Sob a Sombra de Lovecraft

Apesar das polêmicas, Lovecraft deixou um baita legado para o terror, com histórias muito conhecidas e criaturas bem famosas, como Cthulhu e Dagon.

Mesmo depois de sua morte, muitos autores continuam usando-o como inspiração para suas obras, seja com livros, filmes ou jogos. E seus contos são sempre relançados de tempos em tempos. Às vezes, outros autores acabam transformando essas histórias em quadrinhos, como é o caso de Sob a Sombra de Lovecraft.

A editora Skript tinha várias obras de quadrinhos adaptando contos do Lovecraft e agora a Tábula traz para seu catálogo, sua primeira adaptação. Feito pelo Bertho Horn, a HQ adapta 3 contos do mestre do Terror Cósmico, sendo eles: O que vem com a lua, Dagon e Vento Frio. Todos três muito bem adaptados.

Os traços do Bertho puxam muito para uma estrutura meio distorcida, que combina demais com a loucura apresentada pelos personagens nos contos e passa a atmosfera Lovecraftiana de uma forma que provavelmente os leitores já imaginavam ao ler os contos.

Isso sem contar o fato de que as três histórias são muito bem adaptadas. Antes de ler cada uma no quadrinho, eu li a original para depois fazer essa comparação e posso dizer que estão muito fiéis.

Inclusive recomendo que façam o mesmo que eu, se puderem. Leiam o conto e passe para o quadrinho, assim você terá a sensação de ver a história criando vida e notará mais ainda o excelente trabalho feito por Horn.

Gostaria de ver um volume 2 (e mais) com outras adaptações sendo do Lovecraft ou do Poe. Mas até lá recomendo essa sem dificuldade nenhuma. Vão fundo!

Título: Sob a Sombra de Lovecraft
Autor: Bertho Horn
Editora: Tábula
Páginas: 126
Ano: 2023
Adquira: aqui

3 comentários:

  1. Esse é um universo com o qual não tenho muita familiaridade....
    Mas sempre vejo mesmo livros e HQs desse universo.
    Em uma adaptação de algo muito famoso, conhecido e amado por muitos, é preciso manter a essência do original e também imprimir a assinatura de quem está adaptando e pelo visto, esss HQ cumpre isso direitinho

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fábio! Já pude ler alguns contos de Lovecraft e me senti mergulhada em um universo totalmente único e fantástico. Saber dessa HQ, tão bem comentada assim, me fez querer seguir sua indicação e me aventurar pelos contos originais mencionados e conferir essa adaptação.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que nunca li nada do autor,vejo muitos elogios a escrita dele ,mas não é um tipo de leitura que me atrai.mas pelo que li de sua resenha a HQ foram muito bem adaptado dos contos

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.