Fala pessoal, hoje vim trazer a resenha do último livro da primeira trilogia de Dragonlance… Dragões do alvorecer da primavera.

Pode conter pequenos spoilers dos livros anteriores (porém, nada demais)

Os orbes do dragão foram encontrados e as lanças do dragão foram forjadas, sendo assim, os companheiros da lança avançam contra as tropas de draconianos comandadas pela Senhora dos Dragões. Mas essa não é a única batalha que eles terão que enfrentar, pois a batalha final vem aí, e tudo pode acontecer ao enfrentar a Rainha das Trevas Takhisis.

Dragões do Alvorecer da Primavera foi meu livro preferido dentre os três. O primeiro me deu um sentimento muito grande de nostalgia, o segundo foi meio morno, preparando terreno e com um final triste, mas esse foi sem dúvida um livro completo. O livro traz não só muito mais ação, como consegue trabalhar mais ainda os personagens e seus conflitos, adicionando também plots para os futuros livros.

“Mas você não disse que o livro era o último?”. Sim, e é, dessa trilogia, a história se encerra aqui, então não desista de ler achando que são mil livros. Mas existem outras histórias no mesmo mundo, algumas com os mesmos personagens, outras com novos e assim por diante. E esse livro é quem introduz as novas histórias ao mesmo tempo que acaba.


Se no livro anterior eu disse que nunca tinha odiado tanto elfos, nesse eu digo que nunca amei tanto um personagem. Tasslehoff, o Kender (uma raça parecida com um Hobbit, mas que tem certas tendências a “pegar emprestado” o que não são deles) é de longe o melhor personagem de toda a trilogia, e junto com o anão Flint, eles formam uma dupla estilo Legolas e Ginli em O Senhor dos Aneis, fazendo a gente dar muita risada e se emocionar.

Aliás, emoção é o que não falta aqui, não só pelas batalhas e situações de perigo em que os heróis se encontram, mas também por outros motivos. Em um determinado momento achei que quem estava escrevendo o livro era George Martin, pois foi uma desgraceira atrás da outra, o que te deixava certamente emocionado com determinadas cenas.

Adianto logo que favoritei o livro, mas não foi com nota máxima, isso porque teve uma pequena coisa que me incomodou. Takhisis supostamente é o maior perigo de toda a história, já que ela é a rainha das trevas que trouxe todo o mal de volta. Todas as tropas servem a ela, mas isso pra mim ficou muito na teoria. Na prática, outros dois personagens (que não contarei para vocês não pegarem spoilers do segundo livro) servem muito mais como vilão do que ela. De fato, o desfecho da rainha das trevas não foi na minha opinião muito satisfatório. Mas, também não foi nada que estragasse a leitura.

Mas, por toda a emoção proporcionada e o ritmo frenético do livro, Dragões do Alvorecer da Primavera fecha a trilogia quase com maestria e entra sim para a lista de leituras obrigatórias para qualquer leitor de fantasia. Quem não é leitor de fantasia mas quer se arriscar numa boa aventura, recomendo a trilogia também.

Fico por aqui e até a próxima.

Título: Dragões do Alvorecer da Primavera (exemplar cedido pela editora)
Autores: Margaret Weis e Tracy Hickman
Editora: Jambô
Páginas: 416
Ano: 2020 (ano original 1985)
Compre: aqui

16 comentários:

  1. Sabe que eu gosto quando o autor faz isso? Escreve uma trilogia, mas acaba acrescentando uns contos. Acho que é um presente para os fãs.
    Que bom que você gostou tanto! Geralmente o segundo e o terceiro livro de uma série são os mais amados ne? Já disse por aqui que eu adoro esse universo, então achei a indicação muito boa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna

      Olha, se gosta, recomendo arriscar viu, acho que você iria adorar esse trilogia.

      Excluir
  2. Tão bom quando a trilogia, até o momento, encerra com chave de ouro,além de muita adrenalina, fluida e sem correria.
    Quem sabe vem um spin off por aí ou quem sabe um livro de contos
    ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chelle

      Verdade. Nada melhor que um final bem feito. Aahh, o que mais tem são livros dessa serie, e coloque livros ai kkkkk.

