Fala galera, recentemente eu li as duas obras do autor S. K. Tremayne, são elas: As gêmeas do gelo e A criança do fogo. E com isso eu vim trazer 5 motivos para você que estava na dúvida se lia ou não avaliar se finalmente vai encarar a leitura.

1 - Paisagens
O autor gosta de usar em suas histórias paisagens de locais mais tranquilos e históricos. O primeiro livro - As gêmeas do gelo - se passa na Escócia, enquanto o segundo se passa na região da Cornualha. O autor descreve os locais de forma muito precisa, transportando o leitor para aquele lugar e dando talvez um gostinho do que pode ter por ali e fazer você querer visitar o local.

Claro que alguns são inventados, mas é a minoria e ainda assim é tão bem encaixado que você pode acabar esquecendo que aquele lugar ali não existe. Aliás, o segundo motivo para ler também está relacionado aos locais, já que o motivo é…

2 - As lendas
Todos os locais escolhidos pelo autor conta com alguma lenda local, seja ela real, fictícia, ou a mistura de ambos. O segundo livro por exemplo está localizado em uma região que é dominado por minas, onde por centenas de anos muitos mineiros trabalharam em condições absurdas. E é claro que com o passar dos anos lendas locais foram surgindo, como o fato de que em algumas noites, na casa do casal principal do livro, diz-se que é possível escutar os mineiros cantando nas minas, que o vento leva o som até eles.

Ou as histórias que contavam que as mulheres dos mineiros ficavam a noite com lanternas acesas para que eles pudessem ver o caminho de volta pelas encostas das minas e não caíssem no mar - algumas minas acabam passando por baixo do mar -. Tudo isso, real, de mentira ou ambas desperta uma grande curiosidade para quem gosta do assunto, e faz o autor brincar com um assunto que é o terceiro motivo.

3 - O sobrenatural
O autor em ambos os livros flerta com o sobrenatural, mas não é nada aterrorizante como um livro de terror. Esse sobrenatural aqui é algo mais sutil, uma maneira de fazer o leitor duvidar dos acontecimentos, sempre se perguntando se o que está acontecendo ali é real ou é mentira.

Isso provoca uma curiosidade em quem está lendo que pode fazer querer continuar até descobrir o que é que está acontecendo ali. Isso se funde bem com a questão das lendas contadas durante a leitura. E claro que acaba mexendo com o quarto motivo…


4 - O psicológico
O foco do autor durante o livro todo é a questão do psicológico. Aqui não é aquele livro onde alguém morre e o detetive vem examinar provas. Aqui o foco são nos segredos guardados, em como isso afeta as relações, desgastando-as de formas que muitas vezes podem não ter mais jeito. Isso ligado à questão do sobrenatural faz o psicológico da pessoa ficar muito abalado, ou melhor, o psicológico dos personagens e com isso você vai notando a mudança e descobrindo seus segredos aos poucos.

A questão da psicologia aqui ainda leva uma segunda camada, a dos…

5 - Transtornos psicológicos
S. K. Tremayne não só brinca com o psicológico das pessoas como também insere em seus livros transtornos psicológicos reais. Então junte isso com os itens anteriores e você verá que é uma mistura que tem tudo para dar certo.

Com certeza fará com que a curiosidade, as suspeitas e as ações dos personagens sejam diferentes e elevadas a outro patamar. E ele parece ter estudado bastante em relação aos transtornos que usa, tentando passar de forma realista cada um deles. Isso é um diferencial.

Mas, se esses motivos são suficientes para vocês lerem, quem vai me dizer são vocês. Comentem aí o que acham, se vão ler, vão passar, ainda estão na dúvida ou o quê?

Até a próxima e Beijos =D

25 comentários:

  1. Oi não conhecia esse autor mas parece ser uma leitura bem leve e bastante interessante vou procurar saber mais sobre esse livro com toda certeza será uma ótima leitura e super diferenciada do que eu costumo ler beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deise

      Eu recomendo a leitura de As Gêmeas do Gelo. É uma leitura divertida. Leia quando estiver querendo ler algo descontraidamente.

      Excluir
  2. ola amo esse tipo de genero
    os motivos que voce menciona no texto são mais do que suficiente para que desejar ler os livros desse autor
    gosto de autor que sai do lugar comum e explora novos lugares que naõ tão mecionados em outras obras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane

      Os locais do autor são realmente diferentes do convencional. Recomendo a leitura de As Gêmeas do Gelo

      Excluir
  3. A Criança do Fogo meio que dividiu opiniões em seu lançamento. Há os que recomendaram com louvor e há os que renegaram.
    Mas em contrapartida, As Gêmeas causaram um rebuliço no seu lançamento e mesmo fazendo um tempinho já, me recordo bem de tudo isso.
    Como ainda não conheço as letras do autor, se já tinha curiosidade, agora com estes cinco motivos, fiquei ainda mais curiosa!!!
    Espero ter oportunidade de conhecer os livros em breve!

