Sombras Ocultas - A Vingança

Muito tempo atrás, uma grande guerra conhecida como Década Sangrenta aconteceu. Muitos morreram, mas o inimigo foi vencido e a paz foi alcançada. Esse tempo de calmaria durou alguns bons anos e apesar de a maioria das pessoas acharem que ela não poderia acabar, alguns ainda se mantinham em alerta, temendo que as sombras ocultas retornassem.

Essa cautela se mostrou benéfica, pois coisas estranhas e ataques inesperados começaram a acontecer ao redor do continente e tudo indica que o mal que os assolou no passado, está voltando em busca de vingança.

Essa é basicamente a introdução do primeiro livro de Sombras Ocultas, escrito por Pedro P. R. Aqui nós vamos acompanhar uma história que não é focada em um único personagem, mas sim em vários pontos de vista. Alguns desses personagens têm seus enredos separados, mas outros acabam por se encontrarem eventualmente, mostrando como a história está bem interligada.

Entre eles estão Adrian, um jovem que é mandado por seu avô para a capital, sem que ele saiba exatamente o motivo. Fennon, o conde governante que compartilha um passado com o avô de Adrian. Camilla, filha do conde e que está aprendendo a utilizar magia, entre outros.

Apesar de a história de alguns tomarem rumos interessantes, admito que não me apeguei a nenhum personagem, pelo menos não nesse primeiro volume. Em contrapartida, todos eles são bem explorados, seja em sua história ou em como sua personalidade vai mudando no decorrer dos acontecimentos da trama.

Sombras Ocultas - A Vingança

Outra coisa que me incomodou um pouco foram os nomes, onde a mistura de nomes me deu um pouco de agonia, como misturar Fennon com Pablo, ou Garam com Jessica. Não é nada que atrapalhe a leitura, mas muitas vezes me passava uma noção estranha, onde seria melhor escolher apenas nomes comuns ou nomes mais fantásticos para os personagens.

Uma coisa que o autor faz bem é a descrição das lutas. O livro conta com muitas batalhas e situações de perigo para os personagens e felizmente elas são bem descritas. É fácil imaginar a cena lendo, o que melhora a imersão da história. Magos, monstros, espadas, arqueiros, tudo se mistura nessas cenas, mas sem confundir o leitor.

Outro ponto legal é a magia, que apesar de não ser totalmente desenvolvida (afinal, é só o primeiro livro), é introduzida e explica alguns conceitos de forma interessante. A mesma coisa são as criaturas, onde não sabemos como algumas “entidades” que acompanham alguns vilões surgiram ou quem são, deixando boas perguntas para os próximos volumes e aumentando a curiosidade do leitor.

Sombras Ocultas é um bom livro nacional de fantasia e merece a leitura. Já tinha lido outras obras do Pedro e vejo que tem grande potencial. Recomendo muito que deem uma chance para essa obra.

Sombras Ocultas - A Vingança

Título: Sombras Ocultas - A Vingança (exemplar cedido pelo autor)
Autor: Pedro P. R.
Editora: PenDragon
Páginas: 280
Ano: 2022
Adquira: aqui

9 comentários:

  1. Uma trama intricada e interessante. Que envolve o leitor. Essa questão dos nomes é complicada mesmo e pode até confundir

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fábio! Fantasia nacional muito interessante. Gostei dessa mistura de magos, monstros, espadas e arqueiros dividindo as cenas de batalhas. E o destaque na narrativa para diversos personagens também me agradou.

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Achei a trama diferente por não se deter em um personagem. Espero que todos tenham sua importância dentro da obra
    Mais uma boa dica de leitura nacional. Não sou muito fã de fantasia mas espero que o autor tenha sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Fábio!
    Parece um livro com uma trama diferenciada.
    Sempre fico me perguntando (em outros livros) onde os autores descobrem alguns nomes e ver que aqui, tem uma junção de alguns, deve ser estranho.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Bem diferente do dito tradicional!Confesso que não tinha lido ou visto nada sobre o livro, mas como amo fantasia, fiquei bem envolvida. Essa mistura dos nomes é irritante rs
    Mas por ser apenas o primeiro livro, quem sabe o autor não seja preparando bem mais para o próximo?
    Deu vontade ler sim!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Achei interessante. Pois parece ser uma fantasia daquelas eletrizantes, cheias de reviravoltas e lutas.
    Tô precisando de algo assim, já que tô enjoando de ler tantos romances KKKkk
    E bom que é nacional.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Gosto de ler livros com vários pontos de vista sinto que a história fica mais interessante e fácil de ler.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de fantasia e muitos desses erros são comuns infelizmente. Várias vezes já terminei o livro sem me apegar a nenhum personagem, nem herói nem vilão. Imagino que essa mistura de nomes realmente tenha soado estranha. Mas o fato de conseguir desenvolver as cenas de luta é um bom ponto positivo, afinal sabemos que não é fácil nos fazer sentir dentro das batalhas. Não conhecia o livro, mas fiquei interessado.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Muita coisa me deixou feliz lendo essa resenha, afinal estamos falando de fantasia e isso por si só já é ótimo! Apesar das ressalvas me deixarem um pouquinho apreensivas, no geral gostei muito de conhecer mais essa história, acho que ela é um ótimo começo para se apaixonar por esse universo.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.