Mesmo Sabendo Como Tudo Acaba

Até onde iria para recuperar sua alma?

É essa a pergunta que Helen Brandt se faz quando lhe dão a chance de recuperar o que ela barganhou há 10 anos e será levado em 3 dias. Para salvar o irmão, Ted, Helen abriu mão de sua alma e para tê-la de volta, e poder envelhecer ao lado da mulher que ama, ela precisa descobrir quem está matando as mulheres de Chicago.

Mesmo Sabendo Como Tudo Acaba é uma novela sobrenatural e noir escrita por C. L. Polk e recentemente lançada pela editora Suma, com um cenário que mescla sobrenatural com anjos, demônios, magos e feiticeiras à investigação policial, o livro me prendeu do começo ao fim.

Dividido em 5 atos, o livro é bem curto, mas carrega bem a narrativa, o mistério, a ambientação e os personagens.

Quando falamos da narrativa, é bom lembrar que o livro se propõe a ser uma ficção noir, para quem não conhece: noir foi uma expressão criada pelo crítico francês Nino Frank em 1946, fazendo referência aos livros policiais da Série Noire. As obras noir falam sobre crimes, especialmente assassinatos, tem personagens de moral ambígua, alienados e/ou corruptos, em relação à temática quase sempre falam sobre corrupção moral e os elementos narrativos incluem presença do protagonista em quase todas as cenas, final ambíguo, traição ou o fracasso inevitável do protagonista.

Para mim, que já conhecia o gênero, o livro atendeu muito bem as expectativas criadas. Se o seu objetivo é ler uma fantasia, esse livro não é para você, mas se você se interessa por investigação e reflexões morais sobre os crimes e as motivações, parabéns, encontrou um bom livro.

Uma das coisas que mais gostei é que mesmo tendo adivinhado quem era o culpado, as linhas investigativas foram interessantes o suficiente para que o plot twist não fosse frustrante, já que eu imaginei o assassino e o motivo. Ademais, as preocupações da protagonista sobre os meios usados pelo assassino e as consequências disso me pegaram desprevenidas. Explico.

Eu não esperava, embora devesse, que o livro levantasse questões sobre a lesbianidade na década de 40, já que a protagonista é lésbica e a esposa dela também. Em nenhum momento Polk abandonada a contextualização e as dificuldades de ser mulher e, ainda mais, uma mulher lésbica na década de 40. A relação entre Helen e Edith é linda, as cenas entre elas conseguem capturar a empatia do leitor e você torce pelas duas.

Contudo, uma coisa que não gostei no livro foi a relação entre Helen e Ted, se meu irmão me tratasse mal por ter salvado a vida dele e perdido a minha alma no processo, eu contratava um demônio pra arrancar a alma dele. Moleque ingrato!

Mesmo no final, a relação dos dois não me convenceu, o que é um demérito bem importante na minha opinião, já que é essa relação que, querendo ou não, iniciou a história para começar.

E em relação ao final, bom, foi agridoce e noir como eu esperava, me agradou muito. Sei que não irá agradar a todos, mas vale muito a pena ler e reler esse livro, mesmo sabendo como tudo acaba.

Título: Mesmo Sabendo Como Tudo Acaba (exemplar cedido pela editora)
Autor: C. L. Polk
Editora: Editora Suma
Páginas: 168
Ano: 2024
Adquiraaqui (ganhe R$ 40,00 reais de desconto com o cupom: NOVOPRIME)

5 comentários:

  1. Essa vibe noir é muito atraente.
    O clima investigativo que o livro desperta também é bem interessante.
    O final ser agridoce é que me pega um pouco

    ResponderExcluir
  2. Eu amo essa ambientação e como não conhecia nada sobre o livro, fiquei bem interessada em conhecer os mistérios e segredos, ainda mais em uma época tão podada pela sociedade!!!
    Com certeza, vai pra listinha de desejados!!!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/o Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. É como você disse " é um livro que não vai agradar a todos" ,eu me incluo nessa situação.Não curto leituras assim.
    Não sabia sobre esse termo noir .

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ingrid! Que difícil decidir se o livro me interessou ou não rs. Sou do time que curte um bom livro de investigação e toda essa mescla com o sobrenatural. No entanto, parece uma história bastante previsível em seu mistério principal e uma relação entre irmãos que não convence. Moleque ingrato... ri aqui kkk.

    ResponderExcluir
  5. Terminei o livro no final de semana, que história boa de se ler. Me senti voltando ao universo da série Supernatural, pois a trama tem tudo a ver com a série: anjos, demônios, pactos por almas, magia, sigilos e etc

    Até, para quem é muito fã da série, pode se "frustrar" ao ler o livro pois já vai conseguir antecipar muita coisa (senão tudo), mas mesmo assim, recomendo que curta a leitura, pois a trama é muito mais do que magia e assassinatos.

    Gostei demais, não espera muita coisa do livro, mas fui surpreendido e se tornou um dos meus favoritos do ano o/

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.