    Beijo, Fábio!
    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Olá Angela

    Admito que faço parte do grupo que se pudesse tocava fogo na Criança do Fogo. Mas As Gêmeas do Gelo apesar de algumas coisas terem me irritado é uma boa leitura. Da para descontrair. O principal defeito do autor é usar a mesma formula.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Fábio!
    Não tive oportunidade de ler nenhum dos livros da autora, entretanto, ao ver os motivos listados por você, fiquei muito interessada, ainda mais quando fala sobre as descrições dos lugares, sobre o psicológico e sobre os transtornos psíquicos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia o primeiro livro mas o segundo já tinha lido algo sobre ele. Adorei os motivos, fiquei bem mais curiosa pelas obras do autor.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lily

      Eu recomendo o primeiro livro. Se for experimentar a leitura recomendo que leia ele.

      Excluir
  7. Olá! Ainda não consegui ler, mas estou bem curiosa para conferir os dois livros, (principalmente As gêmeas do gelo), justamente por todos esses ótimos elementos que os livros do autor possui, apesar do desenvolvimento do enredo deixar um pouco a desejar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete

      E é justamente esse livro das gêmeas que eu recomendo =D

      Excluir
  8. Oi, Fábio
    Li A criança do fogo e gostei sim, pelas descrições da Cornualha, as minas mesmo que não seja reais e claro dos transtornos psicológicos. A pitadinha de sobrenatural também é legal.
    Quero ler As gêmeas do gelo e poder dizer qual livro gosto mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana

      Ainda bem, eu confesso que não gostei da criança do fogo, não sei se pelo fato dele usar a mesma formula e eu ter lido os livros de forma seguida ou se outro motivo. Mas as gêmeas do gelo eu achei divertido.
      Bjs

      Excluir
  9. Oi Fabio,
    Dos seus 5 motivos, só o primeiro que me incentivou a ler as obras do autor S. K. Tremayne. Sou muito medrosa, então quase tudo me assusta e sobre os aspectos psicológicos e os transtornos psicológicos, raramente leio sobre porque normalmente prefiro livros mais leves e descontraídos.
    Li os comentários e confesso que não sei como isso pode ser divertido kkkkk.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa

      Ele é thriller, apesar do autor tentar fazer algo com o sobrenatural, não é terror kkk.
      Mas admito que eu só recomendo As Gêmeas do Gelo e ainda assim pra descontrair kkkkk

      Bjs

      Excluir
  10. Olá!
    Acho Psicologia algo perfeito, adoraria estudar mais sobre isso. Cada vez que vejo uma obra que trata de transtornos psicológicos, acaba me prendendo tanto, que vou indo atrás de mais informações sobre.
    Logo, é evidente que me interessei pelos livros do autor, além de que, as capas são perfeitas também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanna

      Sou suspeito pra falar, mas também acho kkkkk. Eu recomendo As Gêmeas do Gelo. E não recomendo a leitura dos dois próximas. Porque ele infelizmente usa uma mesma formula.

      Excluir
  11. Amo suspense psicologico e acho que foi por causa de uma postagem desse blog que eu acabei lendo o livro e me apaixonando por ele. Estudo sobre transtornos psicologicos e por isso livros assim me chama a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina.

      Muito bom escutar isso kkkk. Recomendo a leitura do livro Confissões. Você vai amar.

      Excluir
  12. Ainda não li nada do autor, porém sempre acompanho as resenhas e As gêmeas do gelo sempre me chamou a atenção, sem contar que a capa é bem misteriosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana

      Recomendo As Gêmeas do Gelo, não é nenhuma obra prima, mas é um bom livro. Tem um bom clima de suspense.

      Excluir
  13. Oi, Fabio
    Olha são todos bons motivos, ainda mais as paisagens e lendas.
    Eu tenho vontade de ler esses dois, mas As gêmeas tenho um pouquinho de medo.kkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana

      Olha, recomendo que se for ler os dois, que leia com um intervalo grande entre os dois, porque ele infelizmente tem aquele problema de formula pronta. Mas as Gêmeas na minha opinião foi o melhor kkkkk

      Bjs

      Excluir
  14. Li As Gêmeas do Gelo e A Criança do fogo. Gostei muito dos dois livros.
    Confesso que As Gêmeas me deram medo.
    O final de A Criança foi surpreendente

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.