Dama da meia-noite é o primeiro livro da trilogia Os artifícios das trevas, de Cassandra Clare.  A história tem início cinco anos após os acontecimentos de Cidade do fogo celestial, e o foco está na família Blackthorn, mais precisamente em Julian e em sua parabatai, Emma Carstairs.

Desta vez a autora utiliza Los Angeles como cenário e, entre praias e desertos, ela fala sobre uma série de assassinatos que estão acontecendo e que seguem um padrão semelhante ao dos pais de Emma. Isso intriga a protagonista, e instiga ainda mais o desejo de descobrir quem matou seus pais. Para poder se vingar em seguida. Claro, Cassandra Clare não tornaria essa missão fácil. Por conta disso nos vemos envolvidos, junto com os personagens, em mistérios e intrigas, em lutas físicas sangrentas e lutas emocionais ainda mais dolorosas.

No livro nós aprendemos mais sobre a conexão entre parabatai, através da relação de Emma e Julian e dos sentimentos ali presentes. Ela é uma garota forte, obstinada, que utiliza o desejo de vingança como motivação para se tornar cada vez mais mortal. Cada vez mais perto de ser a melhor caçadora de sombras de sua geração. E ele é um rapaz que precisou crescer cedo demais. Que precisou colocar sempre os desejos e necessidades dos outros em primeiro lugar, enquanto trancafiava as próprias vontades cada vez mais fundo dentro de si. Julian precisou assumir diversos papéis desde muito novo. Papéis demais, para ser sincera. Ele mostra tantas facetas de um mesmo garoto... Tenho medo por ele. Medo de quem ele acha que é e de quem ele pode vir a ser.

Durante a leitura temos contato com a repercussão da guerra sangrenta, especialmente no que diz respeito aos Blackthorn. Conhecemos a personalidade de cada um dos irmãos, do tio Arthur, de alguns amigos próximos à família. Além disso, também conhecemos outro lado do mundo das fadas, principalmente através de Mark e toda sua fragilidade, sinceridade e gentileza. Os personagens secundários, na verdade, são um show à parte. Muito bem construídos, permitindo que a autora os utilize de maneira primorosa nesta história e nas próximas, suponho.  
.
O livro segue um ritmo que viaja entre o frenético e o tenso, deixando o leitor apreensivo do início ao fim. São tantos acontecimentos, tantos personagens, que a gente acaba criando mil teorias. Essa é uma característica que amo nesta autora, a facilidade com que ela nos envolve e nos faz pensar em todas as possibilidades, para depois mostrar algo completamente diferente. Ela é capaz de nos inquietar, tocar, emocionar. A gente se surpreende até mesmo com o que já imaginava que iria acontecer.   


Dama da meia-noite é um livro que nos mostra o mundo dos Shadowhunters através de novos olhares, mas que também nos permite matar a saudade de vários personagens antigos. Eles aparecem em momentos diversos da história, e nos fazem lembrar porque somos tão fãs deste universo incrível criado pela autora. Eu gostei demais do livro. Quem já leu Peças infernais e Instrumentos mortais, com certeza não ficará de fora desta vez. E quem não leu, corra. Se você gosta de fantasia, se gosta de livros surpreendentes e com o dom de despertar no leitor diversos sentimentos, tem aqui uma ótima pedida.

Antes de finalizar, preciso falar da edição do livro. É perfeita. A diagramação está linda, muito bem organizada, com direito a um mapa de Los Angeles na contracapa e capítulo extra. Este capítulo está disponível somente na edição de colecionador, ou seja, na primeira tiragem do livro. A capa respeita o padrão dos livros das séries anteriores, e por ser holográfica, tem um brilho intenso. É possível que as próximas edições não tenham este efeito, mas confesso que prefiro assim. É um glamour a mais e acho que combina direitinho com a série. 


