"Eu sei quem você é e sei o que você fez."
Victoria retorna a capital e descobre, após o desaparecimento de uma garota, que muitos eventos sinistros e sobrenaturais começaram a acontecer. Curiosa, ela começa a investigar o caso, pois sente que existe um segredo misterioso e um tanto peculiar ali, que simplesmente não dá para ignorar...
"A cortina encerrou a peça com a treva mais negra e a certeza de que não haveria aplausos. A escuridão vencera."
Para começar Outubro na vibe do Halloween...


Fantasmas definitivamente faz jus ao seu nome. Não só por suas aparições fantasmagóricas, mas também, pelo medo e aflição que a escrita causa (já digo para tomar cuidado se for ler à noite, pode causar arrepios). Sim, a escrita é simplesmente viciante e o autor, Tiago Toy, utiliza uma narração simples, mas intensa. O leitor consegue pressentir e vivenciar cada passo de seus personagens, e cada escolha. Escolhas essas que fazem qualquer um duvidar se é real ou não. Senti uma experiência única, quase como se estivesse sido teletransportada para 1989, com polaroids e ioiôs - e o machismo estampado, claro.

Toy criou personagens extraordinários, com personalidades marcantes, cada qual com sua originalidade e independência, e seus segredos e passados sombrios. Observamos que tudo ao redor é firmado de bastante bagagem cultural (nacional) - o que particularmente amo. Toda ambientação é bem pensada e tem significado, com elementos únicos e várias referencias.
"Além dos dêmonios que nascem da nossa culpa, que só nós enxergamos e que estarão conosco mesmo depois que nossa carne estiver apodrecendo sob a terra, sendo devorada por vermes e tornando-se adubo, estamos todos sozinhos com as consequências de nossas escolhas."

Devo dizer que foi uma leitura rápida, que prendeu minha curiosidade e me causou arrepios. Cada capítulo traz uma pista ao leitor - juntamente com um mini-ataque cardíaco. E o final... bom, deixo para vocês surtarem.

Essa foi minha primeira leitura completa do autor. Apesar de ter conhecido ele pessoalmente, e lido um trecho na edição de Vozes de Joelma, não tinha tido a chance de ler algo inteiramente dele ainda e agora apenas consigo me arrepender do tempo que perd. Necessito conhecer outras obras e mergulhar novamente em uma trama super bem elaborada e tenebrosa como essa.

*altamente recomendado para fãs de suspense com uma pitada de terror*

Titulo: Fantasmas (edição cedida pela editora)
Autora: Tiago Toy
Editora: Faro Editorial
Páginas: 272
Ano: 2021
Compre: aqui

9 comentários:

  1. Não vejo a hora de comprar esse super lançamento! Hoje devo começar Palavras Interrompidas e sim, estou levando a sério demais esse mês do terror rs
    E Tiago é incrível e já provou isso em Vozes do Joelma(que amei)
    Por isso, preciso urgente sentir esse medinho rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Não leio terror, ainda mais depois de você dizer que causa medo e aflição hehe
    Vozes do Joelma ainda deve dar pra ler por não conter terror, apesar de toda dor envolvida.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mesmo não sendo meu tipo de leitura, estou na vibe de Halloween. E curti muito. Se tivesse o livro em mãos, se encaixaria perfeitamente nas maratonas literárias de terror

    ResponderExcluir
  4. Acho que meu sonho é ler um livro que me cause arrepios de medo. O máximo que fiquei assim foi Caixa de Pássaros, que você acaba não sabendo o que é o "monstro" que tá ali rondando todo mundo. Mas também não leio tanto assim livros do gênero, fantasma quem dirá! Mas que legal, fiquei e=mesmo bem interessada.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou muito medrosaaaa, mas ainda creio que vou superar isso e será quando eu me abrir para ler livros de terror. Vozes de joelma me passa uma vibe bem assustadora esse menos e é bem curtinho.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eita que todo mês de outubro eu me proponho a sair da minha zona de conforto e me arriscar nessas leituras mais apavorantes, mas fico só na promessa mesmo (risos), até me vejo tentada com as resenhas, essa em especial ganhou meu coração por nos transportar justamente o final dos anos 80 e claro que vou levar muito a sério o aviso de não ler a noite.

    ResponderExcluir
  7. Giovanna!
    Gosto muito do estilo.
    E gostei ainda mais de saber que a ambientação foi nos anos 80, época daminha adolescência e sei que vou amar as referências.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Não curto esse gênero e nem essa onda de Halloween .não faz mesmo o meu estilo.
    Mas que bom que curtiu .o legal é você pegar um gênero que você gosta e curtir a trama é sentir esse arrepio que os fas do gênero terror gosta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Amo suspense, mas quando fala de terror, eu tenho muito medo, sou mesmo medrosa. Mas quanto aos fatos curiosos que serão investigados, deve deixar o livro perfeito. Eu fiquei intrigada com a história e ate mesmo curiosa pelos susto. É bem valida a leitura, no meu caso, lendo somente ao dia.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.