Aviso: cuidado, esse livro/conteúdo pode conter gatilhos.

Eu comecei este livro tantas vezes e depois de algumas páginas parei, apenas para voltar novamente. Me senti sufocada. Meu estômago embrulhou. Uma dor aguda torceu meu coração até que reuni forças para inspirar e expirar várias e várias vezes, profundamente. E, então, dei continuidade na leitura até seu assustador e conflituoso final.

Esta é a história mais perturbadora, dolorosa, sangrenta – psicologicamente falando – complexa e de esmagar a alma que li recentemente. É dura, crua, realista, provocadora, corajosa, sombria...sombriamente assustadora. As palavras da autora Kate Elizabeth Russell caem em sua mente como pedaços de vidro afiados e você não consegue derramar lágrimas por Vanessa, você apenas sangra com ela mentalmente ao longo de sua jornada intensa e dolorosa. 

Aos seus 15 anos, Vanessa conheceu Jacob Strane, um professor de 44 anos que dava aula na escola em que ela estudava. Ele era um homem rabugento que sabia exatamente no que estava se metendo. Vanessa se sentiu mais especial, única, livre e corajosa com ele. Ou pelo menos, era isso que ela se convencia, mesmo sabendo que não era verdade. Ela foi uma presa, manipulada, enganada, basicamente submetida a uma lavagem cerebral. Strane era muito esperto, insistindo que eles eram almas gêmeas, alimentando-a com obras-primas da literatura. Ele era vil, ele era o predador e não havia nada sobre amor ou paixão em seus motivos. Ele apenas pegou, pegou e pegou até que a alma de Vanessa ficasse completamente VAZIA. E então, entre 2000 e 2017, para compreender que tipo de dano tremendo Strane criou na alma de Vanessa - coração vazio e humor mental desequilibrado - ela nos contou sua dolorosa jornada sombria de um estado mental sombrio, distorcido, manchado e exausto. 

A maioria dos adolescentes conscientes de seus despertares sexuais em idades mais jovens sabem que podem atingir qualquer coisa, até ler artigos e vivenciar muitas coisas. Eles podem ser mais sábios como nossas versões mais jovens, graças à internet, às educações online e escolares e às abordagens amigáveis ​​e de mente aberta dos pais, assim como suas formas comunicativas. Mas isso não significa que eles não sejam inocentes, ingênuos e vulneráveis. Eles ainda podem se machucar facilmente. E as cicatrizes emocionais e agudas que carregam sempre permanecem em seus corações ao longo de sua jornada de vida.

Embora as palavras cortassem meu coração em pedacinhos e esmagassem minha mente com uma marreta, - eu sofri, tive ódio, amaldiçoei, gritei...só quem estava lendo comigo sabe o quanto surtei - mas devo confessar que é uma leitura com mais de cinco estrelas, PORÉM, não é para todos. Estou demorando para me recompor. Emocionada e cansada. Este livro me quebrou. Oh Kate Elizabeth Russell, você me arruinou. (risos).

Enfim, é um livro trágico, sombrio, repulsivo e enfurecedor, Minha sombria Vanessa mergulha profundamente nas complexidades de relacionamentos abusivos, cuidados pessoais e traumas. Existem camadas complicadas que o autor faz bem em juntar: as referências oportunas da cultura pop para mostrar o quão difundida é a cultura de sexualizar meninas, os personagens secundários que contribuem para a cumplicidade de fomentar essa cultura, como a vitimização é encorajada e aclamada automaticamente para as mulheres, a maneira como minimizamos o trauma para enfrentá-lo, dentre muitas outras coisas. 

Muitos dos elementos nesta história vêm de um lugar extremamente real, e seu estudo de personagem é tratado de forma realista. O que me encorajou a aumentar minha classificação para 5 estrelas, em última análise, foi o final e seu realismo em aprender lenta e silenciosamente, como se recompor. 


