Nina é uma jovem que vive aplicando golpes em pessoas ricas. Seus alvos são escolhidos através do Instagram, onde as vítimas acabam anunciando toda sua vida pelas fotos e vídeos que fazem.
Nina se aproveita de seu conhecimento em história para marcar as peças valiosas e no futuro invadir a casa da pessoa, roubar e revender. Mas ela está cansada disso, querendo que seu último golpe seja justamente o último. Como golpe do destino, sua vítima perfeita acaba surgindo "na forma" de Vanessa, uma pessoa cujo passado está ligado ao de Nina, criando a oportunidade perfeita para ela dar o golpe e ainda conseguir vingança. Mas será que vai dar certo?
Vou começar logo dizendo que eu esperava mais desse livro. Ele é ruim? Não. É bom? Também não. Caí no golpe da expectativa? Talvez.
Toda a história de golpe e jogo de gato e rato entre Nina e Vanessa me passou a ideia de um livro mais dinâmico, no estilo 8 mulheres e 1 segredo. Mas o que acontece é uma trama mais parada, dividida entre passado e presente e que poderia ser muito mais enxuta do que é. Boa parte disso é o fato do livro ter capítulos divididos entre pontos de vista das duas, mas que muitas vezes se repetem. Como assim? Às vezes um acontecimento de Nina se repete no capítulo de Vanessa, só que com o ponto de vista dela. Não muda muita coisa e vira e mexe você fica com a sensação de estar lendo a mesma coisa e fica cansativo.
Em compensação, as partes da Nina são bem interessantes e mais dinâmicas, enquanto as da Vanessa nem tanto, porém, a Vanessa faz a gente refletir sobre a questão da vida social que a gente leva e quão fútil ela pode ser.
Pra mim é o ponto principal, é o melhor do livro, o fato de fazer críticas às redes sociais, ao estilo de vida das pessoas que se transformam nelas e também das máscaras que usamos na vida no geral. Acho que a ideia toda foi interessante, mas poderia ter melhorado um pouco na execução, principalmente nos plot twists que, na minha opinião, foram bem óbvios.
Mas acreditem, eu recomendo o livro! Primeiro pelo fato de que, durante a leitura coletiva, algumas pessoas gostaram bastante. E segundo que acho que para ler de forma descontraída, sem compromisso, ele é muito válido. Só alerto para não colocar expectativas, pois aí você não corre o risco de se decepcionar.
Título: Mentiras e Desejos
Autora: Janelle Brown
Editora: Trama
Páginas: 488
Ano: 2021 (2020 no original)
Compre: aqui
No final quem cai no golpe é o leitor kkk
ResponderExcluirEnfim, por mais que seja cansativo, a crítica social contida no livro é super válida
Olá Chelle
ExcluirVerdade kkkk
Sim, eu marquei muitas passagens nesse livro
Pelo título, a gente já espera o "melhor", sempre rs
ResponderExcluirÉ super normal criar expectativas.
Eu confesso que todos os livros da Trama me prendem a atenção. A Editora chegou quietinha e como traz gêneros que amo demais, diagramação perfeita e oh, uma fonte super confortável aos olhos, eu vivo namorando todos os livros.
Primeira resenha e mesmo com essa lentidão, eu senti muita vontade conhecer.
Até para saber se deu tudo errado ou sim rs
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Olá Angela
ExcluirSim. Eu esperava mais desse livro kkkk. Até agora, só tiveram dois livros que li deles que não gostei muito. Vale conhecer sim, espero que tenha dado certo kkkk
Bjs
Olá
ResponderExcluirQue pena que em alguns momentos a leitura se mostra repetitiva. Mas traz um enredo super atual que é como utilizamos as redes sociais.
Olá Eliane
ExcluirSim, tem um tema bem pertinente nesse livro
Eu to bem curiosa em ler esse livro!!
ResponderExcluirGosto quando nos livros atuais se falam das redes sociais ou de como esta a comunicação hoje, de alguma forma.
Enfim, espero gostar do livro quando ler!
Olá Ariela
ExcluirEspero que tenha lido e gostado viu. Eu marquei muitas passagens sobre isso nesse livro. Curiosamente foi o livro que mais marquei post-its kkkk
Sei que o começo de muitos livros não pega o litor de cara, mas li aquela cortesia que a editora distribui e não fiquei com vontade de continuar.
ResponderExcluirEssa mudança de ponto de vista com olhares parecidos deve tornar a leitura meio cansativa mesmo.
Danielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Olá Danielle
ExcluirNão sabia dessa cortesia. Sim, acho que essa mudança de ponto de vista foi o que mais prejudicou. Ficou repetitivo.
Fábio!
ResponderExcluirGosto quando traz passado e presente, mas entendo como fica cansativo quando a mesma história é contada, embora seja de pontos de vista diferentes, até isso gosto, porque entendemos melhor o que cada uma pensa a respeito do fato.
Mas como falou, poderia ser um pouco mais dinâmico.
cheirinhos
Rudy
Olá Rudy
ExcluirSim, mas nesse caso ela repetia a passagem inteira. Teria sido muito mais vantajoso colocar os pontos de vista no mesmo capitulo, talvez funcionasse melhor.
Bjs
Olá! Ahhh que a história tinha tudo para agradar hein, ainda mais com essa critica as redes sociais e o quanto as pessoas acabam se expondo e criando, as vezes, realidades alternativas, enfim, não se pode ganhar todas né, já li um livro com pontos de vistas diferentes da mesma cena e é realmente bem cansativo, principalmente quando isso acaba não acrescentando nada de novo, mas mesmo com todas as ressalvas, fica sempre a vontade de conhecer a história e principalmente o desfecho, ainda mais por ser um gênero que não leio tanto.
ResponderExcluirOlá Elizete
ExcluirSim, pena que não foi tão boa quanto eu esperava. Mas vale conhecer sim e as criticas são bem feitas.