Saci, Mula Sem Cabeça, Iara, entre outras, todas são lendas do folclore brasileiro muito bem conhecidas, mas você conhece alguma lenda Argentina?
Uma dessas histórias conta a lenda de Zapam Zucum, uma mulher descrita como tendo cabelos escuros, olhos brilhantes e o que talvez seja sua característica mais marcante é o fato de possuir grandes seios que tanto podem alimentar os necessitados como também podem punir aqueles que merecem.
Essa é justamente a lenda retratada nesta HQ criada por Rodrigo López, o mesmo escritor Herbert West - Carne Fresca. Aqui, a história vai se passar durante um único dia, nos meados dos anos 1500, onde o que parece ser um colonizador acaba matando um nativo argentino e deixando dois bebês para morrer no meio do deserto. E é aí que aparece a figura de Zapam Zucum.
Qualquer coisa que eu diga além disso vai ser spoiler. A HQ é boa, porém, é muito curta e sem diálogos, o que acaba deixando a leitura mais dinâmica ainda. Isso pode ser uma coisa boa ou ruim, nesse caso achei um pouco dos dois. Foi ruim pois você acaba lendo em pouquíssimos minutos e fica a sensação de que queria mais e para alguns, talvez até pareça que é apenas a retratação de uma única cena de algum texto.
Mas, em compensação, é possível parar para aproveitar as ilustrações e identificar as entrelinhas do texto, pois, apesar de ser a retratação de uma lenda, ela permite que o leitor possa observar assuntos relevantes. Isso é bem explicado no prefácio da Luiza Lemos, que complementa a HQ no início.
Em resumo, Zapam Zucum é uma boa HQ, que poderia contar com um pouco mais de complemento, mas que ainda assim é interessante. Seus traços são bem característicos do autor e é fácil identificar sua marca. Recomendo a HQ, mas acho que podem esperar por uma promoção que venha mais em conta.
Título: A Lenda de Zapam Zucum
Autor: Rodrigo López
Editora: Tábula Editora
Páginas: 56
Ano: 2023
Compre: aqui
Um personagem do folclore argentino!E olha que começo para se aprender!!! Nunca tinha visto ou ouvido falar, mas senti bem o que você citou acima: a necessidade de mais, de saber mais.
ResponderExcluirQuase um conto rs mas mesmo assim, quero ler e apreciar as ilustrações!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Com certeza uma HQ em que o leitor usa a imaginação para criar os próprios diálogos.
ResponderExcluirNão conhecia essa lenda Argentina e vou procurar mais detalhes sobre ela
Chance extra. Comentei no ig. Antes que o café esfrie 2
ResponderExcluirComentei no lugar errado, perdão
ExcluirFabio!
ResponderExcluirJá achei esquisita a capa e com sua observação de que, a leitura é rápida e dá a impressão que ficou faltando algo, questionável a leitura, embora conhecer novos folclores, seja interessante.
cheirinhos
Rudy
Olá
ResponderExcluirNão conheço nenhuma lenda argentina ,para quem gosta de HQ é uma grande oportunidade de conhecer, embora que de maneira rápida uma das lendas do país vizinho.
Oi, Fábio! Que interessante essa abordagem a uma lenda do folclore argentino! Fiquei curiosa. E uma história que se passa apenas em um dia. Talvez teria mais espaço pra explorar essa temática com mais detalhes. Fiquei com vontade de conferir as ilustrações.
ResponderExcluir