Quotes
“Ele não queria ter deixado Emma, mas ao mesmo tempo achou que isso pudesse ajudar. Como um viciado se afastando do vício”. (pag.57)

“- Quando você ama alguém, a pessoa se torna parte de quem você é. Está presente em tudo o que você faz. Ela é o ar que você respira, a água que você bebe e o sangue que corre em suas veias. O toque dela fica na sua pele, a voz permanece nos seus ouvidos, e, os pensamentos, na sua cabeça. Você conhece os sonhos da pessoa, porque os pesadelos agridem seu coração, e os sonhos bons também são seus. E você não acha que a pessoa é perfeita, mas conhece os defeitos dela, sua verdade profunda e as sombras de todos os segredos que ela carrega, e esses segredos não te assustam; na verdade, fazem com que você ame ainda mais, porque você não quer a perfeição, quer a pessoa”. (pag. 88)

Fique comigo, ela queria dizer. Fique comigo e me faça esquecer os pesadelos. Fique e durma ao meu lado. Fique e espante os sonhos ruins, as lembranças de sangue”. (pag.311)

“Até o último instante de sua vida, Emma pensou, ela se lembraria de como ele enterrou o rosto em seu pescoço e repetiu o nome dela sem parar, como se todas as outras palavras estivessem sido para sempre esquecidas nas profundezas do oceano. Até a última hora”. (pag. 357)

Outras fotos:







Título: Dama da meia-noite – Os Artifícios das trevas 1
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 574
Ano: 2016

24 comentários:

  1. Amei a resenha, nunca li nada da autora, e estou querendo muito esse. A capa me atrai muito
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tay, para quem gosta de fantasia, as series da Cassandra Clare são um prato cheio!

      Bj

      Excluir
  2. A capa desse livro está maravilhosa. Já ouvi falar muito da autora mas nunca li nada. Tenho um preconceito (sem sentido nenhum) pq ouvi falar que o filme baseado no outro livro dela é muito ruim, sei que não devemos julgar um livro pelo filme mas não consigo dar uma chance para a autora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maíra, vou te dizer uma coisa. Eu amo as séries da Cassandra Clare, e odiei com todo meu coração o filme. A série que está no Netflix também detestei. Então, se você gosta do estilo, os livros valem a pena, ao contrário das adaptações cinematográficas ;)

      Beijo

      Excluir
  3. Oiiii!
    Me deixou com mais água na boca pra ler!!
    Meu livro tá á caminho naõ vejo a hora de ler essa lindezura!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, achei o livro ótimo! Super ansiosa pelo próximo.
      Espero que aprecie a leitura ;)

      Beijo

      Excluir
  4. Não li instrumentos mortais, por ser uma série muito grande, que já foi publicada a algum tempo, e quando soube do lançamento deste livro pensei que seria uma boa oportunidade de ler um livro dessa autora, principalmente porque as resenha dos livros instrumentos mortais me chamavam a atenção, no entanto muita gente que leu me informo que quem não leu os outros livros iria ficar um pouco perdido nesse, por terem muitos detalhes que se interligam. Além da capa ser linda, a estória me pareceu ser bastante envolvente e cativante, quem sabe futuramente resolvo ler mesmo achando que muita coisa que vai acontecer no decorrer do livro não fara muito sentido para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana, seria interessante mesmo que vc lesse os outros. OU, o Codex dos caçadores das sombras. Porque ele é uma espécie de guia de todo o universo criado pela autora..Poderia ajudar.

      beijo

      Excluir
  5. Oi Kris.
    Eu amei a resenha, sou muito fã da escrita da Cassandra Clare, e estou muito ansiosa para ler Dama da meia noite, li Os instrumentos mortais e me apaixonei perdidamente.
    A personagem principal me pareceu ser bem forte e determinada, o que gosto muito e o mocinho nem se fala.
    Ansiosa para ler.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Krisna.
    Eu li As Peças Infernais e li até o quarto de Os Instrumentos Mortais e assim que terminar eles, é claro que vou querer ler esse. Essa capa parece estar ainda mais linda que as outras. Eu nunca vou me cansar desse universo e mesmo o povo falando mal da autora eu adoro o jeito que ela escreve as histórias. Assim que baixar o preço eu vou comprar hehe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oiiiie ...
    Nossa sou doidinha para ler algo da Cassanda, parece tão bom, mas ainda não tive a oportunidade de dar início a série. Mas quando vi essa resenha confesso que aumentou em 110% a emergência em ler logo a série kkkkk
    Com toda certeza quero dar início a essa história maravilhosa.s

