Herdeiros do tempo

A Dra. Avrana Kern está próxima de completar seu trabalho de terraformação de um planeta. Com a ajuda de um poderoso vírus, macacos serão lançados em um planeta preparado especificamente para eles e, com o tempo, esse vírus vai ajudar na aceleração da evolução da espécie, preparando-os para o futuro, quando a humanidade vier da Terra.

O problema é que um ataque terrorista acontece e todos os animais acabam morrendo. Ainda assim, o processo de evolução não foi perdido já que, apesar da morte dos mamíferos, existiam outras criaturinhas que acabaram sobrevivendo e sendo afetadas pelo vírus, mudando o rumo de toda a evolução.

Herdeiros do Tempo merece todos os prêmios que ganhou. O livro trata de vários assuntos, fazendo paralelos com a humanidade, só que simplesmente através de aranhas. Durante a leitura e a observação da evolução dos aracnídeos, é possível fazer paralelos com a nossa própria evolução, mostrando como a sociedade vai se desenvolvendo e evoluindo, o período de interação com outros da mesma espécie, trabalho em grupo, desenvolvimento de tecnologia, conquistas territoriais e muito mais.

A diferença é que apesar de algumas semelhanças, as aranhas se mostram mais coletivas e dispostas a se ajudar, enquanto a humanidade parece apenas viver através de conflitos e individualismo.

No livro, temos uma alternância de pontos de vista entre capítulos dedicados às aranhas e outros aos poucos humanos que restaram da Terra e estão em busca de um planeta novo para morar. Isso mostra perfeitamente esse antagonismo entre espécies.

Se você não for fã de aranhas, com certeza esse livro vai lhe ajudar a pelo menos mudar a sua percepção sobre elas. É impossível ler esse livro e não se afeiçoar a Portia, Bianca ou Fabian, as três criaturinhas principais da história (e seus descendentes).

Os capítulos deles são os melhores e o leitor com certeza vai ficar esperando por eles. Imaginar todas as cenas é algo bem interessante, principalmente quando você lê que tem aranhas usando paraquedas.

Esse livro é muito mais do que uma simples resenha pode contar. Ele tem um trabalho de pesquisa incrível, um processo de construção melhor ainda e muitas críticas sociais que vão fazer você terminar o livro refletindo. O bom é que tudo isso é feito de um jeito divertido, que prende o leitor, sem linguagens difíceis que possa lhe deixar perdido.

Eu só posso recomendar esse livro que com certeza foi um dos meus favoritos e candidato a top 5 das melhores leituras do ano.

Título: Herdeiros do Tempo (exemplar cedido pela editora)
Autor: Adrian Tchaikovsky
Editora: Morro Branco
Páginas: 520
Ano: 2022 (Ano original 2015)
Compre: aqui

7 comentários:

  1. Oi, Fábio! Que enredo interessante! Achei curioso essa questão de podermos traçar paralelos entre a nossa evolução e a das aranhas. E eu adoro esse tipo de leitura, com temática que nos faz refletir sobre o nosso papel na Terra e se seria possível vida além daqui. Não conhecia e fiquei bastante interessada.

    ResponderExcluir
  2. Pode até ser interessante e fazer paralelos com a sociedade e humanidade maaaaas tenho ojeriza a esses seres e não conseguiria ler não

    ResponderExcluir
  3. Dei aquela olhadinha pro alto caçando aranhas rs sou fascinada por elas e as salvo direto e reto rs eu e Rafaela procuramos salvar todas aqui de casa.
    Adorei visualizar elas de paraquedas rs
    Não me lembro de ter lido nada sobre o livro, mas com certeza, já vai pra listinha de muito desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Olá! Confesso que fiquei um pouco confusa com o enredo e como não sou muito fã de aranhas, acabei torcendo o nariz quase que completamente pela história, mas ai lendo a resenha mais atentamente até deu vontade de ler e entender melhor o porque de tantos prêmios, sem falar que vai ser interessante acompanhar uma leitura tão diferente assim.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fabio!
    Não sou fã de aranhas rsrs, e ficção científica até leio, mas só quando vêm com um toque de romance :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Confesso que ja tinha visto resenha em video sobre o livro, pq gosto muito de livvros da editora e desanimei um pouco com a questao de aranhas na historia... eu no momento igual o ron de hp "pq nao borboletas???"

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Logo perguntei
    Por que as aranhas? Embora seja um livro que traça um paralelo sobre a humanidade e esses seres , não fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.