Bem vindo(a) ao ciclo sem fim

Muita gente hoje em dia não faz ideia do que seja um VHS, não sabe o que é uma locadora, alugar uma fita de vídeo na sexta para só devolver na segunda ou até mesmo ter que rebobinar porque devolviam a fita sem fazer isso. Mas uma parte sim, uma parte lembra de tudo isso, e de como era bom sentar e colocar a fita no vídeo cassete e esperar aquela abertura da Disney na televisão.

Foi nessa época que diretores famosos na Disney foram convidados para dirigir um filme de animação onde contaria a vida de um pequeno leão, mas eles recusaram, alegando que aquilo ali não tinha futuro e que preferiam trabalhar em outra coisa (que não lembro agora se foi Pocahontas ou A Pequena Sereia), deixando essa história na mão de um grupo inexperiente que resolveu arriscar.

Resumindo… Os tão experientes diretores ficaram com um filme que praticamente foi um fracasso, enquanto na mão dos inexperientes artistas surgiu O Rei Leão, o maior filme de animação do estúdio, sucesso absoluto de bilheteria, vendas e, na minha humilde opinião, o filme com a melhor abertura de todos os tempos.


Você pode até preferir outros filmes, mas O Rei Leão é amado pela maioria, e nessa leva de remakes da Disney, não existiu filme mais aguardado do que ele. A apreensão de como se faria um live action de um filme todo feito por animais, o medo de se mudar coisas que acabassem estragando um filme considerado perfeito pela maioria era algo que deixava os fãs, no mínimo, morrendo de curiosidade.

Com o lançamento do remake de Mogli, podíamos ter uma certa noção do que viria por aí, afinal, os efeitos especiais eram muito bons e o mesmo diretor, Jon Favreau (Homem de Ferro), ficaria encarregado depois do sucesso. Mas, em 3 anos, muita coisa muda, e aahh, como muda. Todo santo ano assisto O Rei Leão, é quase um ritual, e lembro até hoje, quando a Disney lançou o primeiro teaser (trailer do trailer) do remake do filme, a nostalgia bateu tão forte que lágrimas caíram do meu rosto, me arrepiei todo ao ver aquela cena da abertura e fiquei de boca aberta com o fato de que parecia estar assistindo a um programa do Animal Planet do que algo feito em computador.

Era finalmente o filme que mais amo nessa vida tomando forma, e junto com ele a apreensão de que resolvessem mexer demais no filme e acabasse estragando, afinal, mudanças são necessárias, pois algumas coisas acabam ficando ultrapassadas e precisam ser reformuladas. Mas, felizmente, assim como Aladdin é 99% fiel ao filme original, eu diria que O Rei Leão é 99,5% baseado no material original.


Se na resenha de Aladdin eu contei que minha irmã cantou todas as músicas, nessa eu que tenho que admitir que não só cantei como também recitei algumas falas junto com os personagens. É impossível não fazer isso quando se é fã e até aqueles que não são tão fãs assim cantavam juntos a famosa música do Hakuna Matata, já que essa é tão famosa que, até quem não assistiu ao filme, conhece.

Mesmo tendo algumas modificações mínimas e algumas poucas adições, quem for assistir vai novamente se emocionar com o nascimento do pequeno Simba, chorar com Mufasa (faz até marmanjo chorar) e cantar junto com Timão e Pumba. Aliás, preciso falar desses dois, mas primeiro vou falar dos outros personagens.

Eu assisti ao filme dublado (para poder cantar junto kkkk), vou ver a versão legendada depois, então não posso falar aqui sobre Beyoncé como Nala ou James Earl Jones que dublou Mufasa, tanto no original como nesse remake. Mas devo dizer que a dublagem está muito boa, a única coisa que me incomodou um pouquinho foi Simba adulto cantando. Ícaro Silva dublando Simba ficou muito bom, admito, mas, quando cantava, a voz às vezes ficava parecendo de criança em um leão adulto, então algumas vezes ficava estranho. PS: apenas cantando.


Outra coisa que observei foi que algumas pessoas disseram que o CG ficava estranho algumas vezes quando os animais falavam. Bom, algumas cenas de trailer realmente, mas no filme eu não consegui notar isso. Mas, voltando aos personagens, todos estão muito bem representados. As principais menções vão para Scar, as Hienas, Timão e Pumba.

