Essa edição maravilhosa lotada de ilustrações incriveis conta com 4 contos originais do querido Washington Irving: A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, RIP Van Winkle, O Noivo Espectral e O Diabo e Tom Walker. Ficou complicado escolher um favorito, mas acabei me identificando muito com RIP Van Winkle e senti uma conexão inexplicavel com o Cavaleiro, e é dele que falarei. 
“Havia algo no silêncio melancólico e obstinado desse companheiro pertinaz que o intrigava e aterrorizava.” 
O conto de A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça não é exatamente "assustador", convencionalmente falando, e também não é alegre como mostra a animação da Disney. Mas é certamente atmosférico e serve também como uma lenda urbana. 

Há um humor negro sempre presente que torna o livro muito divertido, e as vívidas representações de cenas e personagens de Irving ganham vida de uma maneira atemporal. Os muitos vícios de Ichabod Crane por comida e pela mulher pela qual ele nutre um certo sentimento, são certamente, muito mais ousados ​​aqui do que em qualquer uma das muitas adaptações cinematograficas que vi, e ele não é um personagem tão simpático (achei ele bem chato, pra falar a verdade), mas, de certa forma, essa versão original torna tudo ainda mais engraçado e extremamente bizarro. 


Quando se pensa nos clássicos góticos do Halloween, é fácil ver o por que A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça se tornou um dos livros mais valiosos para ler nesta ocasião específica. Avistamentos assustadores à noite, contos de um fantasma decapitado, os eventos temidos do final, tudo se transforma em um trabalho bastante emocionante. Esta é definitivamente uma história que é melhor lida à noite, ou contada em voz alta para um pequeno grupo de amigos ou membros da família, assim como quem conto um belo conto de terror. 
“Que formas e sombras temíveis cercavam seu caminho, em meio ao resplendor fantasmagórico e horripilante da neve noturna!” 
Devo acrescentar que mesmo falando apenas desse conto em particular, todos os contos foram muito bem compostos e escritos. Curtos, mas cheios de detalhes, e extremamente profundos. Embora não sejam tão assustadores ou macabros quanto a literatura moderna pode ser, foi uma deliciosa sátira ao mundo da Nova Inglaterra após a Guerra Revolucionária. Mal posso esperar para ler mais sobre obras de Irving. 

OBS: A historia teve muitas adatações no decorrer dos anos, mas apenas para esclarecer que a deste livro é a original, diretamente de Washington Irving. 


Título: A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e outros Contos
Autor: Washington Irving
Editora: Wish
Tradutora: Camila Fernandes
Páginas: 192
Ano: 2020
Compre: aqui

9 comentários:

  1. Giovanna!
    Muito bom ler o conto original que deu origem a tantas outras releituras, sejam em livros ou em filmes.
    Pode não ser um terror tão macabro, mas só em pensar em uma figura sem cabeça, andando a cavalo pelo condado, é aterrorizante sim.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. A Wish chegou arrasando em trazer os grandes clássicos e está fazendo isso com maestria.
    Até pelas ilustrações. Andei vendo um vídeo onde se folheava o livro e é perfeito demais.
    Eu amo essa pegada de contos e mesmo só tendo a adaptação do Cavalheiro, quero demais ter essa belezinha em mãos!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Giovanna!

    Fiquei super feliz de ver a resenha desse livro por aqui. Aliás, o mês do Halloween tem muito conteúdo pra abordar, né?

    Eu AMO a adaptação de 1999 e eu realmente não sabia que tinha livro, fiquei sabendo tem pouco tempo quando comecei a seguir a editora Wish no instagram. Aliás, que capas, né? Eu amo as capas da Wish e essa também está incrível.

    Embora não seja uma história de TERROR mesmo, acho que super se encaixa nessa época do ano. Fiquei super satisfeita com sua nota, é sinal de que o conto original é tão bom quanto a adaptação.

    ResponderExcluir
  4. Um clássico que finalmente retorna as prateleiras e O melhor na sua versão original!
    Bem apropriado para esse mês não é?

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Náo sou fas desse tipo de leitura ,náo curto esse periodo dedicado ao Hallowen mas para quem curte ,essas indicaçôes sáo um prato cheio .e vejo muita dedicaçao por partes de voces em trazer conteudo para o mes do terror .

    ResponderExcluir
  6. Oi, Giovanna
    Não li nada relacionado a esses contos, mas fico feliz em saber que tem o livro com os contos originais.
    Vai para a lista de desejos, estou curiosa para ler e saber mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que capa mais linda. Eu não sou fã de contos e confesso que não sabia da existência desses outros contos originais, embora sejam clássicos. Interessante eles terem mantido os originais e não as adaptações. Acho que terror não é meu tipo de livro, mesmo gostando de suspense e mistério.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu adoro essas edições cheias de figuras e imagens, acredito que torna a leitura ainda mais especial, e confesso que mesmo não curtindo muito o gênero fiquei animada em conferir esses contos, principalmente por saber que eles são a inspiração para tantas outras obras que vemos por aí.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Giovanna
    Tenho muita vontade de ler algo do Irving.
    E esses contos parecem muito bem escritos e de assustar e animar ao mesmo tempo. Bem instigantes, rs
    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.