Fala pessoal, depois de ter lido o primeiro volume da série Dragonlance ano passado, eu precisava dar continuidade a ela. Então fui correndo ler o segundo assim que tive chance. E novamente ela não me decepcionou.

Vamos a uma parte da sinopse:

“Os servos de Takhisis, a Rainha dos Dragões, voltaram ao mundo. Frente a esta ameaça, os povos de todos os reinos se preparam para lutar por seus lares, por sua liberdade e por suas vidas. Mas as raças estão há muito tempo divididas por ódio e preconceito. Conflitos entre cavaleiros humanos e guardiões elfos surgem por todos os lados e a batalha parece estar perdida antes mesmo de começar.”

Pois bem, como podem ver, a guerra que começou no primeiro volume, só se alastrou, mas os povos, em vez de se juntarem para combatê-la, acabam brigando entre si. Essa guerra acaba provocando a separação do próprio grupo - não por vontade própria, mas por circunstâncias que eles não podem controlar - e fazendo com que cada grupo acabe com um objetivo em comum, porém, em locais diferentes, e cada um enfrentando seus próprios perigos.

No meio desse caminho novos personagens vão aparecer, e velhos também. Uma das vantagens e desvantagens da série Dragonlance para mim são os personagens. Eles são muito variados e cada um deles carregam o peso de um passado. Todos eles têm uma história para contar. O fato de serem de raças diferentes ligado à construção de mundo impecável da série, faz com que as possibilidades de história de cada um sejam infinitamente interessantes. 


Isso é um lado positivo. Todos são bem construídos e apesar da quantidade enorme de personagens, todos eles tem seu devido “tempo de tela”, não deixando nenhum ser negligenciado. Claro, que dependendo da situação, um sempre acaba se destacando sobre o outro, todavia, mais cedo ou mais tarde os outros vão ter seu momento de importância. 

Só que tem uma desvantagem… por mais contraditório que seja, às vezes fico com a sensação de que a história é e não é desenvolvida como deveria ser. Talvez o mais correto seja dizer que ela tem o desenvolvimento, mas tem um potencial enorme para que fosse muito mais desenvolvido, passando a ideia de que algumas situações acabam sendo corridas. 

Mas isso não tira a diversão do livro e ele continua cheio de ação e de emoção. Aliás, esse tem partes bem tristes, com um final que te deixa lamentando certos acontecimentos. Plot Twist também tem alguns casos, um deles sendo bem impressionante. E além das partes de ação, como a própria sinopse fala, a história trabalha casos de preconceitos, e como as raças acabam brigando entre si em vez de se unirem. Isso é bem interessante, mas tenho que dizer… nunca odiei tanto elfos como nessa série.

Tirando isso, Dragões da noite do inverno é uma excelente leitura, que vale a pena ser lido. A edição continua perfeita, apesar de ainda existir erros de revisão, mas felizmente em um nível bem menor que o primeiro volume. Agora pretendo ler o terceiro livro nesse mês e em breve trago a resenha. Aguardem!


Título: Dragões da Noite do Inverno (exemplar cedido pela editora)
Autores: Margaret Weis e Tracy Hickman
Editora: Jambô
Páginas: 416
Ano: 2019 (ano original 1985)
Compre: aqui

12 comentários:

  1. Uma prenissa interessante, cheia de aventura!
    Pena que deixou a sensação de não ter atingido toda a sua capacidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chelle

      Sim, é muito massa, cheio de aventura. Apesar dessa sensação, com certeza vale a pena.

      Excluir
  2. Só fiquei chateada com uma coisinha(sim, eu sou chata pra caramba)o termo "Rainha dos Dragões" rs
    Pow, isso é da Dany, só dela(Viva, Got) rsrsrsrs
    Brincadeiras à parte, mesmo que esse livro continue mantendo os erros e num ritmo até mais lento, acredito que valha muito a pena dar uma chance a série, principalmente para quem gosta demais do gênero!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela

      kkkkk A Dany ia ser uma vantagem nessa guerra. Com certeza vale a pena ler essa serie. Gosto bastante.
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Fábio, sabe que eu não consigo parar uma série e não continuar logo?? Meu deus, fico muuuuito curiosa... Ou no seu caso ainda não tinha lançado? 🤔
    Enfim, que bom que a leitura continuou boa pra você. Não sou uma pessoa que lê muito fantasia, mas quando bem falada, até arrisco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna

      Acredito sim. No meu caso eu só não tinha o livro ainda kkkkk. Mas essa primeira trilogia já está completa. Aaahh, tem muita fantasia boa =D

      Excluir
  4. Fabio!
    Gosto dos livros de fantasia que trazem ação e movimento, porque não dá tédio ao ler.
    Agora... tenho um sério problema quando tem muitas personagens, fico um tanto confusa, porém, lendo sua observação da desvantagem de se ter muitas personagens, acredito que talvez seja essa falta de profundidade ou o que poderia ser mais bem desenvolvido que me confunde um pouco...
    Parece bom apesar de tudo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudynalva

      Verdade, o ritmo do livro é importante. Apesar de ter muitos personagens, é fáciul acostumar com eles, e cada um tem seu tempo. Acho que nisso ele é bem construido. Mas por via das duvidas, faz que nem eu, vai anotando os nomes kkkkk
      Bjs

      Excluir
  5. OLA Fabio .
    que bom que apesar desses pontos negativos o livro recebeu quatro estrelas. eu me perco em uma leitura quanto tem varios personagens . o jeito é fazer como voce diz; anotar os nomes rsrs. parrce que é um livro com bastante açao ,brigas conflitos . presumo que deva ser uma leitura rapida.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane

      Sim, ele tem uns pontos negativos, mas no geral é muito bom. O ritmo dele é realmente muito bom, cheio de aventura. E sim, é bom anotar os nomes por via das duvidas, mas até que você acostuma no decorrer da leitura kkkk

      Excluir
  6. Olá! Ahhh é tão bom quando a gente se depara com uma continuação que consegue manter nosso interesse, espero ter a oportunidade de conferir a série em breve, só espero não me perder com esse tanto de personagens (risos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete

      Siim, é sempre bom, mas não se preocupe, não da pra se perder, você logo, logo se da conta de quem é quem kkkk

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.