Qual foi o ultimo livro que você deu cinco estrelas? Mas não apenas uma nota alta. Qual foi o último livro que não te deixou dormir, que você acordava pensando nele, que queria marcar todas as páginas, que queria falar para o mundo que aquele livro existia e que ele precisava ser lido? Acreditem, eu li livros muito bons esse ano, cinco estrelas também, mas o que esse livro me causou é difícil explicar. Esse já é o melhor livro do ano para mim, e olha que li O nome do vento em março, que foi um livro arrebatador. 

Nessa história vamos conhecer Lazlo estranho. Ele tem esse nome pois vive com a cabeça nas nuvens, lendo livros em todo lugar. Ele come lendo, anda lendo, e os bibliotecários desconfiam que, de alguma forma, dorme lendo também. Ele é órfão e vive como bibliotecário, e não tem grandes ambições na vida. Seu maior amor e dedicação está nos livros e na cidade de Lamento. Nem sempre a cidade teve esse nome, Lazlo lembra disso pois desde pequeno, escuta sobre a cidade, suas lendas, criaturas e pessoas extraordinárias que vivem lá, comidas incríveis, e como a cidade é linda e maravilhosa, mas que existe muito longe dali, e que é proibida a forasteiros.

Um dia esse nome desaparece, e Lazlo sente a falta dele no seu coração. Mesmo que, com os anos, as pessoas se esqueçam que já existiu um nome, e todos falem que esse nome sempre foi Lamento, ele sabe que não era, e que somente uma magia muito forte poderia ter tirado um nome de dentro das pessoas e de todos os lugares que já foi escrito. Ele cresce alimentando esse amor por Lamento, e em um dia aleatório a sorte fica do lado dele, e ele finalmente tem a chance de conhecer a cidade. 


Na cidade, nós conhecemos Sarai, uma deusa que tem uma vida atormentada e cheia de culpa. Ela tem um dom que usa para o mal, mas cada dia mais ela se pergunta o por que faz isso. A cidade de lamento é sua casa, mesmo que ela se sinta mal morando lá a maior parte do tempo. Quando forasteiros chegam até ela, ela imagina o pior para sua vida e para a vida dos que protege. Mas então ela conhece Lazlo, e, a vingança, que já estava fraca em seu coração, perde totalmente o sentido.

Falar que esse livro é lindo chega a ser uma ofensa. Laini Taylor ganhou meu coração há muitos anos quando eu li Feita de fumaça e osso. Sua escrita e construção de personagens foram maravilhosas e eu prometi para mim mesma que leria tudo que ela publicasse. Por isso Um estranho sonhador foi minha prioridade. Se você nunca leu a autora, é difícil explicar como ela escreve, pois não existe nenhum autor para dar de exemplo. É poético, fantástico, sensível e perfeito. Cada palavra e cada frase você quer guardar no coração e reler milhões de vezes. Não é apenas uma fantasia diferente de tudo que você já leu. São personagens tão sensíveis e reais, que você os conhece profundamente. 

Lazlo não ama Lamento de uma forma leviana. Desde quando ele nos é apresentado e junto com ele a cidade, nós entendemos que Lamento é dele. A cidade, suas histórias, são dele. Ele as conta, ele as cultiva, ele valoriza o que para todos é uma lenda. E Lazlo é um personagem sem igual. A maldade do mundo e das pessoas é algo desconhecido a ele, fazer o bem e entender sempre todos os lados é natural e nada complicado em sua mente. Sarai se vê desconcertada com alguém que não vê maldade e não a vê como um monstro. Pela primeira vez ela é vista pelo que ela é, e não pelo o que ela pode fazer.


Os encontros que eles têm são recheados de poesia e amor, e os diálogos são cheios de detalhes e cuidado. A cidade é recheada de mistérios e morte, mas também tem vida nos lugares mais improváveis, e é assim que Laini Taylor nos leva em direção a um mundo que sofreu com uma tragédia inimaginável, que deixou sequelas na cidade e principalmente nas pessoas.

É um mundo fantástico que não tenho palavras para descrever, mas também é um romance construído no perdão e no amor pelas pequenas coisas. É um livro sobre perdoar, sobre aprender com o próximo, sobre saber ver a dor que causamos e os vários lados de uma história. É um livro sobre saudade, vingança e amor. É divertido e triste, tudo ao mesmo tempo, na mesma frase. 

