Fala galera, como estão as leituras? Tudo certo? Dando continuidade ao setembro policial eu vim trazer para vocês 5 livros policiais que todo mundo deveria ter ou ler. Lembrando claro que essa lista é baseada na minha humilde opinião. Vamos lá?

1 - O misterioso caso de Styles (Agatha Christie)

Nada mais justo do que começar pela Rainha do Crime, não é mesmo? Para mim, esse livro deve entrar nessa lista pelo fato de ser o primeiro livro escrito pela autora, iniciando não só sua carreira de enorme sucesso, como pelo fato de introduzir seu personagem principal e um dos detetives mais famosos da história (ao lado de Sherlock Holmes), Hercule Poirot.

O livro é bom e você pode conferir a resenha dele aqui. Admito que não é o melhor livro da autora, mas nele já podemos ver características marcantes nas obras que viriam a ser escritas por Agatha. Leiam, se encantem e sejam bem vindos ao mundo do detetive Poirot.

2 - Trilogia Hannibal (Thomas Harris)

Quem aqui nunca ouviu falar em Hannibal, o famoso criminoso canibal. Mesmo que não tenham lido nada ou assistido nenhum dos filmes ou a série, mas com certeza sabe de quem se trata. E é no seu canibalismo que mora um pequeno (grande) problema… As pessoas não querem ler ou assistir os filmes achando que se trata de terror e acabam perdendo uma excelente história policial. 

Os três livros seguem a seguinte ordem:

1 - Dragão Vermelho
2 - O Silêncio dos Inocentes
3 - Hannibal

Ainda existe um quarto que foi lançado depois, mas que conta a história de origem de Hannibal, e chama-se Hannibal: A origem do mal. Porém, ele pode ficar de fora, esses três primeiros são os que realmente importam. Apesar de Hannibal ser o mais fraquinho dos 3 ele ainda conta com uma excelente trama.

Mas Dragão Vermelho é um thriller eletrizante e a cereja do bolo é O silêncio dos inocentes. Lecter é um psiquiatra e com isso ele ajuda nas investigações como consultor (preso, é claro), mas, misturando o fator da sua profissão com ser um psicopata de sangue frio, ele consegue manipular, de forma magistral, as pessoas ao seu redor. E, por incrível que pareça, ao mesmo tempo você o respeita. É simplesmente incrível e deve ser lido sem dúvidas.

3 - O Cão dos Baskerville (Sir. Arthur Conan Doyle)

Outro detetive icônico que não poderia faltar aqui é o famoso Sherlock Holmes. O detetive famoso por suas habilidades avançadas de observação e por sua personalidade peculiar digamos assim. 

Sherlock protagonizou inúmeros contos como também algumas histórias completas e uma delas é justamente a do Cão dos Baskerville. Além de ter sido a primeira história do detetive que eu li, é uma das minhas favoritas e uma das melhores. É uma trama que te deixa intrigado o tempo todo, com um clima de suspense e sobrenatural que com certeza para a época deve ter assustado muito marmanjo. 

A mente de Sir. Arthur Conan Doyle é incrível para escrever histórias, não é em vão que, assim como seu detetive, ele já ajudou a polícia na vida real a desvendar alguns casos. E acredito que esse livro seja um dos que você precisa desvendar também.

4 - Trilogia Millenium

Essa é uma trilogia que sou suspeito para falar, pois comecei a ler agora. Porém, sei que a trilogia Millenium tem um peso muito importante, críticas sociais relevantes e uma personagem feminina no mínimo memorável. Lisbeth Salander está entre as principais personagens do mundo literário e policial. 

A história também é incrível, e você não pode ficar de fora dessa leitura.

5 - Assassinato no Expresso Oriente (Agatha Christie)

Sei que pode parecer trapaça repetir Agatha Christie, mas é impossível deixar Assassinato no Expresso Oriente de fora. Um dos melhores livros da autora e um clássico da literatura policial.

Com 3 adaptações para o cinema (sendo a mais recente saindo esse ano), essa é uma trama que pega praticamente todo mundo de surpresa, é raro achar essa que consiga descobrir logo de cara quem foi o culpado ou a culpada do assassinato no caso. Uma trama que não só é muito inteligente como também faz o leitor questionar valores morais e éticos. É simplesmente brilhante e não deve deixar passar de jeito nenhum das suas leituras.

