Olá, leitores. Fiz a resenha desse livro há quase 4 anos, dia 21 de fevereiro de 2017. Quem tiver interesse em ler, basta clicar aqui para entender melhor do que se trata. A obra analisa as pessoas, como viviam, o que faziam e, a partir disso, divagamos sobre a origem dos gênios.
Como afirma o autor, hoje em dia a maioria das pessoas são rotuladas como gênios. Aquelas que possuem o Q.I. elevado tira as maiores notas no colégio, na faculdade; jogadores de tênis; criadores de aplicativos. Ele declara que, atualmente, sofremos de um caso sério de inflação de gênios – a palavra é usada promiscuamente.
Infelizmente, o Brasil é um país em que acadêmicos, em sua maioria, preferem passar de disciplina sem ler determinado livro. Ainda que a nota não seja uma das melhores, o fato de ser aprovado já é motivo de vitória. Muitos não se preocupam em ler, em mergulhar os olhos em qualquer tipo de leitura, principalmente a acadêmica – essa é a maior inimiga de grande parte dos brasileiros. Gramática, então? É como se fosse a versão do diabo em forma de papel.
Só porque tiro as melhores notas na escola, na faculdade significa que eu sou um gênio? É isso que o livro quer nos passar. Esse rótulo nos é colocado só porque somos um dos melhores naquele ponto, o melhor pintor, o melhor arquiteto, o melhor professor...
Ele quer analisar todo um conjunto, uma série de fatores. Onde nasceram, como viviam, como era o bairro e a cidade onde esses gênios viviam.
Falando assim você até poderia dizer que não tem interesse em ler... Mas você saberia me dizer como uma pessoa se torna um gênio?
É um livro de não-ficção, mas vai te ensinar sobre como poderíamos olhar ao nosso redor e para dentro de nós. Não é uma leitura cansativa, enfadonha e muito técnica. Pelo contrário, você vai lendo e conhecendo mais sobre os famosos gênios e você vai rabiscando o livro todo para fazer anotações - e inclusive te indico a fazer isso. Se não tiver essa coragem, faça a lápis e marque também com post-its. Ao final da leitura me conte aqui o que achou.
Fiquem com algumas citações:
“Algumas pessoas usam gênio para descrever uma pessoa muito inteligente, alguém com um Q.I. elevado, mas isso é limitado demais, e dá uma impressão errada.”
“Bem, no início do século XV um livro custava tanto quanto um carro hoje, em termos relativos. Então você pode imaginar o que significava ter uma biblioteca, uma coleção de, digamos, cem livros. Era como ter cem carros hoje em dia. Quando alguém na Renascença tinha cem livros, ficava conhecido como um acadêmico.”
“Os gênios quase sempre têm um dos pais que nega amor, e às vezes ambos. O gênio cresce sem conforto emocional, e então acaba compensando, de maneiras boas e ruins.”
Gostaram? Já leram ou pretendem?
Esse exemplar foi cedido pela editora DarkSide.
Compre aqui e ajude o Blog sem pagar nada a mais por isso.
Acho que ele não mentiu ne? Realmente a leitura falta muito e vemos isso claramente nas universidades e escolas. Já cheguei em um momento do meu curso que entendi que notas não valem isso tudo que estão falando.
ResponderExcluirAchei incrível a proposta do livro, com certeza seria uma leitura minha.
Confesso sem vergonha que não me lembro desse livro, ao menos, não consigo me lembrar dele. Mas é um assunto que rende altas explanações, pois realmente o termo "gênio" hoje em dia perdeu muito o seu significado de verdade.
ResponderExcluirTá, eu sou gênia em ver filmes e séries rsrsrs
Brincadeiras à parte, fiquei muito interessada em ler o livro e entender um pouco mais sobre o assunto!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Sem dúvida uma leitura interessante, que nos mostra o mau uso de um termo.
ResponderExcluirOs supostos gênios vez por outra aparecem na tv e impressionam mas será que são gênios de fato?
Eric Weinier nos esclarece
Naty!
ResponderExcluirNão creio que quem tiro as melhores notas na escola, na faculdade significa que é um gênio, para mim, está mais para uma pessoa esforçada, a menos que nem assista às aulas e acerte tudo....
Gosto de livros de não ficção, ainda mais quando se baseia em pesquisas.
Interessei em sabeer como se é considerado gênio...kkkk
cheirinhos
Rudy
OLa
ResponderExcluirnão conhecia esse livro e achei interessante esse tema sobre a vida dos genios ,e de como esse termo é usado muitas vezes de forma errada.
é muito mais do que tirar boas notas na escola .deve ser um livro onde o autor fez uma profunda pesquisa a respeito dos verdadeiros genios.
Olá! Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas fiquei bem curiosa, principalmente depois de ler os quotes, o último é simplesmente perfeito e diz muito em tão poucas palavras, imagina o ler o livro todo!
ResponderExcluirSite de Animais de Estimacao O melhor site de pets da internet.
ResponderExcluirSite de Cachorro O melhor site de cachorro da internet.
Cachorros Lindos 5 caes mais lindos do mundo.
Berne em gatos Como retirar berne de gatos.
Raca de Caes Lista com as melhores racas de caes
20 Perguntas Comuns sobre Cachorros Perguntas comuns sobre caes.
Cachorros parecidos com Ursinhos Caes que se parecem com ursos.
Raça de cachorro pequeno Criamos este guia de raças de cachorro pequeno para ajudar a você que é amantes dos animais.
Raças de Cachorros Medios Criamos este guia de raças de cachorro para ajudar a você que é amantes dos animais. Pet Caramelo decidimos criar essa lista. Espero que aproveite, se divirta e conheça mais sobre o cachorro que você tanto ama.
Cachorros Grandes e Gigantes Criamos este guia de raças de cachorro para ajudar a você que é amantes dos animais.