Os nomes tem poder aqui, e é incrível ver a relação ao longo do livro. As pessoas de Lamento estão fragilizadas e amedrontadas, e abrir a mente e o coração é difícil para todos os lados. Lazlo chega para fazer isso e tirar todos, de uma forma ou de outra, da zona do conforto. 

E o final é arrebatador, e me fez considerar fortemente ler a continuação em inglês. Chorei sim, e me recuso ainda a acreditar no que aconteceu. É uma duologia, e tem tanta coisa para ser respondida e arrumada que fico aflita só de imaginar. 

Leiam Laini Taylor, certeza que não vão se arrepender. E leiam Um estranho sonhador, quero ver ele se tornar o livro favorito de vocês.


 
Título: Um estranho sonhador
Autora: Laini Taylor
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 544
Ano: 2019

24 comentários:

  1. Acredito que este seja um dos livros mais elogiados desde seu lançamento recente. Lazlo conquistou uma legião de fãs e a cada nova resenha feita, a gente vai entendendo fácil todos os motivos que levaram a tantos elogios.
    Não é apenas sobre sonhar, é sobre imaginar, criar, sentir. É sobre poesia, sobre humanidade, sobre doçura e vida.
    E mesmo que eu não conheço ainda o trabalho da autora, este livro já foi para a lista de mais desejados desde a primeira resenha dele!
    Capa maravilhosa e já quero Lazlo pra mim!rs
    Lerei.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oI,

      Também só escutava coisas boas sobre esse livro, e todas as minhas expectativas foram alcançadas. Se não conheçe a autora, essa é uma ótima oportunidade!

      Beijos

      Excluir
  2. Ainda não li esse livro mas, também me apaixonei pela escrita da Laini Taylor quando li a série Feita de Fumaça e Osso. Realmente a escrita dela é inexplicável, simplesmente só dá pra afirmar que é encantadora.
    Desde que lançaram esse livro só vejo críticas muito positivas para ele. Quero muito ler e logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nil,

      Que bom que já conhece a autora, ele é incrível, né? Esse provavelmente você vai gostar mais do que a primeira trilogia dela.
      Bjs

      Excluir
  3. o ultimo livro q eu dei 5 estrelas, favoritei, e quis falar com todo mundo foi The Kiss Of Deception.. ele foi gostoso de ler, ao mesmo tempo tinha o mistério de saber quem era quem.. tinha um tempo q eu nao lia um livro q me empolgou tanto, por isso q eu acabei amando esse. Talvez se lesse no momento q eu to agora nao teria amado tanto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yara,

      Eu também gostei muito de The Kiss Of Deception, mas concordo que foi uma fase. Leia um estranho sonhador, grandes chances de você favoritar também.
      Bjs

      Excluir
  4. Olá! Tenho que confessar que faz tempo que não leio um livro assim, que toque, encante, marque e tire o sono. Estou tendo um pouco de dificuldade para encontrar leituras que provoquem em mim essas sensações. Por isso, minhas expectativas estão muito altas para este livro.
    Todas as resenhas que li sobre ele até agora ressaltaram a incrível capacidade da Laini Taylor como escritora, em criar um universo e personagens diferentes de tudo o que a gente já viu. O que é extremamente impressionante, pois ultimamente tenho encontrado dificuldade em econtrar uma leitura totalmente original.
    Não vejo a hora de conhecer a escrita da Laini, acho que só lendo para poder entender a enormidade de sua escrita, que cativa a todos que a conhecem.
    Estou cada vez mais animada e curiosa para conhecer os personagens que a autora criou nessa história.
    Esse livro têm tudo para me conquistar, com certeza pretendo fazer essa leitura em breve!
    Adorei a resenha, muito obrigada pela indicação! Acho que esse é o livro que estou procurando.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayssa,

      Fico feliz que ficou empolgada com a resenha, se faz tempo que um livro não mexe muito com você, vai ser legal ler esse. Eu já li e leio vários livros bons que são cinco estrelas, mas ficar sem dormir por um livro é raro. Sei que em fantasia é difícil ser original, mas Laini consegue.

      bEIJOS

      Excluir
  5. Oiii jessica

    Meu Deus, espero que a editora publique logo a continuação em português porque ja sei que esse será daqueles livros de me fazer perder o sono pensando na história. Eu adoro a escrita da Laini Taylor e só tenho escutado elogios sobre esse novo livro dela, com certeza quero ler o quanto antes.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivy,

      Leia assim que puder, ele vale todos os elogios que está escutando. A editora não me confirmou nada sobre o próximo, mas como está sendo bem comentado, creio que será rápido.
      Beijos

      Excluir
  6. Olha, já tive mais de um livro assim esse ano viu. Mas o mais poderoso deles não tem muito tempo, como você bem sabe. Então sei como é essa sensação. É tão bom quando um livro pega a gente assim e conquista de uma forma que se a gente pudesse comprava todos os exemplares e distribuía para todo mundo. Adorei a resenha. Até me convenceu a ler. kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que sortudo! O que chegou mais perto disso foi o nome do vento, mas Laini conseguiu passar. Se eu pudesse fazia exatamente isso, já falei desse livro para todo mundo. Leia, Fábio!