42 comentários:

  1. Fábio!
    Amei suas indicações, maravilhosas mesmo.
    Só não tenho Trilogia Hannibal (Thomas Harris), deve ser ótima, vou procurar.
    Bom final de semana!
    “A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy

      Olha, a trilogia Hannibal é excelente, alias tanto os livros como os filmes. Recomendo mesmo. Bjs

      Excluir
  2. Oi Fábio,
    Não leio muito o gênero policial, mas quero ler Agatha Christie para saber o que acho!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra.

      Agatha Christie é minha autora favorita. Leia O Misterioso Caso de Styles. Não é o melhor da autora, mas como eu disse é o que introduz Poirot e o primeiro dela.

      Bjs

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Luiza.

      Como assim não gostou de Assassinato no Expresso Oriente? =O

      Que coisa, conte-me porque kkkkk

      Bjs

      Excluir
  4. Oi Fábio, tudo bem?
    Da Agatha li só E Não Sobrou Nenhum, e amei demais. <3 É um dos meus livros policiais favoritos, acho genial. Quero ler mais coisas dela!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscilla

      Esse eu ainda não li, pois estou tentando ler na ordem. Mas to sabendo que é um dos melhores.

      Bjs

      Excluir
  5. Olá, Fábio.
    Assassinato no Expresso do Oriente é meu livro favorito da vida. Já o outro da Agatha amo também por ser dela, mas não está entre meus favoritos da autora. Esse citado também é meu favorito do Sherlock e a Trilogia Millennium, trilogia porque não considero os outros que não foram escritos pelo autor, a Lisbeth é demais. Da lista só não tenho os do Hannibal, mas um dia terei hehe. Amei a postagem.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil

      Sim, dos que eu li, o do Expresso e O Assassinato de Roger Ackroyd estão entre meus favoritos. Quando ler Hannibal certeza que vai adicionar a lista de favoritos. Obrigado ^^

      Excluir
  6. Oi, Fabio!

    Apesar de gostar de histórias policiais, acho que prefiro conferir através de filmes do que de livros. Assassinato no expresso oriente mesmo eu assisti ao filme e adorei. Imagino como o livro é melhor ainda!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol.

      Não consigo ver os filmes policiais sem ler antes. Porque se não descubro quem é o assassino e ai não leio mais o livro depois kkkk.

      Excluir
  7. Olá, Fabio. Tudo bem?

    Não um desses livros que você publicou, então serve como dica mesmo. Há tempos quero ler A. Christie e um deles é um título que você não colocou chamado "E não sobrou nenhum".

    Abraço.
    Diego França | Vida & Letras ~
    ~ www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego.

      Recomendo muito Agatha. Apesar dela não ter ordem certa de leitura eu não sei se recomendo começar por esse, pois sendo um dos melhores você depois pode acabar achando que o nível dos livros iriam decair. Recomendo começar pelo primeiro mesmo e depois ir mudando.

      Abraço

      Excluir
  8. Oi
    eu curto o gênero, mas faz tempo que não leio nada do tipo, ando lendo mesmo mais romance ultimamente, eu tenho o e-book de O Cão dos Baskerville, mas ainda não li.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise.

      Olha só, já tem um começo. Porem quando não está no felling para ler não tem jeito.

      Excluir
  9. Oi, Fábio
    Eu não sou muito de ler suspense policial, na verdade eu não curto mesmo, nunca flui mas até eu tenho um livro da Agatha, sendo esse o Assassinato no Expresso Oriente. Eu nunca li mas pretendo fazê-lo um dia.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriã

      Quem sabe quando você ler esse da Agatha as coisas não mudem um pouco.

      Bjs

      Excluir
  10. Oi, Fábio! Tudo bem?

    Eu não uma pessoa tão fã do gênero e então nunca li nenhum desses, mas estou querendo me aventurar mais por outros gêneros que não estou tão acostumada, portanto, gostei das dicas, mas quero começar com algo mesmo da Agatha Christie, já que todos dizem que ela é tão boa.

    Beijos,
    Magia é Sonhar
    Conheça o nosso Canal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Olha, talvez tirando Millenium, todos esses ai são bons livros para tentar começar a explorar o gênero. Recomendo começar Agatha pelo primeiro mesmo.

