Fala galera, hoje estou aqui para trazer a resenha de um dos melhores livros que li no ano até agora. Uma ficção histórica nacional, com as guerras quilombolas como plano de fundo. Uma história incrível, cheia de ação e muito bem escrita.

Ernesto é um negro nascido livre, filho de uma ex-escrava e um português. Além disso, Ernesto é um sargento que lutou pelos portugueses para derrotar os holandeses que vieram se instalar no nordeste. Além de não concordar com o que os holandeses faziam aqui, Ernesto tinha a esperança de que suas dívidas com a forja, onde o avô trabalhava, fossem pagas.

Após a guerra com os holandeses, tudo que Ernesto queria era trabalhar tranquilo em sua forja e cuidar do seu filho, se afastar das guerras, mas a vida acaba forjando outros planos para ele, e os senhores portugueses acabam convocando-o para uma nova batalha. O que eles querem é invadir os quilombos que estão ameaçando a soberania portuguesa e recapturar milhares de escravos e dominar o território. Cabe a Ernesto, junto com o índio Inaiê como guia, observar o local para repassar aos senhores e descobrir a melhor forma de atacar. Mas as coisas não vão ser tão fáceis para Ernesto, já que ao procurar Palmares o sargento vai começar a criar dúvidas e outras coisas que também vão fazer com que se questione sobre o que é melhor para ele e para seu filho.

Novo mundo em chamas é um baita livro, uma ficção histórica que não fica devendo em nada para as obras internacionais. É um livro muito bem escrito, com capítulos bem curtos e uma linguagem extremamente fluida, que faz você devorar a leitura rapidamente.

O processo de pesquisa do autor foi muito bem trabalhado, contando com uma parte no fim do livro onde ele explica boa parte do processo, e o que é real e o que é ficção. Vale a pena ler. O livro é bem visual também e, ao ler, é muito fácil de imaginar todas as cenas que estão acontecendo ali, seja as mais paradas ou seja de ação.

Aliás, tem muita ação. O livro tem um equilíbrio muito bom entre cenas de ação, partes tensas e partes mais calmas. Grande parte dessas cenas também se devem aos personagens que são muito bem construídos. Não só o Ernesto é um bom personagem, como um dos vilões também. Jeremias é um sujeito que faz você sentir raiva do início ao fim. Invejoso e ambicioso, ele quer fazer de tudo para alcançar seus objetivos, não importa o que tenha que fazer.

Existem outros personagens e locais também que merecem destaques, por terem sido reais, e são representados de forma real (desculpem a redundância), sem os floreios que nos passam na escola por exemplo. Mas na minha opinião o melhor personagem é o índio Inaiê, esse sim ganhou minha atenção desde a sua primeira aparição, e suas falas foram as que mais levaram meus post-its. Ele é fictício, mas nós certamente desejamos que fosse real enquanto lemos.

Já disse ao autor que o que ele lançar eu pretendo ler. A obra é incrível e o autor tem muito potencial. Eu consigo ver claramente essa obra sendo transformada em uma minissérie. Se tudo que ele lançar for nessa qualidade, certamente já tem um leitor assíduo.

O livro se encontra tanto físico como em e-book, recomendo demais a leitura e espero que vocês possam ler, porque certamente não irão se arrepender.

Título: Novo mundo em chamas (exemplar cedido pelo autor)
Autor: Víktor Wawell
Editora: Independente
Páginas: 420
Ano: 2020
Compre: aqui

20 comentários:

  1. Dá um orgulho ver obras nacionais assim... a gente sem enaltece as internacionais e esquece das brasileiras só por SEREM brasileiras... sendo q a qualidade é a mesma e algumas vezes até superior às internacionais. Amei ver a resenha, além de parecer incrível (e assim como vc colocou na foto, me lembrou da vibe de Rei do Inverno) é um assunto muito importante e não tanto retratado em obras atuais. Gostei muito, com certeza vou dar uma chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yara

      Verdade, ainda tem muita gente com muito preconceito em relação a obras nacionais. Infelizmente. É um baita livro, vale a pena demais.

