Oi, gente! Tudo bem? Vamos para mais uma resenha! O livro de hoje é “Um Verão inesquecível” da Sara Goodman Confino.
Esse é o segundo livro da autora lançado pela Faro e estava bem empolgada para ler. Já sabia que nesse teríamos mais uma vovó engraçada e destemida como tivemos em “Coisas que aprendemos pelo caminho” e iniciei a leitura com expectativas bem altas.
A história se passa em 1960, onde Marilyn precisa enfrentar toda comunidade Judaica, além da fúria do seu pai, pois foi pega aos beijos com o filho do rabino.
Para piorar, ela recusa o pedido forçado de casamento feito pelo rapaz e se torna um grande problema para a família que, sem saída, envia a garota para passar o verão com sua tia-avó Ada. Uma mulher com fama de durona e que consegue arranjar bons casamentos, até para “perdidas”.
Aqui temos uma protagonista a frente do seu tempo, que não aceita que outras pessoas definam seu futuro, junto com uma mulher experiente e que apesar da fama de rígida, tem muita a ensinar sobre escolhas, liberdade e como viver a vida da forma que quiser.
No início a Marilyn me deu uma irritada com suas ações ansiosas. Ela não queria nem tentar e já previa o pior de cada situação, mas ao longo da leitura vamos entendendo. Muito pelo fato da criação rígida que recebeu e de viver em um período em que se era esperado da mulher apenas se casar e cuidar dos filhos.
Mas aí temos Ada, que com seu jeito mal-humorado, mas muito divertido preciso ressaltar, foi ajudando a garota a se encontrar e alcançar seus objetivos. E a relação de “gato e rato” entre as duas com farpas, reclamações e puxões de orelhas foi se transformando em amor fraternal e genuíno muito bom de acompanhar.
Temos algumas reviravoltas no final do livro que me deixaram surpresa, mas muito feliz. Foi uma delícia fazer a leitura. Leve, divertida, mas com pontos abordados que são importantes, principalmente para entender o funcionamento de algumas regras daquela época.
É isso, gente. A autora superou minhas expectativas com louvor. Já quero mais!
Título: Um verão inesquecível (exemplar cedido pela editora)
Autora: Sara Goodman Confino
Editora: Faro Editorial
Páginas: 288
Ano: 2024
Adquira: aqui
Não tinha notado que é a mesma autora de Coisas....
ResponderExcluirAmbos estão na wishlist.
Protagonistas como Marilyn que são a frente do seu tempo, especialmente na década em que a história passa, são uma das minhas preferidas.
Tia Adão vai me conquistar com toda a certeza
A capa fofa engana a história cheia de lições, não é?
Falou que tem avós duronas e ao mesmo tempo, que buscam o amor acima de tudo, sempre são uma linda e feliz pedida rs
ResponderExcluirComo não conhecia o livro, fiquei encantada com esse enredo, a época passada, os ensinamentos que essa relação avó/neta vão acontecendo!
Já vai pra listinha de mega desejados!
Beijo
Angela Cunha Gabriel
Primeira resenha que leio desse livro e é interessante também o período pelo qual a trama se passa ,essa avó deve ser parece ser ao mesmo tempo firme , e ao mesmo tempo divertida .
ResponderExcluirOlá! Ahh que capa linda, gosto bastante desses livros que se passam em um passado nem tão distante, pois é possível perceber que ainda precisamos evoluir bastante né, fiquei curiosa para conhecer as personagens.
ResponderExcluir