Fala galera, lá estava eu curiando na internet certo tempo atrás quando me deparei com um pôster de It anunciando seu lançamento no cinema, fiquei logo empolgado e doido para ler o livro, mas deixei para mais próximo da estreia, pois queria que estivesse tudo recente na minha cabeça. Então resolvi começar a leitura (que já era uma das que eu queria encarar há muito tempo) no dia 1 de agosto e eis que, 24 dias depois, eu finalmente terminei esse tijolo e, meus amigos... QUE LIVRO! Vou começar pela sinopse para vocês terem uma ideia.

“Foi em 1958, na pacata Derry, que Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido de algumas palavras. Durante as férias escolares, descobriram o que significava amizade, amor, confiança e...medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade, e somente eles serão capazes de enfrentar a Coisa. O tempo é curto. Mas eles irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.”

O livro se passa em dois momentos, sendo o primeiro no verão de 1958 onde todos ainda são crianças e o segundo momento 27 anos depois, com eles já adultos e vivendo suas vidas fora de Derry (exceto por Mike). As duas tramas vão se intercalando no decorrer do livro, mas não é nada que fique confuso, pelo contrário, elas se comunicam muito bem. As ações do passado vão explicando fatos que ocorrem no presente e encaixando as peças como se fosse um grande quebra-cabeça. Então, eu decidi fazer a resenha dividindo-a em quatro partes, as crianças, os adultos, a Coisa e as considerações finais, vamos lá:


Crianças:

A trama do passado, sem dúvidas, é a mais completa. Nela vamos conhecer todos os personagens e suas histórias. Cada um deles tem uma característica peculiar, que na sociedade ou no colégio os fazem excluídos ou vistos de forma diferente, sendo vítimas de piadas ou de valentões. Bill é gago, Richie usa óculos, Stan é judeu, Mike é negro, Eddie sofre de asma, Ben é gordo e Beverly é a garota do grupo e que, só pelo fato de andar com os meninos, já não é vista de uma boa forma.

Todos eles são bem desenvolvidos e a relação de amizade entre eles é muito forte, eu digo que dá até para sentir a química entre o grupo. Nem todos eles se conhecem de início, isso vai acontecendo aos poucos em que várias situações não muito agradáveis acabam por ligá-los. E juntos eles formam o chamado Clube dos Otários.

Essa ligação entre eles é de extrema importância durante todo o livro, é o que os deixa mais fortes para enfrentarem todos os perigos que aparecem durante a trama, principalmente Henry Bowers (além da Coisa, claro). Henry é o valentão da escola, o garoto que junto com seu grupo inferniza a vida dos personagens, o problema é que quanto mais a trama vai se desenvolvendo, mais perigoso ele vai se tornando, chegando a um ponto de passar de uma ameaça de escola para uma ameaça de vida.

Além de Henry, as crianças tem que enfrentar a Coisa claro, e com o passar do livro vamos ver cada uma das sete se depararem com seus maiores medos, cada uma delas vê na Coisa algo que represente um grande medo em suas vidas. E, por mais irônico que talvez possa parecer, é justamente a Coisa que acaba, de certa forma, mesmo que involuntariamente, unindo cada vez mais o grupo. E é quando todos os sete se conhecem, que a união e o grupo (liderado por Bill) se encontram prontos e completos, para tentar enfrentar a Coisa.


Adultos:

Já como adultos a coisa é um pouquinho diferente. As partes são menores, porém não significa que não sejam bem desenvolvidas, pelo contrário, ainda continua de uma forma muito bem escrita.

Essa parte também continua interessante, envolvendo alguns mistérios. Todos os personagens desenvolvem algumas semelhanças ao longo da vida, como o fato de todos estarem bem financeiramente, entretanto, nenhum deles lembra da infância e nem da cidade que moravam.

Isso não é spoiler, pois já é algo logo do início do livro, em que Mike é o único do grupo que decidiu ficar na cidadezinha de Derry e assim é o único que realmente lembra de tudo. E cabe a ele a difícil tarefa de reunir o grupo, que se encontram ligados por uma promessa feita quando criança, que caso as coisas estranhas voltem a acontecer eles deveriam se reunir novamente para enfrentar de vez a ameaça.

Aqui vamos notar o que cada um se tornou com o tempo, suas escolhas mesmo que inconscientes na vida e principalmente nos relacionamentos e etc. É uma parte onde é fácil se questionar sobre destino, livre arbítrio e coisas do gênero. Cada um vai passar por certas provações na medida que as memórias vão retornando e devo dizer que tem muitas partes tensas.