    ResponderExcluir
  8. Amei tua resenha. Descreveu muito do que eu senti durante a leitura. Meu deus, que livro é esse? Amei matar a saudade desse universo tão fantástico.

    ResponderExcluir
  9. Tenho que começar a ler os livros da Cassandra Clare! Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de conhecer o trabalho da autora, mas vontade não falta. Vejo várias pessoas falando bem dos livros e quero muito conferir. A capa de A Dama da Meia-Noite chamou muito minha atenção, ela é linda. Estou bem curiosa para conhecer os personagens que parecem ser maravilhosos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gosto muito dos livros de Cassandra Clare. Estou finalizando a serie Instrumentos Mortais. Depois quero ler As Peças Infernais, para depois começar essa da Dama da Meia-Noite. As capas são sempre um show a parte! E a sinopse/gênero, eu amo muito. Fico sempre muito ansiosa na espera da continuação. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Li a série Instrumentos Mortais da Cassandra Clare e simplesmente me encantei com a história, então a algum tempo estou querendo ler essa trilogia Os artifícios das trevas, sem contar essas capas lindas, a história parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  12. Não conheço nada da série, então confesso que fiquei meio perdida nos acontecimentos. Pretendo sim conferir a série anterior e todos os livros que derivam dela, fico feliz que o padrão continue bom, que a leitura continue prazerosa. Bom também que os personagens secundários sejam bem construídos. Amei a edição é muito linda.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li o livro, mas fico sempre apaixonada pela história e por essa capa magnifica
    Para começar, eu amei Cidade do fogo celestial, foi um livro muito bem trabalhado e que foi uma excelente conclusão da série, achei genial a autora criar essa nova série Os artifícios das trevas, com o mesmo universo, mas com foco em Emma, uma personagem que tem muito a ser explorado.
    A personagem da personagem parece muito bem criada, espero que o livro aprofunde ainda mais o tema sobre parabatai, amei as fotos do livro e as resenha ficou ótima

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que fotos artisticas!! Amei!! Eu to curiosa quanto ao livro, mas ao mesmo tempo eu acho que eu não deveria ler antes de acabar de ler a série instrumentos mortais. Eu comecei a ler, mas aí fiquei com raiva no fim do primeiro livro e larguei...E nunca me animei a ler os outros volumes hahaha

    ResponderExcluir
  15. Essa capa é bem intrigante e perturbadora, adorei! Gostei bastante da resenha, mas ainda tenho uma dúvida: esse livro é continuação de alguma série? Parece ser cheio de mistérios, fiquei bem curiosa pra conhecer. Aliás, suas fotos estão divinas. Menina, me responde: onde você mora??? Sempre vejo essas paisagens e fico babando.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. O livro parece conter uma história cheia de batalhas, mistérios e magias!! é um livro até grandinho, mais de 500 páginas!! Os personagens são bem construídos!! O livro tem tudo para ser bom!! A capa está maravilhosa!! Já quero ler!!

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Só li os instrumentos mortais da Cassandra, e to bem curiosa sobre essa nova trilogia!! Fora que a capa é linda! hahaha Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá, como um grande fã de Cassandra Clare adicionei Dama da Meia Noite na minha lista assim que o livro foi publicado mas ainda não tive a oportunidade de ler. Pela resenha vejo que a escrita de Clare continua viciante como sempre e o universo Shadowhunter expande-se ainda mais. Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Sou muito apaixonada pela Cassandra Clare.
    Minha segunda autora favorita da vida!
    Já li esse livro e amei de paixão eterna.
    Doida pela continuação!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.