      Bjs

      Excluir
  11. Apesar de adorar o gênero, nunca li nenhum desses. Preciso mudar isso. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pathy.

      Sim, tem que mudar isso ai kkkk. Como adora o gênero, vai adorar esses ai.

      Bjs

      Excluir
  12. Oiii Fabio

    Assassinato no Expresso Oriente é um clássico, eu amei. Sherlock também éótimo, li vários livros do detetive, sempre um gênio.

    Beijo

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice.

      Verdade, Poirot x Sherlock. Quem ganharia nessa disputa? kkkk

      Bjs

      Excluir
  13. Oi Fábio!
    O misterioso caso de styles ♥
    Já li alguns livros do Sherlock Holmes, mas confesso que prefiro Poirot HAHAHAH
    Finalzão o de Assassinato no expresso do oriente! *-*
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol.

      Acho que no fim das contas eu também prefiro Poirot. Verdade, baita de um final aquele livro tem.

      Bjs

      Excluir
  14. Não sou muito de ler livros policiais, acho que por isso não conhecia nenhum desses haha!
    Mas parecem ótimos, daqueles que te prendem! :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Olha, se um dia quiser começar a ler mais livros do gênero recomendo começar por esses ai (exceto a trilogia Millenium).

      Excluir
  15. Quero muito ler Assassinato no Expresso Oriente. Dizem que é ótimo, e acho que é um bom começo para conhecer a escrita da autora que não conheço ainda.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique

      Apesar de ser suspeito para falar já que sou fã da autora realmente é um excelente livro, mas gosto sempre de recomendar começar por O Misterioso Caso de Styles, por ser o primeiro livro da autora e também o primeiro com Poirot.

      Excluir
  16. De todos o que eu mais teria interesse seriam os do Hannibal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica.

      Olha, acho que você iria gostar de ler Millenium viu. Recomendo.

      Bjs

      Excluir
  17. Oi, Fábio!
    Esse é um dos meus gêneros preferidos e adoro quando vejo postagens com indicações!
    Dos que você listou, eu só tentei ler a trilogia Millenium, mas sem sucesso. Eu não consegui chegar na metade do livro e acabei deixando de lado. Vou acrescentar os outros que você citou na minha wishlist.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari.

      Millenium comecei mas ainda não terminei, o começo é um pouco lento, tramas políticas e tal, mas ouvi dizer que depois a coisa anda mais rápido.

      Excluir
  18. Oi Fábio! Eu não leio muito esse gênero, mas confesso que é justamente por não saber exatamente por onde começar hahaha. Por isso que adorei demais esse post! obrigada pelas dicas ☺ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aléxia.

      Pois então esse post caiu como uma luva kkkk. Comece por qualquer um desses (menos Millenium). Quem sabe não temos aqui uma futura fã do gênero?

      Excluir
  19. Amei sua seleção de livros, confesso que assisto muitos filmes do gênero, mas livro ainda não li nenhum. Já anotei as dicas!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kaila

      Espero que goste dos livros indicados. São todos muito bons.

      Excluir
  20. Olá Fábio,
    Preciso começar a ler mais livros policiais, estou em falta com eles, e adorei suas indicações...
    Sei que você adora a Agatha, mas, como já disse por aqui, não consigo embarcar nos livros da autora, infelizmente. Gostaria muito de ler Assassinato no Expresso Oriente, mas já tentei, e não rolou...
    A trilogia Millenium dizem ser maravilhosa, os comentários são excelentes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ai meu Deus, será que posso dizer que só terminei de ler Assassinato no Expresso do Oriente por questão de honra??? Eu achei um horror, chato e enrolado demais, tirando tanta embromação e o final surpreendente seria um baita livro. Eu levei uma canseira que me recusei, até então, de ler qualquer outro dela. Tanto quero gostar dessa "Fera do suspense" que estou escolhendo a dedo minha próxima experiencia, aceito sugestões. Quando aos outros sitados, eu não li nenhum, estou por fora ne? ahahaha

    ResponderExcluir
  22. Oi, Fábio
    São livros maravilhosos, li muito Agatha Christie, preciso voltar a ler.
    Livros policiais é um gênero que amo ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Agatha Maravilhosa Christie dominando a lista!!!! Não se pode falar nesse gênero e não indicá-la! Doyle também é mestre

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.