Esse é o segundo livro da trilogia scythe, então essa resenha terá spoiler de O Ceifador

O Ceifador termina de forma clara e seguimos depois de um ano do final da história. Citra agora é uma ceifadora, e tenta seguir cumprindo as regras junto com a ceifadora Curie. Rowan está imune, mas segue sendo vigiado pela Ceifa. Junto com eles temos dois pontos de vista novos: O Ceifador Lúcifer, que é um ceifador novo, que ninguém sabe quem é, e que coleta apenas outros ceifadores, e ao longo da história vamos entender que essas coletas não são aleatórias e o que está por trás disso. E o outro ponto de vista novo é a Nuvem, a grande protagonista nesse livro para mim, o que não poderia ser diferente, já que o título do livro é dela.

A Nuvem sempre foi uma personagem extremamente generosa e amorosa com o humanos. Aqui nós conseguimos ver como a visão dela mudou bastante. Ela consegue entender o quanto somos imperfeitos e que o ser humano, sozinho ou não, tem a necessidade de fazer besteira. Ela começa a perceber o quanto somos destrutivos, para si mesmo e para o próximo, e é muito legal ver como ela começa a se questionar. No primeiro livro ela era uma personagem relevante, mas meio misteriosa. Aqui ela se torna real, e ouvimos muito e vemos muito do ponto de vista dela. 


Citra e Rowan ainda são personagens muito interessantes, que agora estão em lados totalmente opostos. A Citra é uma ótima ceifadora, e a Curie é incrível e uma ótima mentora. Mas mesmo ela fazendo um bom trabalho, não consegue deixar o Rowan de lado e o que vai acontecer com ele depois do período imune. Rowan tem um papel bem grande e incrível nesse livro, eu particularmente gostei demais. Acho a cara dele, e gostei como o autor abriu ainda mais a história do mundo e desses protagonistas. A trama política continua essencial e muito relevante para a história, e personagens secundários tem um destaque enorme, que eu não esperava.

Mas confesso que nada me preparou para o final. Neal shusterman fez um final grandioso e ousado para um segundo livro, e é difícil imaginar como ele vai fechar as pontas e finalizar a história dos personagens. Eu fui feita de boba em várias passagens, e chorei com o final, pois sou bem mole. Não foi favorito como o primeiro livro, que eu ainda acho um pouco mais empolgante e superior, mas sem dúvidas foi um ótimo livro e uma ótima continuação. Neal escreve muito bem, e traz questionamentos éticos e morais que valem a pena ser debatidos desde o primeiro livro. Aqui ele continua impecável. 



Título: A Nuvem
Série: Scythe #2
Autor: Neal Shusterman
Tradutor: Guilherme Miranda
Editora: Seguinte
Páginas: 496
Ano: 2018
Compre: aqui

9 comentários:

  1. Oi, Je
    Namoro esses livros já faz um tempo, agora com o lançamento do terceiro livro a vontade de ter/ler só aumenta. Ansiosa para ler sua resenha do próximo livro.
    Legal que o segundo livro tem um enredo atraente e ousado, estou curiosa a respeito desse Ceifador Lúcifer que ceifa apenas outros ceifadores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Li recentemente O Ceifador. Achei interessante e diferente. Mas por ser muito distante da minha zona de conforto literária não dei continuidade, por enquanto, a série.

    ResponderExcluir
  3. O Ceifador é tão elogiado, aliás, o mundo literário entrou em loucura no lançamento recente do terceiro livro.
    Eu ainda não li nenhum dos livros, ainda não sei se vou gostar, mas que tenho muita vontade ler, só para tirar minhas dúvidas, eu tenho!
    Nesse ano, minhas leituras foram um misto de sentimentos. Parti mais para o terror e não ando conseguindo me desapegar deles para experimentar outros gêneros rs
    Mas vou!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo fala tanto sobre essa série, mas mesmo com tantos elogios e ela parecendo ser muito interessante, não consigo me imaginar pegando-a para ler. Não é minha vibe, já tentei ler esse gênero, mas não rolou. Eu também sou "bem mole" haha bem chorona mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não li a resenha por completo pra evitar spoilers ja que foi avisado, mas sobre essa trilogia, quero muito ler, e mas animada agora que ja esta toda publicada por aqui. Correr pra comprar, qdo puder, e fazer a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Je!
    Sempre me interessei em ler a série e entender essa história dos ceifadores.
    Bom ver que tem vários pontos de vista, inclusive da própria Nuvem.
    E se o final é surpreendente, melhor.
    Mesmo que não tenha sido melhor o que o anterior, ainda dá para ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Ola
    sempre vejo muitos elogios a essa serie ,mas não sou muito fã desse genero por isso não tenho vontade de ler .mas que bom que mesmo esse segundo livro não ter sido tão bom quanto o primeiro ,mesmo assim ele foi satisfatorio para voce

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eita que esse final arrebatador já me deixou aqui receosa (risos), para variar o livro já faz parte da minha lista de leitura, por isso, estou num misto de empolgada e amedrontada em relação a história #alouca, por um lado segundos livros quase sempre têm a tendência de nos decepcionar e por outro a resenha me deixou mais esperançosa, o jeito é conferir e tirar de vez essa dúvida neh!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li esse livro, mas li várias resenhas e gostei bastante, tanto do primeiro livro como do segundo. Espero fazer a leitura em breve.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.