Dessa vez teremos uma resenha um pouco diferente, meu filho Biel tem 6 anos e está sendo alfabetizado, decidimos então trazer livros infantis e falar sobre a experiência dele de leitura e qual o nível de dificuldade para crianças em processo de alfabetização. Além, claro, de contar a opinião dessa mãe exigente que problematiza tudo.

O Livro Perdido conta a história de Lucas, um pequeno coelho que mora em uma cidade onde todos gostam de ler, menos ele. Na verdade ele não entende por que livros atraem tanto as pessoas, até que um dia ele encontra um livro perdido e sai em uma jornada em busca do dono do livro.

Assim que recebemos o livro Biel já se empolgou e começou a leitura (nem me esperou para ler a primeira vez) e não teve dificuldades na leitura e compreensão. A linguagem é simples e acessível, porém, diverte e traz variedade de vocabulário. Sobre o que achou da leitura seguem suas próprias palavras: "Eu achei legal porque tem um livro dentro do livro e os personagens são coelhos, quando ele encontra uma menina eles brincam muito e comem lanche juntos."


Quando penso em livros infantis me preocupo muito mais com a diversão e a forma como as situações são descritas (por esse motivo não lerei Monteiro Lobato para meus filhos, apesar dele ter feito parte da minha infância.). Essa historinha preenche todos os meus quesitos para um ótimo livro infantil, com uma história divertida e instigante, linguagem simples e valores de respeito e identificação com o próximo.
"Foi então que ele descobriu que o lado bom de se perder... É ser encontrado!"
Achei encantadora a forma como a autora mostra como os livros nos levam em jornadas incríveis e pode ser uma ponte de conexão com outras pessoas. E trazer a metalinguagem num livro infantil de forma tão lúdica traz um valor ainda maior (Biel não conhece esse termo ainda, porém, ele percebeu isso ao ler a história), por isso ele me ganhou como mãe e leitora assídua.


Título: O livro perdido (exemplar cedido pela editora)
Autora: Margarita Surnaite
Editora: Faro Editorial
Páginas: 36
Ano: 2021
Compre: aqui

10 comentários:

  1. Aaaaa! Que fofo! Futuro colunista do blog!
    Que história linda e tocante.
    Diga ao Biel que ele arrasou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mamãe aqui fica babando quando o pequeno recebe elogios! Rsrs obrigada

      Excluir
  2. Biel, seja muito,mas muito bem-vindo!!!Que lindo começar o dia assim, feliz e com uma criança feliz com uma leitura que deve ser incrível!!!
    Isso da Faro trazer livros infantis está magico demais e não vejo a hora de poder comprar este e outros mais, minha neta ama histórias, ainda não as lê, pois só tem 4 anos, mas já anda unindo palavras e isso me mata de orgulho!!!
    Beijo e obrigada pelo sorriso gratuito do lado de cá!!!

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaa que fofa! Acredito que o incentivo começa antes mesmo da alfabetização, que sua neta continue nesse caminho lindo!

      Excluir
  3. Maiani!
    Importante estar alerta para a leitura dos pequenos.
    E bom ver que o livro fez bem ao Biel e que ele entendeu mesmo sem você fazer a primeira leitura com ele.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Livros infantis bem escritos e ilustrados são uma delícia para todas as idades.
    Os livros infantis devem ter uma "moral da história" importante e de fácil compreensão.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá! Olha que o Biel mostrou ter uma veia de leitor assíduo aflorada hein, afinal já começou a leitura sozinho (arrasou Biel), não faria diferente (risos), e essa história é definitivamente encantadora e uma ótima dica para os meus sobrinhos, aliás, o mais novo me lembrou bastante o Lucas, já vou correndo contar para ele que encontrei um personagem igualzinho a ele (risos).

    ResponderExcluir
  6. aaai que o fofurômetro explodiu aqui! Que coisa linda essa experiência dele. É tão incrível ver pais que estimulam a leitura dos filhos, com certeza ele vai te agradecer e ser muito feliz com a leitura :) Adoro livros infantis até hoje, acho leve e divertido.

    ResponderExcluir
  7. Que tudo adorei essa resenha muito fofa, muito bom ver as crianças com livros.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Amei esse post .Biel é um fofo e muito esperto .amo ler estórias infantis .
    Espero ver mais post assim .😍😍

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.