O grande leão irmão de Mufasa tem uma mudança considerável, apesar de ter praticamente as mesmas falas, ele aqui deixa de lado o comportamento mais sarcástico para ser mais sério, algo totalmente compreensível em uma mudança animação/"realidade". Além disso são adicionados pequenas coisinhas que fazem com que suas motivações sejam mais críveis e mais desenvolvidas que no desenho, o mesmo vale para as hienas, que não servem de alívio cômico (apesar de duas delas serem exceção). Aqui elas não se limitam apenas a três, e sim a todo um bando, ao contrário do filme, que outras só apareciam quando dava na telha. Além disso, elas não são burras como na animação. Elas são organizadas e servem também a sua líder.

Mas seja dublado ou legendado, não tem Simba, não tem Beyoncé de Nala, nem ninguém, porque a melhor coisa do filme é Timão e Pumba. Se os dois já roubavam a cena na animação original, aqui não é diferente, com seu jeito de vida “não estou nem aí” de viver. Os “criadores” do Hakuna Matata são o verdadeiro alívio cômico do filme, trazendo até alguns figurantes junto com eles. Timão, então, com todos os trejeitos de um suricate de verdade acaba ficando melhor ainda que o personagem da animação original. Pumba também não fica para trás, recebendo mais destaque na batalha final. Aliás, para quem já assistiu à animação original, pode esperar uma versão mais light, mas que ainda assim diverte da famosa cena da isca viva.

Fotos: Google Imagens
Mas é isso, com um CG que parece Animal Planet, personagens que continuam marcantes, O Rei Leão é um excelente filme que mais uma vez rouba a cena, reaquecendo o coração dos antigos fãs e provavelmente conquistando novos adoradores. Porém, admito que a animação, não sei se por ter sido a primeira lançada, ou pelo fato de que, como é uma animação, ter mais liberdade com certas coisas, emociona um pouco mais que o live action.

Ainda assim, não deixem de conferir esse filme que é e sempre será um dos meus favoritos da vida.

PS: Não sou crítico de filmes e faço essa resenha baseado nas minhas emoções. Tento ser imparcial, mas nunca se sabe.

Fiquem com o trailer e até a próxima.
 

18 comentários:

  1. Olá! ♡ Estou amando essa fase da Disney de transformar suas animações em live action, pelo que eu pude conferir, eles estão fazendo um ótimo trabalho.
    O Rei Leão marcou minha infância, era um dos meus filmes favoritos, por isso fiquei super animada ao saber que essa versão ficou muito fiel a história que conhecemos tão bem!
    Ainda não pude conferir o filme, mas espero conseguir assisti-lo em breve, não estou mais conseguindo conter minha ansiedade para ver Simba, Timão e Pumba! ♡
    Fiquei tão feliz quando eu soube que fariam o live action de O Rei Leão e mais ainda quando assisti o teaser!
    Tô tão animada para ver eles cantando Hakuna Matata, é uma das coisas que mais quero ver.
    Já tô até me vendo desidratar com Mufasa...
    Enfim, adorei a resenha e espero conseguir assistir o filme o mais rápido possível kkkk.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayssa.

      Também estou gostando bastante dessa fase de remakes. Também é um dos meus filmes favoritos. Espero que possa ver sim em breve, Timão e Pumba é uma baita de uma dupla. Hakuna Matata foi a musica que todo mundo cantou no cinema junto kkk (coisas de primeira semana de filme kkkk)
      Obrigado *_*. Beijos =*

      Excluir
  2. Ah meu Deus! Sabe o que é você estar no aguardo e já de manhã ler uma crítica(a primeira) totalmente negativa? Aí você vê tudo aquilo que você sonhou e viveu vendo a versão "antiga" indo por água abaixo. Nossa, não imagina como fiquei feliz em vir aqui e ver que há esperança..rs
    Eu não vejo a hora de conferir este longa. Perdi as contas de quantas vezes vi o filme, na fitinha Vhs, locada no sábado a tarde e tendo que ser entregue na segunda ou lá vinha multa.
    E depois com a facilidade da internet, baixando.
    Na terça, irei ao cinema e quero sim, reviver tudo isso!!!!
    Obrigada!!De coração, obrigada por não ser um crítico e sim um amante de cinema!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. =D

      Quem foi esse que disse que o filme era ruim? kkkkkk Como diz aquele meme "as vezes o sujeito está louco nas drogas" kkkkkkk. O filme é muito bom, o único ponto negativo é a transição de voz do Simba de criança para adulto, não é muito boa. Fica parecendo que ainda é criança. Tirando isso o filme é perfeito.

