Depois de todas as revelações do primeiro livro, a Floresta Glipwood foi o local onde a família Wingfeather se abrigou para escapar dos perigosos Fangs que os perseguiam. Mas esse não é um refúgio que irá durar por muito tempo, já que eles precisam descobrir o que fazer e o mais sensato é seguir para o norte, para as Pradarias de Gelo. Além disso, a floresta não parece ser mais um esconderijo tão bom, já que algumas surpresas os aguardam.
O primeiro livro da série Wingfeather serviu para montar a base da história, introduzindo os personagens, os perigos que o rondam e os motivos para isso, deixando a história mais introdutória, porém, deixando também um gostinho de curiosidade pelo que viria a seguir. E esse segundo livro entrega muito mais do que o esperado, deixa o leitor bem mais apreensivo e emocionado.
A trama de Norte! Ou Seja Devorado faz jus ao título, já que a todo momento ele nos entrega momentos de tensão e perigo para os personagens principais. Parte do livro é sobre perseguição e perigos monstruosos que os espreitam, deixando o leitor apreensivo para saber se todo mundo irá conseguir escapar. Já a segunda parte é sobre ruptura, em que o caminho dos personagens seguem rumos diferentes por um tempo e isso gera consequências enormes para a história, principalmente para um personagem específico.
E falando em personagem, apesar de a série se passar pelo ponto de vista de Janner, como personagem principal, na minha opinião o melhor personagem é o Tink, o irmão do meio. Inclusive, é ele quem rouba a cena nesse segundo volume, provando que é um personagem divertido e mais esperto do que se imagina. A interação entre os irmãos é boa, mas ao mesmo tempo, o relacionamento entre Janner e Tink me faz desgostar um pouco do personagem principal.
Janner muitas vezes demonstra sentir raiva das atitudes de Tink, achando o irmão egoísta para logo depois perceber como estava errado. E em nenhum momento ele percebe como ele mesmo acaba sendo egoísta muitas vezes. Isso me fez não gostar tanto do Janner, que desde o primeiro livro conta com essas atitudes, e pela quantidade de vezes que ele errou, era de se esperar que já tivesse aprendido. Mas devido aos acontecimentos no final do livro, acredito que no próximo isso estará resolvido - acontecimentos esse que por sinal tem sua dose de emoção.
Para finalizar, preciso elogiar novamente a edição. O livro conta com folhas amareladas e é repleto de ilustrações, apêndices e notas de rodapé divertidas. Isso deixa a leitura muito mais divertida e dinâmica do que de costume. Recomendo muito a leitura dessa série até aqui e garanto que vão se divertir bastante e se emocionar com ela.
Título: Norte! Ou Seja Devorado (exemplar cedido pela editora)
Série: A Saga Wingfeather - vol. 2
Autor: Andrew Peterson
Páginas: 336
Editora: Trinitas
Ano: 2022 (Ano original 2009)
Adquira: aqui
A edição parece realmente ser linda demais!Eu amo ilustrações, ainda mais quando essa mistura de fantasia e aventura vêm juntas assim!
ResponderExcluirNão li nenhum dos livros ainda, mas claro que já estão na listinha de super desejados!!!
beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
O primeiro livro nos apresentou o universo em que os personagens estão ambientados e esse segundo livro veio com tudo, entregando tudo e mais um pouco
ResponderExcluirFábio!
ResponderExcluirNão conhecia ainda a série e pelo visto, parece muito emocionante, carregado de tensão e surpresas.
Amei as ilustrações que colocou aqui, mostra que pode ser um livro bem lúdico.
cheirinhos
Rudy
Oi, Fábio! Legal saber que esse segundo livro traz um desenvolvimento de enredo muito positivo, com bastante tensão, perigo e caminhos distintos para os personagens. Diversão, emoção e uma edição super caprichada!
ResponderExcluirParace ser uma leitura com bastante coisas acontecendo,com um enredo que deixa o leitor preso à leitura, sentindo todo esse perigo e apreensão junto com os personagens
ResponderExcluir