Fala galera, hoje eu trouxe para vocês uma entrevista que fiz com a nova editora no mercado, a Editora Trama. É algo simples, mas para os fãs de Thriller e Fantasia eu posso garantir que vão adorar, então fiquem ligados.

Queria agradecer a todos da Trama e principalmente ao André Marinho por responder às perguntas. E vamos a elas.

1 - Olá, muito obrigado por aceitarem a entrevista. Poderia começar nos contando o motivo do nome Trama?
R - Oi, pessoal, é um prazer estar aqui conversando com vocês! O nome Trama, quando surgiu, foi uma escolha inquestionável para nós. Falando de literatura, a trama é o enredo, o conjunto de nós que compõe uma obra de ficção, mas, pensando mais abstratamente, a trama é o tecido originado a partir de milhões de fios escolhidos a dedo: e é assim que pensamos o escritor, manuseando com magia o próprio tear para nos entregar um tecido de histórias. O nome, então, convida nossos leitores a entrar na trama de cada livro, a observá-la pelo avesso, a participar dos mistérios que estão prontos a serem desvendados. E daí vem o nosso slogan: “pode entrar”.

2 - Vocês são um selo de alguma outra editora?
R - Sim, a Trama é um selo da Editora Nova Fronteira, do Grupo Ediouro.

3 - Como surgiu a editora Trama?
R - A ideia surgiu em 2019 durante a Feira do Livro de Buenos Aires, no encontro entre Jorge Carneiro, presidente do Grupo Ediouro, e Trini Vergara, experiente editora argentina. Os dois descobriram ali que compartilhavam da mesma vontade de investir na publicação de uma literatura de entretenimento de qualidade, e este foi o germe de dois grandes projetos-irmãos que culminaram nos lançamentos da Trama no Brasil e da Trini Vergara Ediciones nos mercados de língua espanhola, ambos focados em thriller e fantasy.

4 - Thriller e Fantasia serão o foco de vocês (a editora que pedi aos deuses literários), mas pretendem no futuro expandir para uma ficção científica por exemplo?
R - Por enquanto o foco será exclusivamente em thriller e fantasy, e queremos disponibilizar para nossos leitores o que há de melhor nestes gêneros. Porém nada impede de, no futuro, ampliarmos o universo Trama. Quem sabe em algum momento não surja uma Trama Sci-Fi?

5 - Thriller é um gênero bem querido pelos leitores brasileiros, mas a fantasia (infelizmente) ainda é um gênero bem de nicho aqui no Brasil. Como vocês veem esse mercado por aqui, acham que tem potencial para crescer mais ainda?
R - Sem dúvida nenhuma vemos um imenso potencial no mercado de fantasy no Brasil. Pessoalmente, acho fascinante a assiduidade do leitor de fantasy e também a coesão da comunidade como um todo. Na verdade, nós também somos tão fãs quanto eles, fazemos parte dessa mesma comunidade, e por isso queremos estar próximos. Entendo quando falamos em nicho de leitura quando nos referimos a fantasy, mas acredito que é um gênero amplo que pode abrir portas para leitores que não necessariamente sejam fiéis a ele. Para além do foco em thriller e fantasy, um dos maiores objetivos da Trama é trazer bons livros e incentivar a leitura, logo um bom livro de fantasy pode alcançar não apenas os, claro, importantíssimos fãs do gênero, mas também qualquer leitor que se permita ler uma boa história.

6 - Os dois primeiros livros de vocês já estão em pré-venda e podem ser encontrados nas principais lojas. São livros atuais, muito conhecidos lá fora. Mas podemos esperar também livros mais antigos ou clássicos?
R - Hmm, será que responder isso vai ser dar spoiler? Mas, sim, traremos autores estreantes e também já conhecidos, assim como livros mais antigos. Entre os thrillers, posso dizer que teremos um clássico ainda inédito no Brasil. Vamos todos ficar ligados sim ou com certeza?

7 - 2021 é o início da Trama. Como dito antes, 2 livros já estão em pré-venda, quantos livros podemos esperar para esse primeiro ano da editora? (Para irmos preparando os bolsos)
R - Para o primeiro ano da Trama, estamos prevendo 14 lançamentos. Teremos um thriller por mês e um livro de fantasy a cada dois meses.

8 - Nem todo mundo gosta de Spoiler, mas quando se trata de lançamentos literários, acredito que todo mundo quer saber um pouquinho. Sem confirmar ou negar, o que podemos esperar para o futuro da fantasia na editora? Podemos esperar talvez livros com magia e pólvora? Ou um bando de aposentados tendo que voltar para uma missão de resgate? (Referências a livros de fantasia. Leitores: Usem o lado Sherlock de vocês)
R - Olha, acho que podemos esperar feiticeiros e ladrões. E, cá entre nós, quanto mais velhos os integrantes, melhor é a banda.

9 - E no Thrillher? Quais Tramas mirabolantes e plot twists podemos esperar?
R - Tem tanta coisa boa que fica até difícil escolher… mas, para adiantar só um pouquinho, teremos troca de identidade e perseguição, uma câmara para tratamentos alternativos incendiada e visitaremos uma China bem misteriosa aos olhos do Ocidente.