Título: Minha sombria Vanessa
Autor: Kate Elizabeth Russell 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 432 
Ano: 2020
Compre: aqui

10 comentários:

  1. Li Minha Sombria Vanessa para uma leitura coletiva. Se não fosse por essa razão não teria nem pensado em ler.
    Realmente é um livro perturbador. Até hoje não digeri bem s história.
    O que mais me chocou é que Vanessa até o fim defendeu o professor.

    ResponderExcluir
  2. Giovanna!
    Com temas pesados e que trazem gatilhos, imagino que deva ter sido uma leitura intensa e bem emotiva.
    Infelizmente a sociedade tende a incriminar as pessoas que são assediadas e as tornam vilãs ao invés de vítima e as próprias vítimas se sentem culpadas e por isso, se permitem continuar com uma atitude de sentirem-se culpadas. Acho que ainda mais grave é o fato de muitas pessoas ao redor, que sabem o que acontecem, fazerem vista grossa. E os abusadores se aproveitarem da fragilidade de suas vítimas, para fazê-las se sentirem ainda mais culpadas e cederem aos desejos dele.
    Quero ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Um livro que é desejado demais,mas ainda não consegui ler! Todas as resenhas que li até o momento, relatam essa dor da personagem, mas admito que nenhuma tinha se referido ainda a sangrar junto de Vanessa.
    Eu amo o gênero, eu amo leituras pesadas e indigestas. Sei que vou sofrer, mas vou ler esse livro o quanto antes!!!
    Ando tentando uma troca no Skoob...vai que rola! rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Escolhi esse livro como prêmio no Comentário Premiado que ganhei aqui do blog e mal posso esperar para ele chegar e eu conhecer a história. Confesso que antes não imaginava que iria querer ler tanto o livro, justamente pelos diversos gatilhos que ele traz. Embora eu concorde que não é uma leitura para todos, acredito ser uma leitura necessária, em certo ponto. Alguns "fantasmas" têm que ser enfrentados, falando por mim mesma, que pensei bastante quanto a encarar todos esses sentimentos ou não.
    Resenha muito bem feita, parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Sem dúvida será uma leitura muito intensa, abordando esse tema tão forte, e mesmo sabendo que é uma ficção, é quase impossível não pensar nas milhares de pessoas que passam por essa mesma situação, acredito que vai ser uma leitura difícil, mas também, muito necessária, por isso, quero conferir.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Giovanna
    Li algumas resenhas do livro, é um super desejado.
    Sei que não é uma leitura fácil para ninguém, principalmente para nós mulheres. Mas se faz necessária para alertar sobre muitas coisas que as vezes passa despercebida por nós.
    Vanessa está tão envolvida com Jacob que ela nem percebe que sofreu abuso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Acompanho as resenhas desse livro há algum tempo e a história do livro é bem pertubadora mesmo, pois isso acontece atualmente e nem sempre é percebido. É uma leitura bem válida e ótima para despertamento.

    ResponderExcluir
  8. ola
    já li tanta resenha desse livro e todos apontam como um livro pertubador.é um livro que tambem mostra uma realidade cruel de manipulaçao .de que o quanto uma pessoa pode manipulador a outra .fazer a pessoa se sentir culpada por algo que não fez ,e isso tem em muitos relacionamentos .desejo ler .

    ResponderExcluir
  9. Oi, Giovanna!
    Vi o lançamento de Minha sombria Vanessa mas não tinha parado para saber sobre o que era a história, sua resenha é a primeira que leio sobre ele, e nossa, definitivamente esse livro não é pra mim, fiquei angustiada apenas lendo e imaginando o que Vanessa passou nas mãos do seu professor abusador, imagine então se eu fosse ler esse livro?! Não tenho coragem para ler, sempre evito livros com temas pesados e infelizmente reais, em nosso mundo.
    Mas parabéns pela resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Oii!
    Quero muito ler esse livro, já vi muitos falarem dele bem e principalmente pelo tema que é abordado nele. Tantos comentários positivos que fiquei bastante interessada pela leitura, eu espero que consiga ler em algum momento.

    Blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.