Nina é uma jovem que vive aplicando golpes em pessoas ricas. Seus alvos são escolhidos através do Instagram, onde as vítimas acabam anunciando toda sua vida pelas fotos e vídeos que fazem.

Nina se aproveita de seu conhecimento em história para marcar as peças valiosas e no futuro invadir a casa da pessoa, roubar e revender. Mas ela está cansada disso, querendo que seu último golpe seja justamente o último. Como golpe do destino, sua vítima perfeita acaba surgindo "na forma" de Vanessa, uma pessoa cujo passado está ligado ao de Nina, criando a oportunidade perfeita para ela dar o golpe e ainda conseguir vingança. Mas será que vai dar certo?

Vou começar logo dizendo que eu esperava mais desse livro. Ele é ruim? Não. É bom? Também não. Caí no golpe da expectativa? Talvez.

Toda a história de golpe e jogo de gato e rato entre Nina e Vanessa me passou a ideia de um livro mais dinâmico, no estilo 8 mulheres e 1 segredo. Mas o que acontece é uma trama mais parada, dividida entre passado e presente e que poderia ser muito mais enxuta do que é. Boa parte disso é o fato do livro ter capítulos divididos entre pontos de vista das duas, mas que muitas vezes se repetem. Como assim? Às vezes um acontecimento de Nina se repete no capítulo de Vanessa, só que com o ponto de vista dela. Não muda muita coisa e vira e mexe você fica com a sensação de estar lendo a mesma coisa e fica cansativo.


Em compensação, as partes da Nina são bem interessantes e mais dinâmicas, enquanto as da Vanessa nem tanto, porém, a Vanessa faz a gente refletir sobre a questão da vida social que a gente leva e quão fútil ela pode ser.

Pra mim é o ponto principal, é o melhor do livro, o fato de fazer críticas às redes sociais, ao estilo de vida das pessoas que se transformam nelas e também das máscaras que usamos na vida no geral. Acho que a ideia toda foi interessante, mas poderia ter melhorado um pouco na execução, principalmente nos plot twists que, na minha opinião, foram bem óbvios.

Mas acreditem, eu recomendo o livro! Primeiro pelo fato de que, durante a leitura coletiva, algumas pessoas gostaram bastante. E segundo que acho que para ler de forma descontraída, sem compromisso, ele é muito válido. Só alerto para não colocar expectativas, pois aí você não corre o risco de se decepcionar.

Título: Mentiras e Desejos
Autora: Janelle Brown
Editora: Trama
Páginas: 488
Ano: 2021 (2020 no original)
Compre: aqui

14 comentários:

  1. No final quem cai no golpe é o leitor kkk
    Enfim, por mais que seja cansativo, a crítica social contida no livro é super válida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chelle

      Verdade kkkk
      Sim, eu marquei muitas passagens nesse livro

      Excluir
  2. Pelo título, a gente já espera o "melhor", sempre rs
    É super normal criar expectativas.
    Eu confesso que todos os livros da Trama me prendem a atenção. A Editora chegou quietinha e como traz gêneros que amo demais, diagramação perfeita e oh, uma fonte super confortável aos olhos, eu vivo namorando todos os livros.
    Primeira resenha e mesmo com essa lentidão, eu senti muita vontade conhecer.
    Até para saber se deu tudo errado ou sim rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela

      Sim. Eu esperava mais desse livro kkkk. Até agora, só tiveram dois livros que li deles que não gostei muito. Vale conhecer sim, espero que tenha dado certo kkkk

      Bjs

      Excluir
  3. Olá
    Que pena que em alguns momentos a leitura se mostra repetitiva. Mas traz um enredo super atual que é como utilizamos as redes sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane

      Sim, tem um tema bem pertinente nesse livro

      Excluir
  4. Eu to bem curiosa em ler esse livro!!
    Gosto quando nos livros atuais se falam das redes sociais ou de como esta a comunicação hoje, de alguma forma.
    Enfim, espero gostar do livro quando ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariela

      Espero que tenha lido e gostado viu. Eu marquei muitas passagens sobre isso nesse livro. Curiosamente foi o livro que mais marquei post-its kkkk

      Excluir
  5. Sei que o começo de muitos livros não pega o litor de cara, mas li aquela cortesia que a editora distribui e não fiquei com vontade de continuar.
    Essa mudança de ponto de vista com olhares parecidos deve tornar a leitura meio cansativa mesmo.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle

      Não sabia dessa cortesia. Sim, acho que essa mudança de ponto de vista foi o que mais prejudicou. Ficou repetitivo.

      Excluir
  6. Fábio!
    Gosto quando traz passado e presente, mas entendo como fica cansativo quando a mesma história é contada, embora seja de pontos de vista diferentes, até isso gosto, porque entendemos melhor o que cada uma pensa a respeito do fato.
    Mas como falou, poderia ser um pouco mais dinâmico.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy

      Sim, mas nesse caso ela repetia a passagem inteira. Teria sido muito mais vantajoso colocar os pontos de vista no mesmo capitulo, talvez funcionasse melhor.

      Bjs

      Excluir
  7. Olá! Ahhh que a história tinha tudo para agradar hein, ainda mais com essa critica as redes sociais e o quanto as pessoas acabam se expondo e criando, as vezes, realidades alternativas, enfim, não se pode ganhar todas né, já li um livro com pontos de vistas diferentes da mesma cena e é realmente bem cansativo, principalmente quando isso acaba não acrescentando nada de novo, mas mesmo com todas as ressalvas, fica sempre a vontade de conhecer a história e principalmente o desfecho, ainda mais por ser um gênero que não leio tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete

      Sim, pena que não foi tão boa quanto eu esperava. Mas vale conhecer sim e as criticas são bem feitas.

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.