      Quando assistir volta aqui e me diz o que achou =D

      Beijos =**

      Excluir
  3. Chorei horrores, não vou negar. A hora que começa o clico sem fim eu já estava em prantos. Achei lindo demais, e simba é muito fofo, e a morte de mufasa que pensei estar preparada, na verdade não estava, chorei de novo. Amo Rei Leão, foi muito legal reviver isso, eu ainda tenho a fita verde, rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu viu?

      Não tinha como não se emocionar. É muito lindo o filme *-*. Que legal, guarda essa fita ai que é raridade kkkk

      Excluir
  4. VHS hahaha. Eu me lembro bem de tudo isso!!
    Eu realmente não sei se estou preparada para assistir a esse filme no cinema. Quero muito ver o Simba, Timão e Pumba juntos de novo mas tenho que me preparar psicologicamente para tanta emoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nil.

      Aahhh, vá assistir sim. Você vai adorar =D

      Excluir
  5. Oiii ❤ Estou tão ansiosa pra poder assistir a esse filme, todo mundo tem falado tão bem, que ficou muito parecido com o filme e está fazendo todo mundo chorar.
    Hakuna Matata é praticamente um hino, né? Rsrsrs. Difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido essa música. Deve ser incrível ver o Timão e o Pumba cantando na telona. Eles roubam a cena no filme e parece não ser diferente com o live action.
    Toda vez que vejo a cena do Mufasa morrendo, eu fico em frangalhos, a Disney adora fazer tudo mundo chorar. Vou ter que assistir com lencinhos do lado.
    Adorei a resenha, se antes já queria assistir, agora quero muito mais.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayane

      Está praticamente idêntico, e é de chorar sim kkkk Sim, Hakuna Matata é o hino dos desenhos animados kkkk. Eles para mim são os melhores personagens do filme. Pois vá se preparando em relação a Mufasa kkkkk.
      Obrigado *-*
      Bjs =*

      Excluir
  6. Olá!
    Só de ler a sua resenha fiquei com lagrimas nos olhos. Ainda não assistir, pretendo ir agora na sexta para desfrutar dessa magnifica historia e poder volta a ser uma criança de novo e sair cantando todas as musicas. A que mais gosto e da abertura, essa musica para mim é perfeita.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lily

      Ahh, que emocionante =D. Espero que tenha gostado tanto quanto eu =D.
      Tambem gosto bastante da musica de abertura

      Excluir
  7. Oláááááá infelizmente ainda não tive a possibilidade de ir assistir o filme, mas estou animadissima!! Ficou feliz que gostasse do filme e diz que ele é tão similar à animação. Vi gente reclamando que o Scar não tem juba preta, acredita?? hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Espero que tenha conseguido ir assistir o filme.
      Esse povo reclama demais. kkkkkk

      Excluir
  8. Oi, Fábio
    Quem não teve que rebobinar uma fita VHS não sabe o que é desespero, kkk.
    Gosto muito do Rei Leão choro todas as vezes que assisto não tem jeito. Ainda não fui no cinema ver, quero muito poder assistir.
    Estou adorando esses remakes das animações que fazia minha infância muito feliz.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana
      Oohh, nem me fale kkkkk. Vejo todo ano e todo ano me emociono, é bom demais kkkk. Espero que tenha conseguido ir.
      Também gosto da maioria dos remakes, estão muito bons.
      Bjs

      Excluir
  9. Eu tinha o VHS do Rei Leão.. eu lembro q era o único q era verde da coleção kkkkkkk
    Eu estive lendo outras críticas, e eles falam q os animais ficaram tão reais q as expressões deles não gera simpatia (em momentos felizes ou tristes) em nós, humanos. Eu discordo muito e acho q principalmente pessoas q tem bichinhos de estimação podem se conectar com os animais do filme.
    Eu tbm só vi dublado, não achei ruim como teve mta gente criticando. Mas estou muito ansiosa para ver legendado tbm! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yara

      Eu não concordo, só de ver documentário do animal planet com bicho de verdade que não fala nada, muitas vezes fico triste com o que acontece, imagina em um filme desse? kkkkk. Mas concordo que a animação é melhor. É, ruim no dublado não é, gostei bastante, única coisa foi a transição do Simba. Essa para mim não funcionou kkkk Tambem estou esperando o legendado agora. (saiu Aladin no piratex legendado, vou conferir kkk)

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.