      Excluir
  3. Ah que lindo isso, Fábio! Encerrar uma saga com essa alegria na última resenha. Será última mesmo? rs
    Mesmo parecendo que tudo ficou fechadinho, sei lá, quem sabe, não apareça algum outro universo?
    Eu não ando lendo fantasia como deveria, ré confessa, mas admito que só as fantasias dão a nós a oportunidade única de fazer viagens assim, conhecer seres e universos tão opostos e ao mesmo tempo, tão iguais ao nosso.
    Com certeza, quero muito ler os três!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela

      kkk não vai ser não, a Jambô já vai trazer o resto e eu vou começar uma outra que tenho aqui kkkk. Verdade, a fantasia possibilita muita coisa, é muito bom. Se puder, leia mais coisas do tipo =D.
      Bjss

      Excluir
  4. Fiquei inTeressda em ler pelas comparaçoes com outras fantasias tao epicas. Confesso que nao sei nada dessa historia, nem do game, mas fiquei curiosa pelo livro.
    Bem legal quando um fim de serie tem um final satisfatorio, e gostei de saber disso tb.
    Vou procurar mais sobre!
    Otima resenha e a diagramaçao é bem boa neh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariela

      Da uma olhada nas resenhas dos outros dois, quem sabe não te convence a ler essa trilogia?
      Sim, muito bom quando tem um final satisfatório, gosto disso.
      Procure sim =D
      Obrigadoo, siim, é bem tranquila a diagramação.

      Excluir
  5. Fabio!
    Desde a sua primeira resenha dessa trilogia, achei interessante e ver que esse último livro, apesar das suas observações, foi a contento, tanto que favoritou, é bem promissor, porque terminar uma trilogia com pendências, principalmente quando é ficção, é bem complicado.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy

      Siim, é uma trilogia que valeu a pena. Recomendo muito, foi bem satisfatório.
      Bjs

      Excluir
  6. Olá Fábio
    Eu acho incrível a criatividade desses autores de fantasia. Mesmo que algumas se parecem com outras,eles sempre trazem algum elemento diferente.
    Eu pretendo começar a ler mais fantasias. o único porém é que sempre sáo mais de um livro .e a grana anda escassa .
    Estou namorando já alguns títulos de fantasias que me chamaram a atenção .Mas por ora é sò namoro kkkk mas quero muito me aventurar nesse universo.
    Que bom que terminou a trilogia facilitando o livro .deve dar uma sensação táo boa né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane

      Também acho viu, criatividade tem demais. Sim, e esses apesar de serem antigos, já trouxe algumas mudanças nos livros de fantasia na época. Tá na hora de marcar o casamento com alguns kkkk acredito que não vai querer largar mais o gênero.
      Sim. Ainda bem, muito bom quando isso acontece.

      Excluir
  7. Sinceramente não é o tipo de livro que curto muito, mas se é uma historia onde da para se divertir eu gosto. E também pela comparação com ao Senhor dos anéis chamou minha atenção. Tentarei ler ao menos o primeiro livro para ver se conseguirei ler os demais.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tão bom terminar um ciclo de maneira positiva e favoritando o livro! E melhor ainda é saber que a história não acaba por aqui, porque sim nós leitores amamos isso! Espero me aventurar em breve nesse mundo fantástico.

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo queria me introduzir ao mundo dos RPGs e me deus esses livros de aniversário, ainda não peguei para ler mas sua resenha me animou muuuuuuuito, acho q estou com uma sede de entrar em um mundo assim, vou dar uma chance para o primeiro livro <3
    Obrigada por não dar spoilers... sempre confio nas suas resenhas ♥

    ResponderExcluir
  10. Oiiie,
    O livro me pareceu bem interessante, me fez lembra um pouco do senhor dos anéis, gostei bastante do livro e da fantasia que é criada, já fico aqui querendo ler e conhecer mais esse universo.

    Beijinhos: Tempos Literários

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.