10 - Qual o recado que vocês podem deixar para os leitores aqui do blog e do Brasil?
R - Querido leitor, há um universo vasto que preparamos para você, um lugar onde serão sempre bem-vindos. Mais que um fã de thriller ou fantasy, se você gosta de boas histórias é aqui que você deve ficar. A porta está aberta, não precisa ter medo… Pode entrar!

Agora fiquem com imagens do que provavelmente vem por aí…

"O último sorriso na cidade partida" e "Onde está Daisy Mason?" (Já em pré-venda)



17 comentários:

  1. Olha que legal! Quanto mais editoras, mais livros publicados, certo? Fiquei feliz de conhecer essa novata, os livros parecem muito interessantes. Não lio tantas fantasias assim, mas já estou tentando mudar isso, até porque as que eu já fiz foram leituras ótimas, então acho que preciso conhecer novos mundos.
    Adorei saber a explicação para o nome, casou direitinho com o projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna

      Exatamente. Sim, os livros estão bem interessantes, tem sinopses bem legais também. Bom saber isso, sou suspeito para falar, mas fantasia tem muita coisa boa.
      Verdade.

      Excluir
  2. Amei!! Isso mesmo, traga fantasias e thrillers pra cá pois amamos, traga mais!!! Eu to ansiosissima com esses que vira ainad aí ein!!! Olha, A Witch in Time, Miracle Creek e Pretty Things bastante curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariela

      Concordo, tragam mais que está pouco kkkkk. Recomendo o Kings of the Wild. Mas estou querendo todos kkkk

      Excluir
  3. Isso de pedir uma Editora focada em thrillers e fantasia é algo tão real! Tá, a fantasia ainda é pouco "gostada" por aqui, mas eu admito que mesmo não lendo tantos livros quanto gostaria do gênero, eu amo demais.
    Por isso, adorei saber um pouquinho mais sobre a Editora e já chegando com dois super lançamentos e essa promessa de vários títulos que vão mexer com todos nós!!
    Adorei!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela

      Eu também amo bastante. E quanto mais fantasia melhor kkkk. Eu já estou acompanhando de perto kkkkk
      Obrigadoo
      Bjs

      Excluir
  4. Eita Fábio, tu estás é feliz com essa nova editora, não é mesmo?
    Acredito que todos nós que somos fãs de thrillers e fantasias, só no aguardo... parece que vem muita coisa boa por aí e estamos por aqui para consumir.
    Muito sucesso para a editora.
    cherinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy

      Com certeza kkkkk. Era tudo que eu tinha pedido. Sim, parece bem promissora. Espero que seja só sucesso.
      Bjs

      Excluir
  5. Fantasia não é um gênero que leio muito mas sempre tem um thriller na minha wishlist! Então a Trama é um paraíso mas por outro lado meu bolso que lute. Rsrs
    Parabéns pela entrevista Fábio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chelle

      Thrillers são muito bons também, gosto bastante. Siim, a gente que lute pra comprar tudo kkkk
      Obrigado =*

      Excluir
  6. ola Fabio
    mas isso é golpe baixo kkk estava lendo a entrevista e de repente fui supreendida com esses livros com capas lindissimaskkk o olho já cresce brincadeiras a parte gostei da entrevista ,do nome escolhido e tenho certeza que será um sucesso . não leio tanta fantasia ,mas estou querendo mudar isso nesse ano .gosto bastante de thrillers.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane

      kkkk olha ai, já te preparei pra o que está por vir kkkk. Recomendo muito. Se for ler mais esse ano, já tem a editora certa kkkk

      Excluir
  7. Que top essa editora, bem especifica em seu estilo, e na minha opinião isso é muito bom, pois acredito que terão mais qualidade nos estilos focados. Não sou muito fã de fantasia, mas Thriller adoro. Ja quero conhecer os livros da editora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana

      Sim, tem tudo pra dar certo. Estou bem curioso com ela.

      Excluir
  8. Olá! Hahaha já gostei demais dessa editora, desde o nome super criativo, até os gêneros que ela vai trazer, já que fantasia é um dos meus gêneros favoritos então vai ser bom demais ver mais livros assim publicados por aqui.

    ResponderExcluir
  9. acho q foi a primeira vez q li uma entrevista com uma editora kkkkkk geralmente eu só interesso pelos autores, mas nunca parei para conhecer uma editora assim.
    Gostei mto de conhecer e já amei os títulos q eles estão trabalhando.. com certeza vou comprar um livro deles para ver o trabalho q fazem e dar um suporte. Amei a entrevista, parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Oiiee,
    Que entrevista incrível. Eu percebi que muitos leitores estavam compartilhando sobre essa nova editora e de vez em quando ficava um pouco curiosa.. Tem um livro deles que me chama bastante atenção que é O Ultimo sorriso na cidade perdida, a capa é linda. Espero ter a oportunidade de conhecer o trabalho deles.

    Beijinhos: Tempos Literários

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.