Olá pessoal, hoje vim trazer par vocês mais um livro de parceria com a Martin Claret, é o segundo volume de contos do H. P. Lovecraft lançado pela editora e que eu estava aguardando faz um tempinho. Para quem acompanha o blog sabe que já resenhei o vol. I e que foi meu primeiro contato com as obras do autor. Para quem não viu, clique aqui que vai para a resenha.

No primeiro volume nós somos apresentados a um pouco da história de vida de Lovecraft e suas obras. Temos como foco os contos que abordam o medo do desconhecido e as coisas sinistras que podem existir ao se mexer com algo que não temos conhecimento. Já nesse segundo volume o foco muda.

Aqui, nós somos introduzidos aos contos da chamada fase dos sonhos do autor. Nele Lovecraft escreve histórias de personagens que buscam cidades, lugares, propósitos ou outros objetivos que só ouviram, viram, ou podem ser alcançados através dos sonhos. Geralmente cidades onde tudo é de uma beleza indescritível para o mundo real e que todas as pessoas são bonitas e vivem em harmonia, com estruturas inconcebíveis para o ser humano. 


Aqui também descobrimos na introdução que esse mundo dos sonhos, criado por Lovecraft, de início foi comparado com as obras de outro autor, chamado Lorde Dunsany, inclusive algumas pessoas acreditavam que Lovecraft estivesse copiando suas obras, devido a semelhança de alguns contos, o que não é verdade, já que o autor nem conhecia Dunsany. Foi só quando os dois se conheceram em uma palestra de Lorde Dunsany que Lovecraft virou fã e passou a ter outro autor para se inspirar além de Edgar Allan Poe (o qual era grande admirador).

Como eu já disse, esse segundo volume tem uma proposta diferente de contos, sendo voltado mais para o mundo dos sonhos e são interessantes de se ler, por isso não sei se seria correto fazer comparações entre os dois volumes, mas não achei essa coleção tão boa quanto a primeira. Os contos do primeiro volume trazem uma tensão maior, provoca mais curiosidade e deixa o leitor mais preso ao que está sendo passado, com contos mais interessantes. Esse já desperta uma sensação mais de nostalgia do que curiosidade.

Mas, analisando a obra de forma independente, é um bom compilado de contos. Eles sempre se conectam de alguma forma, geralmente citando cidades ou situações de outros contos. Além disso, é bom ver que o autor consegue variar no estilo sem deixar de perder o interesse. A linguagem aqui, porém, é um pouco mais complexa do que no volume anterior. No primeiro volume era um texto mais simples, aqui, assim como os sonhos, ela se torna mais complexa. Nada que deixe a leitura lenta, apenas precisa de um pouco mais de atenção. 


Então, no fim, é isso... Um livro que vale a pena sim ser lido, que funciona como um segundo volume independente, mas, se comparado ao primeiro, perde um pouco a qualidade (contudo, não deixando de ser bom). Dou 4 estrelas para ele e aguardo ansiosamente o próximo volume.

Obs: Não maltrate os animais

Sobre a edição: Não tenho muito que falar sobre a edição. Na minha opinião a Martin Claret é uma das editoras que tem mais cuidado com seus livros. Capa dura, uma revisão excelente, tradução impecável e muito mais. Minha edição veio com um pequeno erro, mas que não atrapalha em nada a leitura.



Título: Contos - vol. II (exemplar cedido pela editora)
Autor: H. P. Lovecraft
Editora: Martin Claret
Páginas: 144
Ano: 2018

13 comentários:

  1. Oi Fabio, tudo bem? Eu li o primeiro volume e gostei bastante e também gostei da edição, espero ler o segundo volume logo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Fábio!
    Contos já são bons e sendo do Lovecraft, melhor. Mesmo que aqui não tenha o terror costumeiro dos livros dele e estejam mais relacionados com sonhos, fiquei curiosa, porque não conhecia.
    Desejo uma semaninha de luz e paz!
    “É o coração que sente Deus e não a razão.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudynalva

      Pois recomendo a leitura. São estilos de contos um pouco diferente. Você pode gostar.

      =*

      Excluir
  3. Não conhecia, mas parece bem bacana esse livro de contos.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pathy

      É sim. Eu espero que possa ler um dia

      Bjs

      Excluir
  4. Oi Fábio, como vai?
    Nunca li nada do autor, mas não sei se leria este, já que se baseia mais em sonhos e me parece ser mais nostálgico.
    Um abraço.
    www.doceseltras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia.

      Leia o volume I. Quem sabe não se interessa? =D
      Abraço.

      Excluir
  5. Olá Fabio,
    Só conheço Lovecraft por conta da DarkSide, mas não li nada dele. Sendo sincera, não acho tão interessante os contos voltados para sonhos, gostei mais da proposta do primeiro, me pareceu mais obscuro!
    É bom conhecer novos livros, a edição parece mesmo bem caprichada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitória.

      Eu já conhecia Lovecraft, mas só ano passado foi que li algo dele. É um autor com excelentes contos. Realmente a pegada dos contos desse volume são diferente do primeiro, mas vale a pena a leitura para conhecer todo o universo do autor, sem contar que de certa forma eles estão conectados. As edições da Martin Claret estão perfeitas.

      Excluir
  6. Oi! Tenho muita vontade de ler mais contos do H.P., só li um há muitos anos e confesso que não entendi direito, acho que por ser muito nova.. Acho muito interessante essa proposta de contos voltados para os sonhos, ainda que seja em contos, que não é meu estilo favorito de leitura, porque acabo sempre querendo mais, é H.P. Lovecraft, então.. A edição está linda, diga-se de passagem. Obrigada pela dica!

    Bjoxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline.

      Pois leia o Volume 1 você vai gostar, ai quando se acostumar ao estilo leia esse segundo. =D

      Bjs

      Excluir
  7. Muito interessante a proposta do livro, não conhecia mas gostei da ideia do autor. Imagina como seria fantástico se conseguíssemos tornar realidade nossos sonhos do jeitinho exato que sonhamos. Todos os dias íamos dormir rezando pra sonhar com coisas boas kkk. A escrita do autor me parece ser bem fácil e essa edição esta linda. Adorei e quero ler

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.