Pudim

Iniciamos o livro com a narração de Millie, que se sente afastada das amigas. A única que ela continua com uma grande amizade é Amanda, esta segue vivendo entre Millie e algumas paqueras que surgem no caminho.

Pensando nessa falta de companheirismo, ela resolve recriar o grupo das garotas, como uma forma de aproximar novamente todas, cada semana uma festa do pijama na casa de uma delas e assim reconstituir o vínculo perdido com o tempo.

Do outro lado da narrativa temos a líder de torcida Callie que está totalmente focada em chegar aos nacionais, inclusive se a ida dependesse só delas com certeza ela iria, mas um grande evento envolve patrocinadores e o único em potencial que as meninas tinham acaba de cancelar o patrocínio.

O patrocínio em questão vinha da academia dos tios de Millie que, após perder uma parceria, ficou com poucos alunos e não daria para manter sua palavra com as shamrocks, e é aí que tudo começa a dar errado. As líderes de torcida só querem vingança por ter seu sonho abalado por conta de uma academia e resolvem pregar uma peça que dá muito errado.

Inicialmente era só para causar sujeira e revolta, mas as coisas fugiram do controle e a academia foi totalmente depredada. Para piorar, a única pessoa reconhecida por Millie na delegacia tinha sido Callie e acabou sendo a única a pagar o preço por não querer entregar as amigas.

Pudim

De castigo e longe de tudo e todos, Callie começa a trabalhar na academia em troca de não ser fichada na polícia e é lá que ela e Millie se aproximam. O início como vocês podem imaginar é um verdadeiro desastre, são dois mundos completamente diferentes, mas gradualmente Callie começa a fazer parte do clube das meninas do qual ela nunca imaginou nem falar.

No livro anterior, Dumplin temos uma narrativa da personagem Willowdean que inclusive se faz presente nesse segundo livro que divide a narrativa entre Millie e Callie que também eram personagens secundárias no primeiro livro.

O livro trata de gordofobia e bullying do jeito que eu gosto, com responsabilidade e de forma natural. A personagem principal Millie sabe que é gorda, mas o mundo dela não gira sobre isso, muito pelo contrário, ela sabe que isso não determina como deve viver ou agir. Ainda por cima dá de dez a zero nos personagens que querem fazer bullying com ela!

Trazendo para Callie, apesar de não ser uma pessoa que faz bullying, ela compactuava com isso, na verdade, eu percebi que ela vivia no mundo dela sem ligar muito para os outros que estavam fora de sua bolha. Apesar dela não ter mudado sua personalidade, a qual tenho que dizer que adorei isso, ela se torna uma pessoa com um olhar muito mais amplo. Afinal, ela não precisava mudar quem ela era, mesmo após perder tudo que julgava importante em sua vida, ela se manteve forte! Ela só precisava enxergar além de seu mundo.

Apesar de ter adorado o livro, ele demorou um pouco para me envolver na narrativa. Os diálogos são bem fundamentados e a construção da história foi tomando um rumo natural que já se esperava para a trama sem grandes surpresas!

Para quem gosta de livros com esse tipo de temática, vale a pena ler Pudim e não necessariamente precisa ler na ordem! Apesar dos personagens aparecerem nos dois livros, são histórias distintas!

Título: Pudim (exemplar cedido pela editora)
Autora: Julie Murphy
Editora: Valentina
Páginas: 368
Ano: 2021
Adquira: aqui

18 comentários:

  1. É um livro que quero muito.
    Amei Dumplin e quando soube de Pudim, torci para que a editora o trouxesse logo.
    A forma como a autora trata as pessoas gordas e tudo o que elas precisam enfrentar é muito boa pois é bem real, sem ser didática, ela mostra a realidade com muita sensibilidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Chelle! Também adoro a forma como Julie aborda o assunto! Ela não fica privando o personagem de fazer as coisas por ser gorda. Afinal ela é uma pessoa e pode fazer o que quiser!

      Excluir
  2. Oi, Mayana! Gosto muito de histórias que trazem esses encontros improváveis e daí surge uma relação cheia de significados, onde ambos se ajudam. A amizade entre Millie e Callie parece bem isso. E é bem legal saber que a autora abordou temas tão importantes de forma natural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari! Sim eu também adorei a amizade improvável delas kkkkk. Apesar de serem bem diferentes elas tem propósitos parecidos, sempre buscar coisas melhores para elas e para as pessoas próximas!

      Excluir
  3. Eu não li nem Dumplin ainda rs só vi o filme duas vezes, pois amei tanto, tanto!!!
    Esse livro é muito desejado, acho que pela amizade, pela recuperação do vínculo e claro, representatividade que é mais que importante!
    Espero ler ambos este ano!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa! Os livros são maravilhosos, vale a pena a leitura! ambos abordam assuntos delicados com responsabilidade e leveza. Também já vi o filme e gostei bastante!!

      Excluir
  4. Por mais que nao precise ler na ordem ainda prefiro, ate vi o filme e gostei bastante e a curiosidade com o livro ainda ficou entao espero gostar de ambas as historias.
    Gosto dos temas que se aborda nos dois, a representatividade tb... acho que vou gostar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que também prefiro ler na ordem! Adoro livros com representatividade e o filme também foi muito bom!!!

      Excluir
  5. Eu tenho o ebook do livro Dumplin, mas nunca sentir interesse em ler, até já li algumas resenhas que também não me motivaram, tinha visto esse lançamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Alecia. Mais aproveita que já tem para iniciar kkkk quem sabe você gosta! Tem algumas resenhas que realmente desmotiva, infelizmente.

      Excluir
  6. Ola
    Já tinha visto esses livros mas não sabia do que se tratava .Gostei da premissa Gostei da autora ter trazido de forma natural a representatividade gorda. Aliás precisamos de mais livros com personagens assim .Sinto que esse tema ainda não interessa a maioria dos autores infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane!!! Sim! Com certeza precisamos, inclusive se for escrito com responsabilidade como esse melhor ainda!! Infelizmente também tenho essa sensação.

      Excluir
  7. Mayana!
    Embora goste da temática, não li o primeiro e não li esse ainda, mas admiro muito a personalidade da protagonista, já que não se importa com a opinião de outras pessoas.
    E ver que ela quer defender as amigas, a torna ainda uma pessoa mais especial.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Tenho curiosidade de ler os livros por conta da personagem que é bem resolvida. Acho que são livros que podem ajudar muitas pessoas no quesito auto aceitação.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Parece ser uma estória com muitos ensinamentos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, e acredito que seria uma boa opção de leitura. Mesmo tendo assuntos importantes como bullying e gordofobia, a autora parece tratar de forma que traz uma lição para os leitores. Mesmo que os livros de sequência possam ser lidos independentemente, ainda acho que entrega muito, tirando as surpresas do anterior; por isso sempre prefiro ir pela ordem.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Mais uma daquelas histórias que surpreendem positivamente e trazem assuntos importantes, mas de maneira mais leve, estou bem curiosa em relação a história, ainda mais por só ouvi (ler) coisas boas em relação a ela.

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    O filme Dumplin eu amei, quero ler agora esses dois livros.
    Parece ser uma narrativa leve, mas que traz assuntos importantes.
    Ler sobre o bullying é difícil. Mas sempre tem que ser discutido.
    As meninas parecem que vão aprender muito e mudarem seus conceitos.
    E gostei também que elas não mudaram suas personalidades. Porque na vida estamos em constante aprendizagem né.
    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.