      Excluir
  7. Olá! Nossa esse livro me encantou desde o primeiro momento, quando vi sua sinopse, lá nos lançamentos, simplesmente parecia que estava falando comigo (risos). É tão bacana encontrar esse tipo de história que traz um pouco de tudo e que nos deixa simplesmente arrebatados com o seu desfecho e ansiosos por mais. Ainda não conheço a escrita da autora, mas tenho certeza que em breve vou virar fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete,

      Se gostou dele só lendo a sinopse, com certeza não vai se arrpender da leitura. O final vai te deixar de boca aberta e triste, mas vale cada página!
      bjs

      Excluir
  8. Oiii ❤ Depois de ler a resenha, eu sinto que preciso ler esse livro o mais rápido possível rsrsrs. A forma como você falou do livro é o que me convenceu de que essa é uma obra que merece ser lida, que foi feita para encantar o leitor.
    Essa trama parece muito original, mesmo sendo uma fantasia, e isso é incrível. Já faz um tempinho desde que li minha última fantasia e creio que esse livro seria o ideal pra eu voltar a ler o gênero.
    Lazlo parece um personagem maravilhoso e a forma como ele não julga ninguém, é uma pessoa de bom coração, é um ponto muito positivo sobre a história.
    Estou curiosa para descobrir tudo o que a Laini criou. Conhecer os personagens, os cenários, tudo.
    Espero gostar dessa leitura tanto quanto você.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayane,

      Meu objetivo foi alcançado, já que você está com tanta vontade de ler. Leia mais fantasia, amo tanto esse gênero, esse livro vai te trazer a vontade de novo. Você vai amar a autora e os personagens, depois me conta o que achou!
      bjs

      Excluir
  9. A capa é linda, adorei a combinação de cores. Acho que consigo perceber essa poesia já pela capa. É maravilhoso quando um enredo nos toca assim. Eu ainda não conhecia a autora, mas já fiquei louco pra ler esse livro, e também esse outro que você citou. Imagino como eu ficaria ansioso pela continuação também. Tomara que não demorem a lançar por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evandro,

      Quem bom que ficou com vontade de ler, espero que consiga fazer a leitura em breve, essa autora nunca me decepciona!
      Bjs

      Excluir
  10. Oi, Jéssica
    Não conheço a escrita da autora, li algumas resenhas de seus livros publicados aqui e gostei muito.
    A capa do livro é linda! Como não se apaixonar num enredo tão encantador e Lazlo é um personagem que já estou apaixonada por ele mesmo sem conhecer. Leitor, bibliotecário, sonhador.
    Quero muito poder ler, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana,

      Lazlo é apaixonante, é impossível não amá-lo. Nós que gostamos de ler nos identificamos muito com ele, rs. Espero que leia logo!
      Bjs

      Excluir
  11. Olá!
    Eu já tinha lido algo dele e fiquei bastante curiosa, e acredite essa é a segunda resenha que leio e que fala super bem do livro. Agora sim estou com uma imensa curiosidade enorme sobre ele. Creio que qualquer leitor que leia irá se identificar com o personagem sobre a paixão em relação ao livro.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily,

      O livro é perfeito, todas as resenhas positivas que você escutar estão certas, hahaha. Espero que leia em breve!
      Bjs

      Excluir
  12. Eu já conhecia a autora e de fato a escrita dela é sensacional!! MAs acho quase uma ofensa vc dizer que não tem autor que se compare! Patrick, pra mim, é outro com a escrita dessa forma e eu vou defende-lo sempre! hahahahaha Quero ler esse livro tbm, porém. Ela é sensacional como autora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      hahahahahaha. Concordo que Patrick é sensacional, nem vamos discutir sobre isso, hahaha. Mas eles são bem diferentes na escrita. MUITO mesmo. Então, para a escrita dela nenhum se compara realmente. Mas amo os dois!
      Bjs

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.