As mentiras que os homens contam

Veríssimo é conhecido por muita gente, porém, poucos são aqueles que conhecem suas obras. Já li apenas suas crônicas e preciso mudar isso imediatamente.

Esse livro é uma série de crônicas do autor e que vai fazer o leitor rir do início ao fim. Não foi o melhor livro lido, claro, mas a maneira como Veríssimo trata das mentiras é impossível não acreditar em algumas. Não é novidade para ninguém que os homens mentem e nem tão bem, por sinal.

“O que seria deste país se Dom Pedro I tivesse se atrasado no dia 7 em algum cabeleireiro, fazendo massagem facial e cortando cabelo à navalha? E se tivesse gritado, em vez de ‘Independência ou morte’, ‘Independência ou Alternativa Viável, Levando em Consideração Todas as Variáveis!’?”.

Existem diversas histórias sobre as ideias que os homens usam para mentir. Muitas delas são possíveis das pessoas ouvirem em uma esquina, na escola, faculdade, trabalho e, adivinhem, até mesmo pelo próprio namorado. Acreditem se quiser. É uma mais descabida que a outra, mas elas existem e estão constantemente ao nosso redor buscando apenas um ouvido inocente.

O legal é que algumas mulheres conseguem contornar a situação tão perfeitamente que o homem acha que está enganando-a, porém, na verdade, ele está sendo enganado. O livro não apela e nem quer menosprezar a classe feminina e nem tampouco sobressair a masculina. Acredito que Veríssimo quis usar de humor com as mentiras ouvidas por aí e até mesmo faladas pelo próprio autor; quem sabe?
“Quis o destino, que é um gozador, que aqueles dois se encontrassem na morte, pois na vida jamais se encontrariam”.
Acreditem ou não, mas e se disserem a vocês que essas distorções faladas por eles são apenas para o nosso próprio bem, vocês relevariam? Ele declara que alguns homens argumentam que mentem para nos proteger, porque querem apenas o nosso próprio bem. Será? Há quem concorde, há quem discorde, há quem não aceite e aqueles que querem matar o indivíduo, assim como eu faria.

Acredito que mentir é algo que não vale a pena em hipótese alguma. Vocês podem até achar que é bom, no primeiro momento. Porém, quando a pessoa “enganada” descobre a verdade, não há quem faça a confiança voltar ao patamar anterior. Isso é apenas uma questão de lógica. Afinal, quem mente uma vez poderá mentir outras e o ciclo nunca termina, pois o mentiroso pensará que nunca será pego e vai se sentir confortável com essa situação.
“Os verdadeiros cavalheiros eram os que enganavam as mulheres. Os calhordas diziam, abjetamente, a verdade”.
O livro é engraçado e nos proporciona um momento de diversão, mas não é algo que nos acrescenta em muita coisa, além de sabermos as mentiras mais corriqueiras usadas pelos homens. Tirando isso, o livro não vai acrescentar muita coisa ao leitor, mas vale a pena conhecer.

Título: As mentiras que os homens contam
Autor: Luis Fernando Verissimo
Editora: Objetiva
Ano: 2000
Páginas: 168
Adquira: aqui

6 comentários:

  1. Meu contato com Veríssimo é tão pequeno, que afirmo que não me recordo das crônicas que li há um tempo bem distante e contos.
    Uma pena, pois esse lado cômico dele sempre agradou né? Ouso dizer que hoje em dia, mulheres tem feito da arte de mentir, pontos fortes rs mas isso seria tema para outro livro, mais atual!!!
    Claro que já adorei a indicação!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Naty! Adoro crônicas! E, mesmo sabendo que o livro não tem muito a acrescentar, fiquei interessada em conhecer e me divertir com todo esse lado cômico que o autor utiliza.

    ResponderExcluir
  3. Nao conhecia o livro confesso.
    Parece ser uma leitura divertida, pra se distrair de outras mais pesadas.
    Gostei da dica!

    ResponderExcluir
  4. Veríssimo é um gênio. Usa do humor para fazer críticas, para falar do cotidiano.
    Li na época da escola e até hoje lembro, o que é bem raro kkkk, de ter lido O Nariz e Outras Crônicas.
    Com certeza As Mentiras vai entrar na wishlist

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eita que essa é apenas a parte 1 né?! Até porque pouco mais de 160 páginas não seria suficiente para elencar todas as mentiras que os homens contam, talvez seja um compilado apenas com as melhores (ou seria piores), brincadeiras a parte, meu contato com o autor também se deu por meio de crônicas, lá no meu tempo de faculdade (já faz um tempinho) e apesar de não acrescentar muito, acredito que pelo menos umas boas risadas estão garantidas.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Não conheço a escrita do autor,(pode ser que tenha lido algo dele mas não lembro) Parece que o livro tem mesmo a função de só divertir.não é para levar a sério.Que bom .Boa dica.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.