Olá jovens amantes da fantasia e de livros em geral. Estamos aqui hoje para falar novamente sobre A Roda do Tempo, para ser mais específico, sobre o segundo volume da obra, A Grande Caçada.

Aviso que evitarei ao máximo spoilers sobre o primeiro volume, mas talvez seja impossível evitar alguns pequenos detalhes, já que esse é o segundo livro. Então, se você quer arriscar, e eu recomendo, vá em frente, se não volte após ler o primeiro livro (que tem resenha aqui).

Em A Grande Caçada continuamos as aventuras de Rand e seus amigos. A história começa de onde a primeira terminou, com um Rand tendo que lidar com as consequências de ser o que é, porém, o jovem continua se negando a aceitar o que a Roda teceu para ele. Poucos sabem do seu segredo, inclusive seus três amigos mais próximos, Mat, Perrin e Loial, isso porque se alguém souber que ele é capaz de canalizar o poder, as consequências poderiam ser desastrosas.

O maior medo de Rand é ser descoberto por uma Aes Sedai, que tem a capacidade de "amansar" os homens que conseguem canalizar o poder para que eles não acabem enlouquecendo. Então o que fazer quando a própria Amyrlin (tipo a chefa das Aes Sedai) resolve visitar Fal Dara? Fugir? Ficar e se esconder? Seja o que a roda tecer.


Por mais que Rand queira se livrar das Aes Sedai elas sempre parecem estar interligadas a ele e é aí que a história realmente começa, porque, nessa visita da Amyrlin, a fortaleza acaba sendo invadida resultando na fuga de Padan Fain, no roubo da Grande Trombeta de Valere e na adaga amaldiçoada que é a única coisa capaz de livrar Mat das trevas de Shadar Logoth. Com isso é formado uma comitiva para recuperar a trombeta e a adaga, já que a primeira é um objeto muito importante para o surgimento do Dragão Renascido.

A caçada conta com os três jovens (Rand, Mat e Perrin) e Loial o Ogier, mas ao mesmo tempo que a caçada se desenrola temos o outro lado da história, onde as jovens Egwene e Nynaeve partem para a Torre Branca com intuito de se tornarem Aes Sedai. As duas jovens tem potenciais incríveis, principalmente Nynaeve, que em vez de começar o treinamento como noviça, que é o costume, já começa logo como uma aceita, devido a sua capacidade.

As duas tramas são muito bem montadas. Apesar do foco nesse livro ser mais para Rand os outros também recebem a devida atenção. É possível notar a evolução dos personagens, feito de uma forma natural e fluida, seja durante a jornada, pelo tempo que passou ou pelas novas descobertas que vão fazendo ao longo do tempo. Um exemplo disso é em relação a Mat e Perrin que, ao descobrirem o que Rand realmente é, vão ao longo do tempo aceitando o fato até que, no fim do livro, eles têm um papel fundamental na história.

Mas, assim como disse na resenha do primeiro livro, volto a dizer, leiam com calma. Pois as informações são inúmeras e a cada vez vão surgindo mais. O glossário no final do livro ajuda, mas mesmo assim é bom ler devagar para ir se situando. Já que aqui vamos nos deparar não só com novos perigos como a Ajah Negra e os Seanchan, mas também com novos personagens. E se prepare porque a tendência para os próximos livros é aumentar ainda mais, não é à toa que são 14 livros.


Para concluir eu devo dizer que se o primeiro eu favoritei, esse segundo eu favorito duas vezes. O livro continua incrível, as personagens femininas continuam sendo um diferencial muito grande, devido a suas forças e importância, principalmente em um livro de fantasia medieval. E  o que falar sobre o final desse livro? Eu simplesmente não conseguia parar de ler. É um dos melhores finais de livro que já tive o prazer de ler. Fenomenal! Quero muito continuar a leitura da série e recomendo para todos vocês, sem dúvidas. Se tiverem a chance de ler A Roda do Tempo, leiam. E que venham o terceiro livro.

 

Titulo: A Roda do Tempo: A Grande Caçada
Autor: Robert Jordan
Editora: Intrínseca
Paginas: 704
Ano: 2014

37 comentários:

  1. Eita cacete, 14 livros? Amo fantasia, mas já desanimei. A história me chamou super a atenção, mas ultimamente estou na vibe de livros únicos. Gostei da sua resenha e por enquanto vou acompanhar os livros só pelos seus comentários mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduarda

      Sim, são 14 kkkkk. Mas até agora vale muito a pena. Eu recomendo muito.