Não vou falar muito mais para não entregar nada da trama, apenas dizer que aqui é onde teremos o retorno a Derry seguido do reencontro e, ao final, o último combate com a Coisa.


A Coisa:

Por fim, temos a Coisa e logo no início do livro já podemos notar o quão sinistra ela é. Quando o pequeno George (irmão de Bill) sai para brincar com seu barquinho na chuva, seu brinquedo acaba caindo em um bueiro e, então, ele decide olhar o buraco. A partir daí, temos a primeira aparição do palhaço dentro do esgoto. Uma cena clássica, em que provavelmente todos vocês já viram, seja nos trailers do filme ou até em memes que viralizam a internet (se não viram, vão ver mais abaixo no trailer).

A Coisa é uma criatura sinistra, que se alimenta principalmente de crianças, e que aparece na cidade de Derry entre aproximadamente 25 a 27 anos, causando terror e apreensão aos moradores. Sempre que ela vai embora deixa como recordação uma grande tragédia. Um fato interessante sobre ela é que, na maioria das vezes, apenas as crianças conseguem vê-la e os adultos, que já viram ou que notaram sua presença, simplesmente resolvem ignorar que ela está ali.

Ela é uma força poderosa que atua na cidade e que pode transmitir todos os seus medos mais internos. Inclusive como já citei, cada uma das sete crianças acabam tendo um encontro com a coisa e vendo-a de maneiras diferentes, mas, como todas elas, concordando com uma forma... a do palhaço. Afinal, quem não se identifica com um?



Considerações Finais:

Enfim, depois de falar tanto sobre a trama e talvez terem cansado vocês (kkkk), venho dar minhas considerações sobre ele, e começo pelo simples... O livro é incrível!

Cada vez que leio um livro de King e acho que não tem como ele se superar, eu vou lá e, felizmente, quebro a cara. O início do livro já te surpreende, é um dos melhores inícios de livro na minha opinião. É algo que te prende, te deixa surpreso, curioso e, ao mesmo tempo, é sinistro. O encontro de George com a Coisa, a ligação de Mike para Stan, a tensão de Ben no bar, são cenas que lhe dão uma mistura de emoções, de tensão, choque, curiosidade entre outras.

É impossível não se identificar com os personagens, principalmente quando crianças, sentir com eles as emoções do primeiro amor, das brincadeiras de infância, da inocência da amizade em ver as coisas de uma forma bem mais simples que, quando adultos, não conseguimos enxergar mais (ou não totalmente). É possível sentir até mesmo medo, que é diferente e que, como é citado no próprio livro, é como se quando crescêssemos nós tentássemos transformar aquilo em algo racional e, por isso, nos levar à loucura.

A trama, os personagens, a cidade, tudo isso são muito bem descritos. As passagens entre adulto e criança também são muito bem passadas. Particularmente me identifiquei muito com Ben, o garoto gordinho meio nerd, apaixonado e que é doido por livros. Eu me vi muitas vezes ali, confesso (kkkk).

Eu amei bastante a história e arrisco dizer que até para você que tem medo ou não gosta de livros de terror, leia. Leia porque não é só medo que tem na obra, ela é simplesmente completa e o seu maior trunfo é o valor e a importância de uma grande amizade. De ter amigos com quem possa contar, para qualquer coisa e no poder de acreditar em você mesmo. Esse, para mim, é o verdadeiro foco da trama.

A Coisa é sinistra e ela está lá para assustar e levar pobres criancinhas, mas ela está lá também como um condutor de fortalecimento da amizade de todos eles, não que ela saiba, claro. É legal também quando você encontra referências a outras obras de King no livro, principalmente a O Iluminado, que é meu livro favorito.

Não se assustem com o tamanho do livro, assim como a Dança da Morte (que você confere a resenha clicando aqui), It te prende e é fácil encará-la até o final... E que final viu?! Vou te dizer. Aqui é onde eu devo fazer uma ressalva. Eu não sei bem o que dizer do final desse livro, não sei se King estava muito louco na época que escreveu ou não (kkk). Isso porque tem umas cenas psicodélicas bem loucas e uma cena que é extremamente polêmica. Tudo bem que vamos considerar a época em que se passa o livro, a época que foi escrito e também o contexto na qual se passa na história, mas, mesmo assim, é algo para muito debate.

