O Inferno de Dante

A Divina Comédia é uma das obras clássicas mais aclamadas no mundo inteiro, tendo uma grande importância na literatura e principalmente na Itália, considerada a grande obra prima do país. Sua escrita é alvo de debate até hoje para aqueles que resolveram analisar seus textos, ganhando diversas traduções ao longo dos anos, sempre com pequenas variações, já que não era de uma linguagem muito fácil.

Dentre as três partes da Divina Comédia, O Inferno de Dante com certeza é aquele mais lembrado e conhecido pelos leitores. Mostra a passagem de Dante pelos círculos do inferno e reconhece várias figuras históricas que pagam por seus pecados naquele local. Inclusive, essa é uma das partes mais interessantes da obra na minha opinião, já que contém figuras tão proeminentes da história (como filósofos gregos de renome) sofrendo por seus pecados ou debatendo no limbo sem entender o motivo da existência, deixa tudo mais legal.

Então, por ser mais lembrado, também é o mais adaptado. E a Editora Nova Fronteira trouxe justamente a adaptação em quadrinhos feita por Paul e Gaëtan Brizzi de O Inferno de Dante. A questão é que como citei antes, essa não é uma obra muito fácil de ser adaptada para os dias de hoje, imagine então transformá-la em quadrinhos, em que a situação fica muito mais complexa, já que algumas partes tem que ser cortadas ou adaptadas para que se encaixem no formato.

O Inferno de Dante

Essa questão torna a obra dos Brizzi muito mais poderosa, pois apesar de eu ainda não ter lido o livro, acredito (pelo que conheço) que eles conseguiram transformar essa dificuldade em uma obra muito bem adaptada e muito bem escrita, sem deixar passar nada e sem perder nada da essência da obra original. O quadrinho adapta o primeiro livro inteiramente e o leitor vai desejar ver a adaptação dos outros dois tomos de A Divina Comédia.

Só que como os próprios autores comentam, talvez O Inferno de Dante seja o mais lembrado justamente por ser também o que instiga mais a imaginação dos leitores, sendo o mais “visível” em relação ao que é lido, ou seja, é o que a mente consegue processar melhor em imagens. Isso torna a adaptação da HQ muito mais difícil, na minha opinião, já que imagino que transformar algo mais tangível também torne a pressão maior por parte de quem já leu.

Mas novamente os Brizzi mostraram porque são uma dupla de renome e trouxeram uma HQ com imagens que só posso caracterizar como sendo épicas e que, mesmo mostrando por fotos, em uma publicação, elas não conseguem passar a real experiência de ler e olhar para aquelas imagens tão bem feitas. O tom de preto e branco também ajuda a passar a desolação dos círculos do inferno - deixa tudo muito mais tangível.

Essa é uma HQ que eu só pude favoritar e elogiar. Uma baita obra, muito bem adaptada e que vale cada página lida.

O Inferno de Dante

Livro: O Inferno de Dante (exemplar cedido pela editora)
Autores: Paul e Gaëtan Brizzi
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 160
Ano: 2023 (Ano original: 2019)
Adquira: aqui

5 comentários:

  1. Oi, Fábio! Assim como vc, também não li a obra original, mas é um texto que atiça o nosso imaginário. Não conhecia essa adaptação em quadrinhos e fiquei bastante empolgada em saber que o trabalho se destacou de forma tão positiva assim, tendo visto a dificuldade de se adaptar uma obra tão aclamada pela literatura.

    ResponderExcluir
  2. É uma obra icônica, A Divina Comédia, aclamada e respeitada e com certeza, deve estar entre os livros que todos devem ler antes de morrer.
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler....
    Então saber que existe essa HQ é uma notícia muito boa.
    Acredito que desperte muitas reflexões

    ResponderExcluir
  3. Eu descobri o amor às letras pelo livro A Divina Comédia!!!Amei tanto na minha adolescência, que o roubei da biblioteca da escola rs
    Ainda não tive a oportunidade de ler a Hq, mas as ilustrações casam tão bem com o teor da história, ainda mais com essa parte tão grandiosa e sombria!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Um clássico muito aclamado mas que não desperta minha vontade de ler .
    As ilustrações da HQ são muito bem feitas, achei bem complexas ,de difícil entendimento.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eita que temos aqui uma ótima oportunidade para quem, assim como eu, ainda não teve a oportunidade de ler esse clássico, acredito que a adaptação em HQ é o que estava faltando para eu enfim me jogar nessa leitura.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.