelos resultados, além da cinematografia magnífica por toda parte, e certamente, a introdução em si vale uma menção por isso, entre outras razões.

Os elementos de ficção científica de Dark ressoam bastante devido ao fato de que a série reflete, cuidadosamente o quão psicologicamente as cicatrizes e os estrondos passam por essa experiência. Não é apenas um truque de contar histórias para que alguém conheça, mas sim, há um pensamento sobre o que a desesperança de mudar um presente sombrio faz com todos que estão no caminho. Algumas dessas montagens, entoando a natureza maleável do tempo enquanto examinam a parede literal de evidências que unem todos esses personagens, tendem sim, a se tornar repetitivas, mas pelo menos não são teorias vazias.


E quando se trata do início da sequência de introdução, vemos algumas cenas escolhidas a dedo do programa que foram combinadas e processadas com (até onde eu sei) algum tipo de efeito de espelho, ao mesmo tempo em que repetimos em várias direções e ângulos diferentes, fornecendo um visual mesmerizo e caleidoscópico durante todo o tempo, ao mesmo tempo acompanhado por uma das mais belas e, ainda sim, tristes peças de música que eu já ouvi usar para apresentar uma série ou filme de TV. Isso, por si só, define o tom e de alguma forma replica o tipo de emoções contrastantes e confusas que experimentei durante o tempo que assisti a série, e, em vez de pular a introdução, como faria com a maioria das outras séries, eu sempre aprecio assistir à introdução de Dark, porque, como a própria série, ela consegue atingir os mesmos padrões de alta qualidade e criatividade engenhosa que a diferenciam da concorrência. 

Enfim, Dark é um universo complexo, que provoca nossa inteligência, mantém nossa fascinação viva a cada episódio trazendo constantemente novos elementos que enriquecem e alargam a trama, sempre com um um cliffhanger maravilhoso que nos deixa ansiosos pelo próximo episódio, e por tudo isso, sinto que Dark merece 10 estrelas raras de mim. Nenhuma série pode alcançar a perfeição, mas para mim, neste momento, é o mais próximo possível.

Criadores: Baran bo Odar e Jantje Friese
País de origem: Alemanha 
Produtor(es) executivo(s): Baran bo Odar, Jantje Friese, Quirin Berg, Max Wiedemann, Justyna Müsch
Distribuição: NETFLIX 
Temporadas: 3 

25 comentários:

  1. Eu amo filmes/séries nesse estilo, mas acredita que até hoje não vi Dark?! Lembro quando estreou e, absolutamente, todo mundo ficava se perguntando o que ta acontecendo, porque não estavam entendendo nada hahaha Amo séries que envolvem mistério, suspense, etc. Em breve irei assisti-la! Amei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alou Luís, fico muito feliz que tenha gostado! Se você é um fã de mistério e suspense, posso afirmar que vai curtir Dark! É um vicio sem volta. Depois me conta o que achou! 📺🧡

      Excluir
  2. Sueli Martins09/07/2020, 13:55

    Tenho quase certeza que nao entenderia nada desse seriado, mas faz tempo que quero dar uma chance viu. Adorei sua resenha' está de parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alou Sueli, obrigada pelo feedback. Fico muito feliz. E eu te entendo, também sofri para entender e mesmo achando que tinha entendido, ainda não entendi! (Hahahaha) Mas prometo que vale a pena. 📺🧡

      Excluir
  3. Que resenha maravilhosa! Vou maratonar essa série com toda certeza, amo um mistério/suspense. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alou! Obrigadão, isso me deixa muito feliz. Espero que aproveite essa maratona, Dark é extremamente viciante. 📺🧡

      Excluir
  4. meu filho está maratonando essa serie Nesse momento que estou escrevendo esse comentario ele está assistindo
    e está vidrado ;até eu que sou enrolona para assistir series estou me rendendo .
    parabens pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alou Eliane! Que show, estamos sincronizados por aqui, rs. Eu espero que você se renda e entre nesse Darkverso cheio de mistérios e loucuras. E espero que goste! Muito obrigada! 🧡📺

      Excluir
  5. Dark é de pirar o cabeção naõ é????
    Não assisto, porque to sem Netflix, mas acompanho pelas redes sociais e gente do céu! Só elogios. E uma história loucaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alou Chelle, e SIM, você não poderia ter descrito melhor. Pura piração, rs. Espero que você possa entrar nesse universo louco logo. 🧡📺

      Excluir
  6. Giovanna!
    Nossa! Além de indicar uma super série, deu uma verdadeira aula.
    Seu entusiasmo deu para ser sentido em cada palavra e foi tão ggrande que me deixou curiosa e irei em busca para poder assistir.
    Obrigada.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alou, Rudynalva! Fico muito feliz que tenha gostado, de coração. Tentei passar o quanto essa série é boa pra mim. Espero que seja boa pra você tbm, bjs 📺🧡

