Olá, leitores. Tudo bem?
Hoje preparei para vocês trechos do livro “Últimas palavras”. Para conferir a resenha, basta clicar aqui.
“Isso está ficando exaustivo. Ela se pergunta se outros usuários lerão essa conversa e se envolverão na discussão. O que vão pensar? Qual lado vão escolher? Não há lados, lembra a si mesma. Os leitores devem ter opiniões. Os autores não deveriam comentá-las. E quanto mais ela relê as palavras desse estranho, mais sua pulsação palpita em seu pescoço. Por que deveria se importar se esse autoproclamado ‘escritor’ gastou seis meses de sua vida produzindo aquele excremento literário? Ela gastou quatro horas de sua vida lendo-o. Ambos saíram perdendo” (p. 15).
“– [...] Primeiro, se você é imortal, não vai envelhecer, certo? Mas todos ao seu redor vão. Seus amigos, sua família [...] eu, se Deus quiser. Você verá todas as pessoas queridas envelhecerem, adoecerem e morrerem, e, no começo, você viverá seu luto e seguirá em frente e formará novas conexões com novas pessoas. Mas elas sempre se esgotarão. Você as verá murchar feito espinafre. [...] E se for imortal, sua percepção do tempo mudará também. Já percebeu que, conforme envelhecemos, o tempo parece acelerar? Imagine isso em uma velocidade absurda. Você estará na sua octogésima-sexta esposa e filhos, com mais descendentes do que pode possivelmente amar, e todo aniversário e formatura passará em um piscar de olhos. Você começará a se perguntar: qual é o sentido, se eles continuam virando pó, de qualquer jeito? E essa não e nem a pior parte...” (p.31-32).
“– Eventualmente, a humanidade vai acabar. [...] Você sabe disso. Eu sei disso. Pode ser um asteroide. Guerra nuclear. Supernova. Ou, em alguns bilhões de anos, o Sol apenas inchará até se transformar em um gigante vermelho e incinerará a Terra, afinal. Certo? Vai acontecer. E onde fica o Shawn imortal? Você não pode se queimar ou morrer. Mas a Terra terá desaparecido. Sem pessoas, sem cidades, sem chão onde pisar. Você vai vagar impotente no vazio sem fricção do espaço pela eternidade. Incapaz de se mover e incapaz de morrer, não importa o quão desesperadamente deseje morrer. E você vai desejar, eu prometo” (p. 32).
“Você nunca sabe quão finito é de fato o seu tempo ao lado de uma pessoa até ele acabar” (p. 45).
“Pare de pensar em excesso. Antecipação sempre é pior do que a realidade” (p. 106).
“Sempre que gente rica descobre que você é professora, eles suspiram o mesmo suspiro precioso, como se você tivesse dito que o seu cachorro morreu” (p. 170).
“– Devia ter entrado no mar e terminado com tudo. Você é apenas uma crítica. Você se esconde do mundo. E acha que pode me julgar? Mal consegue reconhecer algo bom quando está bem na sua frente. [...] Você não cria coisas, como eu. Sou um criador. O que você cria? A única coisa que já criou em toda a sua vida, você matou...” (p. 211).
Gostaram?
Os quotes escolhidos me deixaram ainda mais curiosa para ler esse livro é descobrir o mistério que envolve esse livro
ResponderExcluirMeu gênero número e grau. E ela sabe disso.
ResponderExcluirAí vem sutilmente e coloca citações assim???
Aí não dá né?? Show demais!!!!!
Quero muito ler!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Oi, Naty! Os quotes trazidos mostram bem toda a tensão que permeia a história. O terceiro achei perturbador. Claro que quero ler.
ResponderExcluirGostei dos trechos que você mencionou , são trechos intensos,bem questionadores.Mas o que me chamou a atenção foi um trecho pequeno que fiz para parar de pensar em excesso.Eu como tenho a mente acelerada, gostaria de pensar menos ...
ResponderExcluirOlá! Confesso que ainda estou dividida em relação a esse livro, mas os quotes me deixaram curiosa e foram um ponto positivo na balança do ler ou não ler (risos).
ResponderExcluir