      Excluir
  2. Como é bom conhecer obras que se tornam favoritas dos blogs que eu acompanho, o universo da leitura acaba expandindo muito mais. E eu adoro livros que têm esse pano de fundo sabe? Acho que trazem um conhecimento enorme! Acho tão legal quando os autores se dedicam tanto e sai uma obra incrível. Fiquei bem curiosa ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna

      Eu adoro favoritar uma obra kkkk é tão bom ter leituras marcantes. Esse da pra tirar muito conhecimento de como eram as coisas antigamente. O trabalho do autor foi muito bom.

      Excluir
  3. Coração fica dando saltos ao ver uma obra nacional tão primorosa quanto Novo Mundo Em Chamas.
    Já tinha visto o livro em blogs e igs literários e sempre muito bem elogiado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chelle

      Se puder, dá uma chance, é um baita livro =D.

      Excluir
  4. Aquele orgulho que dá em ver nossa literatura sendo reconhecida e claro, nos presenteando com novos trabalhos e de qualidade a cada dia!
    Já tinha visto esse livro, com você mesmo rs e claro que por ter todo esse trabalho de pesquisa do autor, esse mistura história de verdade e a imaginação, é algo primoroso.
    Acredito que seja como mergulhar de verdade no passado e pelo que entendi, com muita ação!!
    Com certeza, listinha de desejados!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela

      Verdade, tem tanta coisa boa nacional por ai. Eu enchi o saco do pessoal no insta não foi? Com tanta postagem kkkkkk. Mas é porque vale a pena mesmo. Sim, tem muita ação e é uma obra muito visual, você consegue visualizar fácil, fácil as cenas. Não vai se arrepender.
      Beijos =*

      Excluir
  5. Olá Fábio
    Sabe quando eu me interessei muito por esse livro ? Aqui mesmo no post Quotes de Março. Quando vi escrito Ficção histórica no livro já fui logo atrás de mais informações sobre o livro é o que eu li me deixei mais entusiasmada para ler .resultado disso tudo é que como ganhadora de um top comentarista de um blog eu escolhi esse livro .
    Já estava ansiosa esperando a sua resenha rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane

      Olha só. Eu gastei muito post-it nesse livro, acredito que se você usa, também vai gastar vários kkkkk. Espero que seja uma ótima leitura.

      Bjs

      Excluir
  6. Achei bem interessante a obra e o pano de fundo historico que o autor trouxe e provavelmente a pesquisa que ele fez tb como disse.
    Tomara que tenha alguns personagens femininos importantes na obra tb, gosto muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariela

      Tem personagens femininas excelentes. Da uma chance pro livro que vale a pena conhecer =D

      Excluir
  7. Fábio!
    Um ficção épica nacional, baseada em fatos reais e até com alguns personagens que existiram mesmo, deve ter uma pesquisa exaustiva, ainda mais falando sobre o Quilombo dos Palmares e que pelo que entendi, traz um grande dilema a um dos protagonistas.
    Gosto de aprender mais sobre nossa cultura e Como trabalhei em Palmares por um tempo e conheci por lá o museu sobre o quilombo, já quero ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy

      Olha só, que massa. Acho que deve ser o mesmo museu que o autor visitou para poder aprender mais sobre a obra. Bem interessante isso. Da uma lida, acredito que vai gostar bastante.
      Bjs

      Excluir
  8. Olá! Só de misturar um pouco da nossa história com a ficção já fiquei para lá de interessada (risos), eu adoro ter a oportunidade de acompanhar um pouco mais sobre a essa parte do nosso passado e não tem maneira mais interessante do que regada com aquele toque de aventura que só os livros conseguem nos passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete

      Então esse livro ai é um prato cheio para você. Recomendo demais. Acredito que você irá gostar bastante =D

      Excluir
  9. Oiiie,
    Não tinha conhecimento desse livro, mas só de ler a resenha fiquei totalmente interessada e o mais interessante que tem fatos histórico na historia.

    Beijocas:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lily

      Sim, é interessante e tem muito personagem real e situações que provavelmente aconteceram. Recomendo muito

      Excluir
  10. Gosto de livros que falam sobre negros e mostram sua luta. Amo quando o lado da historia que muitas vezes não são mostradas, aparecem com a verdade. Quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana

      Vai adorar esse. Com certeza, recomendo demais. Muito bom

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.