Mas, tirando isso, o final é incrível, aquele bolo de emoções voltam e você fica triste, feliz, tenso, com medo, dá risada, e fica feliz de novo. Vai entender?! Eu poderia continuar escrevendo, mas já falei até demais, então, leiam, porque, com certeza, é uma leitura que vocês vão levar para a vida . É mais uma que entrou para a lista de favoritos. Ah, e só avisando... Não queiram flutuar!

You’ll Float Too – Segue o trailer do filme que estreia hoje nos cinemas. Não percam essa beleza.



 
Título: It
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Páginas: 1104
Ano: 2014

23 comentários:

  1. Olá, Fábio!

    Fiquei arrepiada aqui com o livro e o trailer do filme. Não sei se isso ocorre no filme inteiro, mas no trailer focaram somente na infância do Clube dos Otários, sem mostrar nada da fase adulta deles. Ao ver como a Coisa tornou o grupo forte, me lembrou na hora Conta Comigo, o conto do King que virou um filme muito conhecido. No fundo, o medo não se enfrenta sozinho e só a amizade é que possui o poder de lembrar que é possível se superar sempre.
    E já que os adultos se esquecem do passado para fugir dele, acho que muitos se esqueceram que foi o King com o Pennywise que inventou (se é que é possível dizer isso) o conceito de palhaços assustadores que virou moda nesses últimos anos e que deixa os palhaços mais tradicionais apavorados com essa visão assustadora revirando o conceito de que palhaço só trás alegria.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Leti.
    Sim, esse primeiro filme só tem a parte da infância. O segundo que deve ser lançado lá pra 2019 é que vai ser a parte adulta. Verdade, a melhor forma de deter o medo é enfrentando junto com alguém. Com os amigos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fábio!
    Coisas de leitor, não é mesmo? Na verdade os fãs mais acirrados gostam de qualquer livro escrito por King.
    Não tive coragem ainda de encarar IT, não pelo volume, porém pela falta de oportunidade mesmo... além do que assisti o filme e não gostei tanto quanto imaginava, então, fico protelando a leitura do livro.
    É como Misery... o começo foi bem arrastado também, embora melhore do meio para o fim, mas como tinha assistido o filme, achei até um tanto tedioso, acredita?
    Questão de opinião, mas como amo King, um dia lerei com certeza.
    Desejo um ótimo final de semana!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudynalva.

    Que filme não gostou tanto? Esse novo ou o antigo. O antigo ainda não vi. O novo verei daqui a pouco kkkkk. Espero gostar.
    Leia sim. It é incrível. Porém sei bem que quando assistimos um filme antes na hora de ler dá uma desanimada kkkkk.
    Bom Fim de Semana também ^^

    ResponderExcluir
  5. Stephen King realmente é um Rei, sabe como escrever uma boa historia! Sou apaixonada por esse livro, é simplesmente fantástico escrita, o modo que ele desenrola a historia, o modo como cria os personagens desse livro, o modo que ele escreve o tempo de crianças e o de adulto. É fantástico. Li alguns dias atrás e foi o terceiro livro do autor que eu li e amei. Quem não leu, lê porque vale muito a pena!
    Estou louca pra ir no cinema e ver o filme.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franciele.
      Sim, esse livro é muito bom. King escreve de uma forma única. Um dos meus favoritos também. E acabei de ver o filme é digo que vale muito a pena. Veja sim. Vai adorar.
      Beijos

      Excluir
  6. Pretendo ler esse livro fiquei muito atraída pela historia e gosto quando os personagens principais são crianças, descobrindo o valor de muitas coisas juntos a amizade deles parece ser muito bonita e unida, estão juntos pro que der e vier. Assisti o novo filme e gostei muito não vejo a hora da segunda parte. O antigo não assisti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria.
      Se você gosta disso já arrisco dizer que vai ser um dos seus livros favoritos. :D.
      Assisti ontem o mais novo é realmente é muito bom. O antigo também nunca vi, mas vou procurar pra ver kkkk

      Excluir
  7. Oi Fábio, tudo bem?
    Eu quero muuuito ler este livro. Acho super legal toda esta questão da amizade entre eles, e toda vez que leio alguma resenha me lembro das crianças de Stranger Things, não sei porque. Você demorou 24 dias para ler o livro? Eu demoraria uns 70 dias hahaha enfim, uma hora conseguirei fazer esta leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Lara.
    Leia sim. Recomendo muito. Sim, Stranger Things tem uma pegada de It, até pelo fato de fazer referencias a coisas dos anos 80 kkkk. Foi, 24 dias kkkk, era para ter sido 20, mas fiquei uns dias sem ler kkkk. Mas é porque empolga. Acho que você também conseguiria kkkk.
    Beios

