Você já leu Duna? Publicado originalmente em 1965, Duna é um romance épico de ficção científica e uma obra renomada que une elementos fantásticos, políticos, religiosos, tecnológicos e muito mais.

Brian Herbert (filho de Frank Herbert), junto com Kevin J. Anderson, deram uma nova cara para essa obra atemporal, juntamente com as artes belíssimas que comportam essa HQ.

Na trama, os membros da casa Atreides, liderada pelo duque Leto, partem para uma jornada no planeta desértico de Arrakis. Este lugar, também conhecido como “Duna”, é fonte de uma substância valiosa e disputada por gigantescos vermes do deserto e demais inimigos à espreita. Em meio a isso, surge um boato de um infiltrado da casa inimiga Harkonnen na casa Atreides, bem como o destino do filho do duque, Paul, passa a tomar uma outra proporção não esperada.

“Não devo ter medo. O medo mata a mente. O medo é a pequena morte que traz a obliteração total. Devo encarar meu medo.”
Não tenho propriedade para comentar sobre pontos nesta versão em quadrinhos que estejam fiéis - ou não - ao romance original, pois não li Duna ainda, infelizmente. Mas foi uma experiência muito boa conhecer um pouco desse universo riquíssimo e aclamado através da HQ.

Este, junto com os próximos dois volumes que virão - espero que logo - vão ser uma ótima aquisição a quem deseja conhecer esse mundo de Duna mas tem receio de encarar o livro, assim como é um maravilhoso material de colecionador e expandir a experiência com a obra para quem já é fã.

A HQ conta com um prefácio muito especial escrito pelo Brian, que conta um pouco sobre a experiência visual de fato que sempre quis trazer pra obra. Nisso, ele expõe brevemente como foi o processo de escolha dos ilustradores que melhor captasse a essência de Duna em seus traços.



Título: Duna - Graphic Novel vol. 1 (exemplar cedido pela editora)
Autor: Frank Herbert, adaptado por Brian Herbert e Kevin J. Anderson
Editora: Intrínseca
Páginas: 171
Ano: 2021
Compre: aqui

10 comentários:

  1. Ah como eu ando desejando essa Graphic!
    Eu fujo do calhamaço há tempos rs o tamanho da fonte dele me assusta um pouco e meus olhos não aguentam.
    Por isso, quando vi essa primeira Gn sendo lançada, senti que meu momento chegou.
    Só esperando a coragem e fechar a compra no carrinho!rs
    Ainda mais que ficção científica não é meu forte, acredito que será uma oportunidade única de começar com o pé direito no gênero!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler Duna, ultimamente tenho muito ficado curiosa com ficcao cientifica, que li quase nada, e duna pelo menos a trilogia inicial tenho muita curiosidade, até pelo filme que vai vir. Essa hq tá linda, quero muito le-la tb, mas prefiro ler apos a leitura do livro, pq acho que ja complementa.
    Vai ter outros volumes neh, o que é bem legal!!!

    ResponderExcluir
  3. De tanto ver a GN de Duna bombar no booktwitter, Instagram e blogs literários, até eu que não curto ficção estou ficando bem curiosa para descobrir esse mundo

    ResponderExcluir
  4. Só nessa primeira frase eu percebi que é um livro muito completo ne? Eu nunca tinha ouvido falar, confesso, até participar de um amigo secreto e dentre as opções ele estava. Fui correndo conhecer porque adoro expandir meu conhecimento sobre livros. Eu adoro HQs desde pequena, então essa versão chama muito a minha atenção. Adorei saber que foi tão bom pra você!

    ResponderExcluir
  5. O que mais tenho visto no meio literário é resenha desse livro .
    Incrível como uma obra que foi escrita há tanto tempo de repente volta com força total
    Estaria mentindo se dissesse que compraria esse quadrinho até mesmo porque náo gosto desse tipo de publicação. Náo e algo que eu vá comprar .entre quadrinhos e livros eu escolho sempre comprar livro.
    Posso até ver o filme .acho que vai ser legal.

    ResponderExcluir
  6. Luana!
    Sempre tive vontade de ler os livros dessa série desde a adolescência, mas nunca tive oportunidade.
    Bom ver que o filho resolveu trazer uma HQ baseada nos livros originais, porém com uma característica própria.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Eu não tenho muita paciência para ler HQs, mas confesso q essa edição está tão linda que me dá vontade de ter na estante kkkkkkk
    Eu li o livro Duna e infelizmente não fiquei com vontade de continuar a série, apesar de ter amado o livro, acho q pode ser preguiça kkkkkkkk
    Eu estou loooouca pra assistir a adaptação, espero q façam um bom trabalho, o elenco está incrível então já é meio caminho andado kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Olá! Estou encantada com essa HQ, ainda mais porque ainda não li Dunas justamente por medo de me perder durante a leitura, então acho que essa edição poderia tornar essa experiência bem menos traumática (risos), brincadeiras à parte essa edição está linda e sem dúvida é um motivo a mais para encarar esse clássico.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Eu estou com leitura em andamento de duna e a história e bastante incrível.. quero muito ter a oportunidade de ler essa HQ, com certeza deve ser boa.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  10. Tem muito tempo que não leio HQ, é um estilo que gosto muito, independente do gênero. Vou acompanhar mais as resenhas dessa série e futuramente que muito ler com certeza.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.