Para quem não gosta de... é uma coluna inspirada na postagem da Editora Intrínseca chamada “Se você gosta de (...) vai gostar de (...)”. A ideia da editora é de recomendar livros no mesmo estilo de determinada obra que você leu e gostou. Pensando nisso, resolvemos fazer o Para quem não gosta de... para quem não curte um gênero e, mesmo assim, poderá gostar de determinado livro. Afinal, mesmo que você não goste, é possível encontrar aquela história-chave que o fará mudar de opinião.
Vamos tentar?
O tema de hoje é romance policial. Nem todos gostam dessa temática, mas alguns autores sabem fazer um enredo tão bem feito que, para quem vai começar a ler esse gênero, precisa ir com calma, não ler uma obra tão complexa, com muitos elementos – o que acabaria acarretando o oposto. Por isso, escolhi alguns que gosto bastante, mas que não são os mais rebuscados no tema. 

Ainda que a opção a número 1 seja bem embaraçosa, já que temos muitos personagens e muitas histórias paralelas, uma coisa é certa, vale a pena cada minuto lendo-o.

 Indesejadas (resenha)

Indesejadas é um nome intrigante e chamativo. A trama não poderia ser inferior ao título do livro. Sara está com sua filha Lilian na estação de trem da segunda maior cidade da Suécia: Estocolmo. Porém, Sara deixa sua filha dentro do trem e vai fazer uma ligação. Ela é surpreendida por uma jovem que está com o seu cachorro passando mal e resolve ajudá-la com o animal. Contudo, algo surpreendente acontece: o trem parte antes do horário e sua filha fica sozinha no vagão. O desespero toma conta de Sara e ela se vê atada sem saber o que fazer.

A criança simplesmente desaparece do trem e a equipe de Alex é designada para desvendar esse caso. Quando a criança aparece morta, nua e com a palavra “indesejada” estampada em sua testa, o temor toma conta e o caso repercute na mídia.

A história é bem desenvolvida e a autora não deixa pontas soltas. Para tudo, existe um motivo e isso faz com que a autora ganhe destaque em minha biblioteca.

2 – Assassinato no Expresso do Oriente

Um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano.

O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.

Esse é um livro que não tem resenha no Blog, mas foi um dos melhores que li da Dama do Crime. Ela sabe conduzir o leitor a ficar preso à história por horas a fio, sem ficar preocupado com nada, nem mesmo com a fome.

1 – Toda a verdade (resenha)

Uma gravação com a fala de Konstantin é publicada e repercute no mundo. Nela, Konstanin declara que ele e sua família estão mortos, pois, assim que o vídeo acabar todos morrerão. Ele revela uma suposta guerra entre a Rússia e a China. O vídeo causa tamanha polêmica e o governo russo desmente e afirma que isso nada tem a ver. Claro que ninguém sabe que quem está por trás de toda essa armadilha é o próprio Nicholas. O que parece ser pura coincidência, não passa de mera premeditação e armação. Creel nos arranca suspiros e, quando achamos que nada vai acontecer, eis que tudo desaba de vez.

Quando todos parecem achar que chegou o fim, o edifício do Phoenix Group sofre um massacre. Eis que a armação de Nicholas, muito bem bolada, coloca o mundo em intenso pânico. Afinal, Phoenix Group é uma empresa de origem chinesa e essa ação deixa a entender que foi um ataque terrorista praticado pelos russos.

Shaw, Kate e Nicholas estão juntos numa envolvente história criada por David Baldacci que deixará o leitor sem fôlego. Com certeza essa obra entrou na lista dos meus favoritos e não foi em vão que teve 110 milhões de livros vendidos no mundo. Li este livro há quatro anos e me culpo grandemente por ainda não ter lido novamente.

23 comentários:

  1. Eu tava precisando mesmo de dicas de livros policial, embora, eu tenha achado "Indesejadas" um livro bem ruinzinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha.
      Engraçado, eu gostei. Mas confesso que os outros volumes são melhores. Porém, é melhor ler na ordem de lançamentos, pelo menos eu acho. Por isso indiquei esse, rsrs.
      Uma pena que não tenha gostado.
      Espero que goste dos outros.

      Excluir
  2. Nunca li livros com histórias assim e fiquei bem curiosa para conhecer. Amei os três livros!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a coluna, embora eu já seja um apaixonado pelo gênero policial acabei aproveitando muito suas sugestões. Das três eu só conhecia O expresso do oriente. Quero muito ler esse primeiro livro Indesejadas, já fiquei aqui no desespero para saber o que está por trás da morte da menina. E o último diante de tantos elogios terei que ler também. Já estou ansioso pela próxima coluna.

