Chegamos ao último livro da trilogia dos executores, depois da forma que terminou o segundo eu estava pensativa de como o autor ia fechar essa história.

Bom, aqui nós vamos para outra cidade, assim como no livro anterior. Dessa vez a cidade nova chama-se Ildithia, e é feita de sal. Mais uma vez Sanderson é impecável na construção de mundo, a cidade é muito legal e diferente. As construções são feitas de sal, e por isso nada é garantido. Elas se desfazem todos os dias e a cidade está sempre em mudança. As pessoas moram em um prédio que dura uma semana, e depois precisam ir se mudando e acompanhando a rotatividade da cidade se desfazendo e se refazendo constantemente.

O foco desse livro, para mim, seria calamidade. O que é calamidade? O ponto vermelho no céu que chegou de repente transformando as pessoas em épicos? Eu pensei que focaríamos muito nisso, mas não é o caso. Depois que perdemos um personagem no último livro, a principal tarefa dos executores é tentar trazer outro personagem de volta. Eu gosto das perguntas levantadas aqui, mas essa não era a história que eu imaginava.


Esse é o livro que mais nos perguntamos sobre os épicos, se eles são realmente ruins, corrompidos. Megan tem um papel grande nisso, foi muito importante o desenvolvimento dessa personagem. David agora é o líder dos executores, e não consegue desistir e aceitar o que aconteceu, levando o grupo todo nessa nova missão. Aqui eles são de fato um casal e David continua tão bobo que nem me irritou mais, já faz parte do personagem.

O livro se perdeu um pouco para mim aí, ele poderia ter levantado as questões morais de outra forma, eu queria saber mais sobre Calamidade e isso é feito de forma corrida nas ultimas páginas do livro. Apesar de ter um plot twist muito incrível no final, eu queria saber mais do que foi contado. É uma história cheia de ação, acho que mais do que os dois livros anteriores, com outros mundos, armas novas, e claro, novos épicos.

Eu nunca li nada do Sanderson e permaneço assim. Esperava mais, mas dentro do que o autor se propôs desde o começo, fechou muito bem. Eu acho essa uma ótima trilogia para começar a ler fantasia, e fiquei feliz de finalizá-la.


Título: Calamidade
Série: Os Executores #3
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Aleph
Páginas: 382
Ano: 2018
Compre: aqui

9 comentários:

  1. Como eu apenas acompanho as resenhas desde o primeiro livro, fiquei feliz em ler que ao menos o terceiro teve mais ação e de uma maneira quase adequada, fechou da forma que o autor se propôs.
    Eu amo fantasia, por isso penso que deva funcionar bem para mim, sem contar a parte física das edições que são lindíssimas!
    Com certeza se tiver oportunidade, quero muito ler a trilogia!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Je!
    Fiquei daqui imaginando como seria mudar em uma cidade feita de sal... nunca muito tempo em um só lugar.
    Interessante o questionamento se os Épicos são mesmo os maus da história.
    Para um final de trilogia, poderíamos esperar mais, concorda?
    Bom que tenha mais ação.
    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  3. Fechou dentro do esperado. Esse último livro teve mais ação.
    A capa é muito bonita

    ResponderExcluir
  4. Uma cidade de sal que muda a todo instante me pareceu muito interessante, junto com o contexto dos demais livros.
    Pena que como você disse deixou a desejar na abordagem de alguns pontos e correu no final.
    Porém mesmo assim me parece uma série boa.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá. Embora seja um autor muito elogiado essa fantasia não está na minha lista de prioridade para ser lida .Achei o mundo que ele criou muito interessante é até diferente de outras fantasias.

    ResponderExcluir
  6. Achei legal sua resenha porque a gente fica naquela curiosidade de saber como seria a experiência pra gente. Eu gosto de fantasias, mas me parece que essa não se encaixa tanto no que eu costumo ler, porém me parece um livro muito bom. Ao mesmo tempo percebi suas críticas, mas que bom que agradou parcialmente ne?

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eita que para um terceiro livro, esse até que decepcionou um pouquinho, ainda mais quando em tese esse papel fica sempre com o segundo né! Mas apesar das ressalvas, ainda quero muito conferir a história, ainda mais por trazer todo esse mundo e cidades tão diferentes, acho que isso por si só já é um grande incentivo.

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo essa capa, essa trilogia está na lista e estou ansiosa para ler algum do autor. Acho que vou curtir essa fantasia.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente esse livro não me convenceu para querer ler, creio que seja um estilo que não curto muito, por isso deixou a desejar.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.