Quando vi a capa desse livro e o título, fiquei curiosa para ler a obra; quando li a sinopse, a curiosidade apenas aumentou. O local onde acontece a trama é em Paris, no século XVIII, mais precisamente em 1761. Nosso querido personagem é Nicholas Le Floch. Sua história é bastante sofrida desde cedo. Aos quinze anos de idade ele ficou órfão e então Marquês Rareuil, seu padrinho, prestou-lhe os devidos cuidados.

A história é muito densa por ser carregada de sofrimento. Enquanto lemos a obra, desejamos que Nicholas seja um homem de sucesso em todas as suas áreas. Porém, é em seu lado sentimental que a coisa não anda tão bem quanto gostaria. Ele se apaixonou por Isabelle, por quem não poderia nutrir nenhum sentimento além de amizade. Isabelle é filha de seu padrinho e este jamais aceitaria a relação dos dois.

Após alguns anos, Marquês o envia para Paris, onde a história toma o devido rumo e tudo passa a acontecer. Nicholas é encarregado de uma investigação pelo superintendente-geral da polícia da cidade de alguns documentos do Rei que precisam ser encontrados. Não obstante, ele terá de investigar o desaparecimento do delegado, o Sr. Lardin. Ele está desaparecido há três dias e ninguém, sequer, tem notícias de seu paradeiro.

“Uma jovem disfarçada precipitou-se para Nicolas; depois de beijá-lo, murmurou ao seu ouvido 'você é triste como a morte' e lhe ofereceu a máscara grotesca de um esqueleto” (p.56).

Não se sabe, mas será que existe relação entre o desaparecimento dos documentos do Rei e do Sr. Lardin? Isso será respondido apenas com a leitura ávida dessa obra. É no decorrer da trama que podemos observar as podridões e as perversidades que Nicholas irá se deparar. Um delegado corrupto, sua esposa uma ex prostituta e que, além disso, tinha vários casos. Um ciclo interminável de podridão, com a presença de um corpo na Rua dos Blancs-Manteaux, além de um carrasco, espiões e uma teia sem fim desse labirinto da corrupção.

Quando desvendamos as sujeiras das pessoas, consideraríamos como algo normal. Mas e se essa pessoa for alguém por quem você tem um grande apreço? Aí a coisa muda de lado e o que era para ser apenas uma descoberta, torna-se algo intenso e apavorante. Nicholas verá que ele não pode confiar em ninguém, até mesmo em sua própria sombra.

A descrição do autor sobre os cenários é algo magnífico e esplêndido. Parece que embarcamos em Paris e estamos desvendando o assassinato juntamente com Nicholas. Sem falar na descrição dos cadáveres que Parot faz de modo imensurável.

“As pessoas ficam rebentando e é então que têm maior vontade de verter, é a vida. É também quando eu tenho mais lucro” (p.165).

A diagramação da obra permanece a mesma e é bastante confortável. No início de cada capítulo, somos brindados com várias frases. Isso torna a leitura mais curiosa ainda do que poderia ser. A capa eu achei linda, bem coisa da época do livro mesmo, e um típico jogo de apostas, como não poderia faltar.

Antes de ler esse livro, nunca tinha tido acesso algum com obras do autor e, para ser sincera, fiquei admirada com sua escrita e com a forma que ele envolveu tantos personagens nesse trabalho. Se você gosta de histórias mirabolantes, com finais imprevisíveis e uma bela pitada de emoção, você não pode deixar de ler esse livro. Faço uma aposta fatal contigo!

Título: Aposta fatal
Autor: Jean-François Parot
Editora: Vestígio
Páginas: 384
Ano: 2014
Compre: aqui

9 comentários:

  1. Olá.
    Não conhecia o livro
    Gostei da indicaçâo pois tem todos os elementos que gosto em um livro .Parece ser um livro que possuiu muitas surpresas e reviravoltas.

    ResponderExcluir
  2. NATY!
    Não conhecia o autor.
    Mas só em ver que se passa em Paris do século XVIII, com ambientação bem descrita e todo mistério e suspense que envolve o enredo, já da aquela vontade de ler.
    Sem contar que a capa é maravilhosa!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Também não conhecia o autor, mas já quero!
    Que aventura hein o Nicholas passará.
    Mas achei interessante, todos esses personagens tão diferentes dos habituais bonzinhos que estamos acostumados.
    Parece ser daqueles que vamos lendo no embalo para descobrir todos os segredos logo!
    Vai pra lista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. A editora Vestígio nos presenteou com essa obra enigmática,com um protagonista carismático, pelo qual torcemos mas que se vê envolvido em uma trama sórdida, onde além de provar seu valor, terá que encarar verdades dolorosas e não se contaminar com a podridão

    ResponderExcluir
  5. Como não tinha visto ou lido nada a respeito do livro, estou eu aqui surpresa e encantada com todo o enredo.
    Fiquei curiosa demais em relação aos cenários e esse colocar o leitor dentro da história, como se fizesse realmente parte de tudo, da investigação principalmente!
    Com toda certeza, vai pra listinha de muito desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  6. Esse quote me lembrou um pouco do fase do romantismo, do romance gotico, q eu amo. Nao conhecia o autor tb, mas fiquei bem curiosa com essa leitura. Amor proibido, um suspense, acho que vou gostar dessa historia e dos personagens. Adorei a capa!!

    ResponderExcluir
  7. Mulher, nunca tinha ouvido falar desse livro e desse autor! Estou aqui encantada com a premissa e louca pra ler! É cedo para me apaixonar pelo Nicholas? rsrs
    Amei o post
    Beijinhos
    Tati
    https://www.conclusoesliterarias.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Me fez lembrar um pouco de Dan Brown, só que sem a conexão com a religião.
    Deve ser daqueles livros que a investigação fica cada vez melhor, e fica difícil parar de ler.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eita que é a primeira vez que me deparo com esse livro, confesso que não conhecia o autor, mas depois de uma resenha dessas, fica difícil não querer mudar isso, ainda mais com tantos mistérios a serem resolvidos.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.