    ResponderExcluir
  4. Oi Natalia, que bacana essa coluna. Apesar de ter conhecido e amado Agatha Christie ainda na escola, sempre tive receio com os policiais, mas esse ano estou me dando melhor com eles rsrss Adorei as indicações.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Nat!
    Já li os dois primeiros e realmente são muito bons.
    Aliás todos os livros da Agatha são ótimos.
    Anotei aqui Toda a verdade para quando tiver oportunidade, poder ler.
    Valeu!
    Maravilhosa semana!
    “Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca ouve. “(Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nat! Tudo bom?
    Esse tipo de gênero literário não é meu favorito, mas exatamente por ter alguns títulos com tramas bem geniais eu acabo abrindo umas exceções na lista de leituras.
    Meu favorito nos últimos tempos é Eu Vejo Kate, da Cláudia Lemes. G-E-N-I-A-L nem começa a descrever essa obra. Super recomendo!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Morro de vontade de ler esse livro da Aghata!
    Adoro o gênero!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Eu li uns livros da Agatha Christie quando era adolescente e não gostei nem um pouco (esse foi um dos que eu li).

    Se quiser participar, estou sorteando alguns livros lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/05/sorteio-de-livros.html

    ResponderExcluir
  9. taí ótimas sugestoes pra quem quer começar a se aventurar nesse estilo. li algumas coisas da agatha qd era adolescente e quero mt ler mais

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  10. Oi Nat, tudo bem?
    Dos livros que você citou, já li Assassinato no Expresso do Oriente e adorei! Aliás eu sou fãzona da Agatha e difícil não gostar de uma das histórias dela. Eu curto muito o gênero, mas achei super legal a ideia da sua coluna.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi Naty. Tirando o da Agatha (que ainda não li) não conhecia nenhum.
    Nossa, o primeiro me tirou do chão já na sinopse quando diz que a menininha foi achado morta. Achei muito cruel! haha Por isso mesmo fiquei querendo ler já.
    Gostei muito das dicas e da coluna! Bjsss

    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Naty, tudo bem?

    Adorei demais a ideia e , eu gosto demais do gênero e gostaria de ler todos o que você indicou....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiii Naty, como vai?

    Eu adoro esa idéia de coluna com opções pra quem não gosta de repente se arriscar. Às vezes é bom mesmo sair da zona de conforto, a gente sempre se surpreende. Indesejadas eu quero muito ler!!! Assassinato no Expresso Oriente é maravilhoso e esse último não conhecia mas ja fica a dica anotada.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Naty,
    Amo romance policial, é um dos gêneros que mais gosto de ler. Sou fascinada por dramas policiais, e a culpa dessa paixão é totalmente da Agatha Christie e seu destemido detetive Hercule Poirot. Falando na Dama do Crime, tenho que conferir a adaptação de Assassinato no Expresso do Oriente para o cinema.
    Fiquei interessada no livro Toda a verdade, já adicionei na lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, Natalia!

    Curiosamente, esse post foi feito no dia do aniversário de Arthur Conan Doyle, então a abertura com a silhueta de Sherlock Holmes parecem ter sido feitas sob medida. Mas aqui, quem acaba sendo citado mesmo foi Poirot. Como falei em uma resenha, sinto vontade de ver a série inglesa com o David Suchet, mas até agora não sei como faço para ver e atualmente até penso em ver o recente filme baseado em Assasinato no Expresso Oriente, até mesmo para comparar os dois Poirots. Mas até hoje nunca lo o livro. E olha que o tenho há anos. Então,quanto leio essa indicação na lista, já penso em ler esse livro logo mesmo, até para ver com mais detalhes o que a TV e o filme deixaram de lado.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a ideia da coluna, e as escolhas ficaram ótimas também.
    Da lista só li Assassinato no Expresso Oriente já que sou super fã da escrita da Agatha e é impossível não gostar dos romances policiais dela.
    Não conhecia os outros livros, mas fiquei bastante interessada por Indesejadas!

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  18. Sou uma pessoa que lê de tudo um pouco, porém os romances policiais sempre foram os meus preferidos porque eu acho que livros nesse estilo sempre me surpreendem!! Geralmente nada é tão óbvio nesses livros!! Gosto de boas leituras!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Nat, gostei muito da coluna nova e já estou prevendo que pegarei várias dicas pois mesmo não sendo a maior fã do gênero policial, fiquei com vontade de ler Indesejadas e esse vai entrar pra lista de desejados.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Naty!
    Amo livros de romance policial, dos 3 livros só conheço o Assassinato no Expresso do Oriente que foi o primeiro que li da maravilhosa Agatha Christie. Me vi tão envolvida que li quase todos os livros que tina dela na biblioteca da escola.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oi Nat,
    Eu já adoro Romance Policial, mas é difícil um enredo me surpreender ao ponto de chegar nas últimas páginas e o mistério permanecer!
    "Indesejadas" parece ter um enredo bem forte, fiquei curiosa para ler. Quanto a Ágatha Christie não é uma autora que conseguiu me conquistar, já tentei ler vários livros dela, inclusive esse e não rolou. "Toda a verdade" foi bem criticado, também pretendo ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Apesar de ler pouco eu curto muito Romance policial!
    Preciso reler Agatha.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.