A sinopse do livro nos indica que o livro é perfeito para os fãs de Agatha Christie e Sherlock Holmes.

Para quem está habituado nesse tipo de leitura, vocês acreditam que existem regras para mistérios em que há um assassinato? Segundo o livro, precisa ter uma vítima, um suspeito e um detetive. Bom, quanto ao restante… Basta apenas embaralhar a sequência para nos enganar.

É assim que tudo começa, o matemático Grant McAllister resolveu essa ideia para escrever sete histórias de detetive calculando as diferentes ordens e possibilidades. Claro, concordo com ele e acredito que isso é meio óbvio, não? Mas não vamos subestimar o matemático.


Julia Hart é uma editora e tem acesso a um exemplar antigo de um livro sobre assassinato. Ela deseja reeditar a obra, pois, pra Hart, há muitas inconsistências que parecem propositais. Será que são crimes reais? É preciso investigar. Determinada, decide encontrar Grant para convencê-lo a republicar o livro.

Durante todo o livro, os capítulos são intercalados entre Julia, Grant e capítulos do livro “Assassinatos Brancos”. Confesso que estava adorando a história dos 3 amigos e fiquei imersa, mas, quando terminou o capítulo, outra história já surgia, e depois outra, outra, outra… Muitas vezes sequer consegui embarcar em alguma delas porque estava atraída pela anterior. Quando iniciávamos a investigação, nem precisávamos ter o trabalho de concluí-las, pois Julia já deixava tudo mastigado pra gente. Isso decepcionou um pouco.

Como eu disse, a história presente no primeiro capítulo é tão boa, tão instigante que já daria uma baita história. E, enquanto eu lia, por um instante realmente acreditei que o livro todo seria sobre ela e estava adorando. Porém, depois lembrei a respeito da sinopse. O primeiro capítulo começa com três amigos que marcam um encontro dentro da casa de um deles, acontece que um morre e a dúvida é… Quem matou? Foi um dos amigos, foi alguém que invadiu e armou pra eles? O que aconteceu?


O livro é bom, mas não chega a ser digno de ser comparado com as narrativas da Agatha ou com a inteligência de Sherlock. Eu sei que não foi feita comparação na sinopse, e nem eu faria, mas a gente imagina que seria algo bem mais misterioso do que de fato é. Claro, essa constatação parte de mim, que já li muitos livros do gênero e sou bem criteriosa quanto a isso. Contudo, pra quem deseja iniciar na leitura investigativa, certamente pode se atrair pelas histórias, até porque temos uma surpresinha no final.

Outras fotos:


Título: Oito detetives (exemplar cedido pela editora)
Autor: Alex Pavesi
Editora: Faro Editorial
Páginas: 288
Ano: 2021
Compre: aqui

11 comentários:

  1. Esse livro só nao tenho muita vontade de ler pq ele é muito e só focado nas investigaçoes parece, alias esse é um dos motivos de ainda nao ter lido agatha apesar de ter vontade de ler uns livros dela.
    Enfim, acho que esse livro já é mais pra quem curte o genero mesmo. Mas essas ediçoes da faro estao belissimas!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Naty,
    Um dos livros hypados do momento não é?
    Acredito que ele seja interessante para pessoas como eu, que pouco lêem o gênero e que nunca leram Agatha nen Sherlock

    ResponderExcluir
  3. Eu amo as tramas da Agatha Cristhie mas ainda náo li nada do Sherlokes Holmes.Gosto muito de suspense é um dos meus gêneros favoritos .Mas náo senti vontade de ler esse livro .fiquei um pouco confusa com o enredo do livro .náo entendi bem a proposta do livro

    ResponderExcluir
  4. aaai, quem não gosta de Holmes? Fiquei já animada na primeira linha. Esse livro parece muito bom de ser lido, adoro criar teorias com livros de mistério, imagina pensar nas várias possibilidade de tal coisa acontecer?! Uma pena que pra você não funcionou perfeitamente. Como eu não sou tão criteriosa, fiquei bem curiosa, viu? Adorei a edição do livro.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre tive os dois pés atrás com isso das comparações com outros autores.
    E não foi diferente quando li sobre esse super lançamento da Faro. Parece realmente ser um livro muito bom, mas sem muito a ver com a diva do mistério e muito menos, Sherlock!
    Eu li muito sobre ser um livro dentro de outro livro e isso sim, é mais a cara do livro rs
    Pretendo ler? Muito!!!
    Mas sendo do Alex e só!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  6. Achei bem interessante como a história é construída através dos capítulos diferentes como vc citou, acho q nunca li nenhum livro assim... eu amo Sherlock Holmes de paixão, mas nunca peguei Agatha Christie para ler, nunca deu vontade kkkkkkkkkkk esse livro chamou mto minha atenção de verdade, estou mto curiosa para ler <3

    ResponderExcluir
  7. Naty!
    Difícil chegar aos pés da Agatha e do Sherlock, mas ainda assim, acheei interessante, principalmente a primeira história que parece bem envolvente e justamente por esse fato, os outros ficam um tanto apagadinhos, mas ainda bons de serem lidos.
    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de embarcar no gênero, principalmente se for os livros da Agatha Christie e do Sir Arthur Conan Doyle, mas ainda não tive essa oportunidade.
    Gostei bastante do enredo do livro, mas acho que a leitura não seria para mim, não gosto de criar grandes expectativas (ainda mais se for no começo) e no decorrer da história essas expectativas não forem atendidas.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Como não sou muito íntima do gênero, acho que não me incomodaria tanto assim com as ressalvas em relação a história! E como estou tentando ler mais do gênero, a dica vai para a lista ainda mais com essa surpresa no final (risos).

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente acho que esse livro esta muito longe de Agatha Christie, pois faltou o mais importante, o mistério. Mas quero dar uma oportunidade a esse livro e creio que o autor pode melhorar e nos surpreender.

    ResponderExcluir
  11. Oiie,
    Eu sou super fã da Agatha Christe e também do gênero de investigação até porque amo ficar fazendo lista de suspeitos.. Esse livro me chamou atenção, parece ser uma trama bem envolvente.

    Beijocas:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.