      Excluir
  2. Oi Fábio!
    Essa série parece muito interessante, mas a preguiça de ler é gigantesca, justamente por ser muito extensa e por sair aqui no Brasil pela Intrínseca, que é bem famosa por largar as séries pela metade ou faltando um vol. Quem sabe um dia, quando sair todos os volumes. Mas tenho curiosidade de ler.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David.

      Te entendo, e a briga com a Intrinseca está grande, porque pelo visto vai ficar só até sexto livro aqui. O lado bom é que vem uma serie ai, isso pode alavancar a curiosidade da galera e fazer que o resto dos livros saiam.

      Excluir
  3. Oi, Fábio.

    Juntamente com esse receio em relação a essa descoberta de sua vida, o Rand além de ter de enfrentá-la em algum momento, terá que ir em frente seguindo o tal imprevisto que surgiu no meio do caminho, afetando assim, sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane.

      A vida dele já está muito afetada, ele só está em processo de negação. Não quer aceitar de jeito nenhum. Talvez agora com o fim desse livro isso melhore. Vamos ver.

      Excluir
  4. Oi Fábio.
    Uau, 14 livros? A história deve ser mesma completa de pequenos detalhes, rsrs. Não ando lendo muitos livros de fantasia, é um gênero que demora a me conquistar, e mesmo vendo sua opinião super positiva tenho que confessar que não me interessei tanto! A história tem sim fatos que me conquistam, como ver que os personagens evoluirão e o destaque das personagens femininas, pontos que gostei, quem sabe se tiver oportunidade darei uma chance..
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitória.

      Sim, é uma historia cheia de detalhes, mas muito bem explicadas e na minha opinião sem ser chato. É, quando não está na vibe não adianta porque se não a leitura trava. Quando estiver na vontade de ler um livro de fantasia recomendo esse.

      Excluir
  5. ainda nao conhecia essa serie de livros, bacana conhecer pq costumo gostar de livros de fantasia

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fábio
    Juro que nunca ouvi falar desse livro, fiquei até meio perdida na resenha. Ainda assim gostei do tema e talvez eu até leia, visto que estou tentando ler mais fantasias.
    Beijos
    http://suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriã

      Recomendo ler a resenha do primeiro livro então. E recomendo de mais tanto essa serie como a serie the Witcher, tem resenha aqui tambem, procura "O Ultimo Desejo".

      Bjs

      Excluir
  7. Fábio, eu não conhecia a série, mas como gosto de fantasia, logo que vi a foto das capas fiquei curioso. Alías, adorei a coleção no visual. Como ainda não conhecia a trama, só posso me basear nesses detalhes que vc nos trouxe desse segundo volume. Parece interessante, eu gosto quando o autor sabe construir bem as personagens, tendo todo o cuidado com a evolução deles durante o enredo. Dica anotada. Vou ler sobre o primeiro livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evandro

      Olha, se você gosta de fantasia eu recomendo de mais essa serie. Tem resenha do primeiro livro aqui no blog, da uma olhada que explico mais. Você vai gostar muito. Principalmente se gosta de O Senhor dos Aneis.

      Excluir
    2. kkk Eu adoro Senhor dos Anéis.

      Excluir
  8. Achei muito bacana a resenha, até me interessei em começar a ler. Mas confesso que saber que são 14 livros me deu uma desanimadinha, rsrs.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalia

      Sim, 14 livros desanima um pouco. Mas quando você ler o primeiro vai achar 14 uma boa quantidade, quando ler o segundo vai querer o terceiro logo e depois vai achar que 14 ta pouco kkkkk

      Bjs

      Excluir
  9. Desconhecia a série Fábio. Fiquei bem curiosa, principalmente depois que você mencionou a força das personagens femininas. Bacana demais isso. Não sou muito de fantasia, mas vou dar uma olhada com calma nos livros. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila

      Da uma olhada mesmo. Quem sabe não se empolga?

      Abraço

      Excluir
  10. Oi Fábio, como vai?
    Gostei muito da sua resenha e achei a premissa da série muito interessante. Eu não conhecia e gostei de saber mais sobre.
    Abraço.
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fábio! Tudo bom?
    Eu tenho bastante curiosidade pra ler essa série, mas confesso que o tamanho dos livros E da série me assusta um pouquinho :P
    Uns anos atrás eu teria pegado sem medo, mas hoje em dia tá foda conciliar tempo pra uns calhamaços desses.
    A premissa é muito fodástica, e parece o tipo de série que tu não quer largar nunca. E personagens femininas incríveis AAAAAAAAAA <3
    Algum dia ainda pretendo ler!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise.