      Excluir
  7. Que post incrível, giovanna!
    Dark se tornou minha série favorita da netflix desde a primeira temporada. Fico impressionada com cada pedacinho que envolve a série, desde a história até as teorias e a escolha de elenco perfeita. sensacional mesmo. beijos!
    renatavarelaescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alou, Renata! Oba, muito obrigada. Muito bom ter alguém para compartilhar desse amor que Dark trouxe. Ficamos confusas, mas amamos. 🧡📺

      Excluir
  8. Hahahahah Tomara que não seja pipoca com bacon da Naty(ela mata a gente de vontade com essas receitinhas)
    Então, minha relação com Dark é a seguinte: eu vi as duas primeiras temporadas. Daí, chegou a terceira e eu comecei a ver...tipo. no primeiro episódio da primeira temporada, eu já estava confusa, e quando cheguei na terceira, parecia que eu ainda estava no começo rs
    Aí resolvi começar tudo de novo, por isso,não dei sequência na terceira. Comecei novamente a primeira temporada,mas estou indo devagar, por estar vendo mil séries ao mesmo tempo.
    Mas que ela funde os neurônios que já são poucos, isso funde!rs
    Amei essa coluna e vou acompanhar com o coração feliz!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alou, Rubro Rosa! Te entendo muitooo, fico só babando nas receitinhas da Nati também. Impossível não querer. E sim, frita todos os nossos neurônios. Eu assisti duas vezes porque eu sempre acabava esquecendo uma coisa ou outra, realmente tive que anotar, e quando acabou, me senti realizada. Ainda com algumas dúvidas, mas muito feliz de ter acompanhado a jornada do Jonas e da Martha. Muito obrigada pelo elogio, estaremos te esperando por aqui! Beijos. 🧡📺

      Excluir
  9. Olá! Bem vou confessar que tive que pegar minha nave e voltar aqui para Terra porque, acredite, eu não conhecia nadinha sobre a série, mas nos últimos dias tenho lido muitas coisas sobre ela, inclusive sua resenha, que me deixaram bem empolgada a mudar essa situação, até porque vamos encontrar de tudo um pouco na história hein, acredito que também vou precisar de um caderno para poder dar conta de acompanhar tantos acontecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alou Liz! Mas olha só que show! Fico feliz que você tenha gostado. É muita loucura, mas loucura boa e viciante, haha! 🧡📺

      Excluir
  10. Antes desse post, tudo o que eu sabia sobre Dark era viagem no tempo e mentes perturbadas pós-série. Meu interesse ao conhecer um pouco mais da série só aumentou, estou há um tempo pensando em dar uma chance à ela, mas sempre acabo optando por outra, até porque Dark merece foco total ao episódio. Ansioso para imergir no Darkverso e voltar cheio de teorias! Adorei o post, super completo ♥.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alou Ycaro! Acho que mentes perturbadas pós-série resume bem o que sentimos assistindo viu, adorei. Espero que dê uma chance e goste tanto quanto eu! E muito obrigada. 📺🧡

      Excluir
  11. Tenho que me esforçar mais para assistir essa série, vi um episódio e já parei hahah quero entender o hype e tentar "entender" entre muitas aspas o famoso final, onde todo mundo é o próprio parente de todo mundo, algo assim. Só sei que se tratam de viagens no tempo, que dão um nó na cabeça. Fiquei mais curiosa depois da resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alou Amanda! Basicamente todo mundo é parente nessa série mesmo hahaha. Espero que você goste desse nó, é viciante! Bjs 📺🧡

      Excluir
  12. Tentei assistir essa serie duas vezes mas fiquei extremamente confusa com a cronologia dela então eu decidi abandonar ela pq eu realmente não aguentava mais um ep. O que eu acho uma pena já que sempre vejo muitos elogios sobre essa serie

    ResponderExcluir
  13. Oi, Giovanna
    Ainda não vi a série, mas ela tem causado um certo burburinho de comentários pelas redes sociais. Uns gostam, outros não, alguns assistem os episódios várias vezes.
    Pelo que entendi essa série causa muitas dúvidas e faz os espectadores pensar, buscar respostas para o viram na série. Enquanto tem pessoas que não gostam desse tipo de série.
    Assim que terminar a que estou assistindo, vou dar uma olhadinha em Dark.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Giovanna
    Adorei sua crítica.
    Tô loucaaaaa para começar Dark.
    Acho que vou amar.
    Parece ser um universo cheio de suspresas, reviravoltas, desenvolvimentos fascinantes.
    Assim que der começarei.
    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.