    ResponderExcluir
  9. Eu vi o primeiro filme baseado no livro e achei bem chato, isso acabou me desanimando em ler e querer ver esse novo remake.
    Sei que é um clássico que precisa ser lido mas no momento tenho paciência zero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maíra, vou te dizer uma coisa, esqueça aquele filme antigo (que eu não vi kkkk) e leia essa obra prima. Serio. E mais, veja o filme mais novo. É MUITO BOM. E olhe que sou extremamente chato para adaptações de filmes. Principalmente os que gosto. kkkkkk. Então vá na fé. Leia e assista. Pode me cobrar depois kkkk

      Excluir
  10. Sou muito fã de Stephen King, mas sinceramente, acho que não tenho coragem de ler ou assisti ao filme. Sou medrosa e fico impressionada com facilidade, e como trabalho durante o dia, preciso da noite para dormir. Kkkk
    Por mais que eu queira saber da história, não tenho coragem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, acredite, vale a pena arriscar kkkk. Os dois são ótimos. Se tiver uma oportunidade leia.

      Excluir
  11. Tá aí um livro dele que não tenho muita coragem de ler pelo tamanho e pelo terror da história. Mas quem sabe uma hora isso muda né. Vira e mexe vejo algum projeto de leitura e fico com vontade de participar, ver como é essa bendita história. Agora com o filme então deu até uma curiosidade maior. Acho legal o tanto de coisa que tem nesse livro. Não só o terror mas a amizade, os relacionamentos deles e como mostra duas fases da vida desses personagens e o que mudou e etc. Isso fica ben bacana de acompanhar. Como eles são unidos na infância e o desenrolar da trama de cada um, as primeiras experiências e etc. Tudo isso me chamou atenção e gostei porque não parece ser só terror, então pra mim deve acabar valendo a pena. Não sou fã de terror viu, mas esse parece muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane.

      King tem livros sem ser de terror. Mas esse aí mesmo tendo algumas partes do tipo eu recomendo muito. Tem muitas outras coisas interessantes nele que com certeza vão te prender na leitura. E quanto ao tamanho não se preocupe, porque você vai acabar ele é desejar que fosse maior kkkkk.

      Bjs

      Excluir
  12. Oi! Comprei esse livro faz alguns dias, e assim que eu terminar de ler O iluminado, pretendo iniciar a leitura. Apesar de não saber se vou ter coragem de assistir o filme (sou mt medrosa com filmes de terror), ver o trailer me deixou ainda mais ansiosa para conhecer a história (na qual só leio comentários positivos). Espero amar e não demorar para ler hahah Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi.

      Não se preocupe. Acredito que assim que você terminar o livro irá querer ver o filme, pode me cobrar depois kkkk. Esse livro é fantástico. E depois dele leia A Dança da Morte kkkkk

      =*

      Excluir
  13. Oi, Fábio!!
    Nossa que resenha mais fantástica!! Comecei a ler os livros do mestre Stephen King a pouco tempo. Mas esse livro é um daqueles que vou ter que ler!! A estória é daquelas que te prende, estou doida para assistir o filme também pois as críticas foram muito positivas!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta.

      Bem vinda ao mundo de fãs do mestre King kkkk. Essa leitura é obrigatória, e o filme tambem. Coloque na sua lista.

      Beijos e obrigado pelo elogio ^^.

      Excluir
  14. Eu li este livrão com uma semana!rs Me orgulho pacas disso e todo mundo que vem aqui em casa e vê ele na estante diz: Você nunca lerá um livro deste tamanho! rs
    Acabei de quebra vendo os dois filmes, a versão bem antiga e esse novo que saiu acho que 2017. Andei vendo já algumas imagens da parte 2 e não vejo a hora de poder conferir este lado adulto da situação!
    King é Mestre e como tal, suas obras valem o esforço!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Olha, eu consegui em 23 dias kkkk. Parabéns =D. Mal sabem as pessoas que vão ai que você devorou o livro kkk. Ainda não vi o filme antigo, preciso. E doido pela parte 2.
      Bjs

      Excluir
  15. Eu quero muito ler esse livro. Stephen King sabe como prender a gente numa história. Assisti o filme e achei estranho que o livro seja diferente, intercalando as cenas dos personagens sendo crianças e então adultos. Mas tenho certeza que não vou me perder na leitura. Obrigada pela resenha 😘

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.