      Com essa empolgação toda não pegou para ler ainda porque mulher? kkkkk Corre. Aposto que vai arranjar tempo sim.

      Bjs

      Excluir
  12. Amei sua resenha, é uma história bem longa, mas se é boa, vale a pena! Ainda não conhecia. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kaila.

      Até agora ta valendo e muito a pena. Leia tambem =D

      Excluir
  13. Vou admitir que seja questão de gosto ou pelo meu deficit de atenção mas histórias com inúmeros volumes me assustam e cansam só de imaginar. Primeiro tenho que ter todos na mão, essa historia de ler um hoje e outro daqui a meses, não rola além do que tem que ser algo muuuito envolvente para querer ficar uma linha tanto tempo, enfim, embora a resenha seja bacana ela é curta e cativa, mas ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana.

      Se você lê inglês então da pra comprar e encarar, se não melhor deixar quieto mesmo, porque não sei se vai sair todos os livros aqui. Ta dependendo muito das vendas. =D.

      Excluir
  14. Não conhecia essa série, mas pelo que li, é uma grande aventura a que os personagens passam e com muitos mistérios, cheia de elementos místicos! Para quem gosta do gênero, vai se deliciar com a leitura!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina

      Com certeza. É uma leitura incrível =D

      Excluir
  15. Em primeiro lugar, eu queria dizer que esse autor foi extremamente criativo com nomenclaturas: eu tive dificuldade pra ler quase todas elas, e isso só na tua resenha, fico imaginando ao ler o livro!
    Apesar disso, ou por isso mesmo, minha curiosidade sobre essa série só aumenta, independente do tamanho ou extensão dela. Acho que o enredo é bastante complexo e intrigante, e acompanhar a evolução dos personagens ao longo disso tudo deve ser algo completamente recompensador. Gosto de como o autor consegue misturar elementos e figuras diferentes entre si e interligar tudo isso. Com certeza vou realizar a leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrini

      Verdade, os nomes são bem criativos kkkkk mas o glossário no fim ajuda muito. Olha, sou suspeito para falar porque sou fã da serie, mas eu tenho certeza que você vai gostar. Sua curiosidade sera bem recompensada

      Excluir
  16. Oi Fábio!
    Acho interessante a história dessa série de modo geral mas não consigo engrenar a leitura desse tipo de fantasia então em geral passo esses tipos de livro.
    No entanto admiro o trabalho do autor, de criar toda essa trama cheia de informações e evoluções. Pra quem gosta do gênero creio que vai amar a série de modo geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catarina.

      Ahhh, te entendo, se não curte não recomendo não, até pelo tamanho dos livros kkkk se fosse menores eu diria para arriscar. kkkk

      Excluir
  17. Eu me lembro de quando Editora anunciou o lançamento do primeiro livro aqui no Brasil mas eu achava que a história seria completamente diferente na verdade eu não achava também que o livro não seria tudo isso mas eu vi a quantidade de resenhas sobre o primeiro livro e a quantidade de elogios e sobre a sua resenha do segundo eu achei que a continuação deve ter sido melhor do que o primeiro livro e meu Deus do céu que livro grosso é esse?

    ResponderExcluir
  18. Olá, Fábio!

    A Grande Caçada mostra que uma continuação pode sim ter tanto fôlego e histórias para contar quanto o primeiro livro sem precisar ser enrolado (mesmo sendo um longo livro). Além disso, ter tantas personagens femininas com força, vindo de homem antes dos anos 2000, e de se louvar e servir de lição para muitos nos dias de hoje.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Fábio!!
    Gostei muito da indicação dessa série, adoro um bom livro de fantasia e certamente essa série é minha cara!! Mas espero que todos os 14 livros sejam publicados, pois é complicado quando a editora cancela a edições dos livros e ficamos sem saber o que aconteceu no final.
    Bjos

    ResponderExcluir
  20. Olha que coisa, sempre vi esse livro mas nunca havia lido uma resenha e imaginava que ele era sobre qualquer outro gênero mesmo fantasia -que eu amo-. Apesar de não ter lido a resenha e ter ficado um pouco confusa com alguns pontos fiquei fascinada com essa coisa da roda tecendo a vida dos personagens. Quero muito ler, apesar de ter 14 livros kkk

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.