A vingança é um prato que se come frio
São Francisco Xavier é um distrito bem pequeno onde morava Nina, uma moça que quando completou certa idade resolveu sair de lá em busca de uma vida melhor, seu novo destino: São José dos Campos.

Sua busca se resume em tentar esquecer um passado doloroso, onde a jovem foi vítima de abuso, e também de recomeçar sua vida, mesmo sabendo que isso não vai ser nada fácil. O novo trabalho não é lá essas coisas, mas já dá para algo, até que certo dia Nina conhece Angelique, ou Angel para os mais chegados. Uma garota de classe social abastada e que além de se interessar por Nina, resolve introduzi-la no mundo da bruxaria.

Ali naquele local só se aprende coisa boa, é um culto onde se deve apenas fazer o bem, afinal, se é uma lei universal que você colhe o dobro daquilo que deseja, então faça o bem se quiser que algo de bom aconteça em sua vida, caso contrário vai ter que encarar as consequências. O problema é que quando tudo ia bem, Nina se depara com quem menos esperava, o responsável por toda a sua dor no passado, e é aí que começa toda a sua jornada de vingança.

Suprema é dividido em três partes, onde no primeiro vamos conhecer Nina e os outros personagens, na segunda as consequências e na terceira a conclusão da trama. Cada uma se passa em um determinado período de tempo, em pontos de vista de personagens diferentes, mas tendo sempre Nina como o foco.

A linguagem é crua e por muitas vezes lembra o estilo de escrita pulp, como o livro Horror na Colina de Darrington, onde o foco são os eventos e não tanto em descrição. Claro que existe sim tudo isso, mas os acontecimentos são levados mais em consideração. Isso faz com que o livro tenha um ritmo muito rápido, o que, somado com os capítulos pequenos, faz com que você termine o livro no mesmo dia que começou.

Porém, isso também tem um lado negativo. Na parte final, no clímax dos acontecimentos, as coisas aconteceram de uma forma muito apressada, tirando boa parte da emoção da coisa. O bom é que em contrapartida o livro tem ótimos momentos, tanto de ação como de mistério e terror. Admito que pelo que andei lendo, esperava um pouco mais da parte do terror, mas ainda assim é algo muito bom.

O livro também traz informações não só da religião Wicca como de outros tipos também, candomblé, vodu e outras. No final do livro inclusive tem as referências de todas as fontes literárias na qual o autor se baseou para poder escrever. É um livro bem embasado nesse sentido.

O final ainda veio com um gancho para uma possível continuação. Mas naquele estilo “posso terminar nesse mesmo ou se der na telha faço mais um”. Eu espero muito que no futuro possamos ler uma sequência, já que esse foi um livro que gostei muito. Pretendo ler outras coisas do autor em breve, apesar de ser em um gênero diferente (ficção científica).

Para finalizar, queria falar da capa que eu acho lindona e tem muito a ver com a história. Principalmente com a segunda parte do livro. Mas tirando isso, para quem gosta de terror, esse é um bom livro para se aventurar. Quem não gostar mas quiser se arriscar, também é uma boa pedida. Então, até a próxima.

Título: Suprema
Autor: Danilo Morales
Editora: Telentos da Literatura Brasileira
Páginas: 192
Ano: 2018
Compre: aqui

32 comentários:

  1. Uau!
    Em choque!!! Não sei o que dizer sobre o livro.
    É uma leitura intensa e macabra.
    Não é muito minha praia literária mas fico feliz de conhecer um terror nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chelle

      Sim, ela é braba kkkk mas é boa.
      Essa da pra encarar caso um dia tenha curiosidade. =D

      Excluir
  2. Eu li esse livro e fiquei surpresa com o quão macabro é. Pensando justamente que sou uma pessoa que ainda lê pouco o gênero de terror.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia

      Ele tem umas partes bem assim mesmo, principalmente na segunda parte. Aahh, tenho umas recomendações se quiser kkkkk

      Excluir
  3. Fábio!
    Um dos temas que não gosto muito de ler é sobre vingança, entretanto de tem citações da Wicca e tem uma mescla de estilos dentro de um mesmo livro, fiquei curiosa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy

      Sim, acho que você vai gostar então. Dá uma chance pra ele =D
      Bjs

      Excluir
  4. OLA Fabio
    estou com vontade de começar a ler livro de terror mas presumo que naõ vai ser com esse kkkk eu tenho medo de ficar com medo kkk
    e ai vou adiando adiando
    nas quem save um dia eu consiga ler esse genero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane

      Olha, tenta ler Vozes do Joelma, acho que é de boa pra quem quer começar.
      =D

      Excluir
  5. Eu ando me aventurando nesse universo do terror que se brincar, logo, logo, vou começar a ver filmes do gênero de noite..rsrsrs
    Eu adorei o que li acima,mesmo com esses "probleminhas" no enredo, tipo de ter corrido um pouco nos acontecimentos. Mas oh, eu adoro finais assim, que a gente fica meio com cara de alface murcha.
    Acabou ou não??
    Com certeza,já é um livro que pretendo ler!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela

      kkkk olha só. Eu apoio kkk. Apesar de achar a maioria dos filmes sem graça kkkk. Espero que consiga ler sim, acho legal =D.
      Bjs =*

      Excluir
  6. Que graça de capa e de ilustração, o livro parece ser um capricho que só! Gostei de saber que os capítulos são pequenos e a leitura flui bem, estou levando muito isso em consideração antes de escolher algo pra ler agora. Interessante ele ter explicado sobre várias religiões e ter estudado para falar sobre isso.

    Beijos,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda

      Realmente a capa é linda. Capítulos pequenos realmente fazem a gente ler mais rápido. Verdade, sempre bom fazer pesquisa antes.

      Bjs

      Excluir
  7. Olá! ♡ Essa capa está muitooo caprichada!♡
    Nunca me aventurei no gênero terror, mas achei bem interessante a premissa do livro ao abordar várias religiões e com embasamento.
    É uma pena que na parte mais decisiva do livro, as coisas se desenvolveram rápido demais, odeio quando isso acontece kkkk.
    Gostei de saber que os capítulos desse livro são mais curtos, confesso que adoro livros divididos dessa forma, sei lá, parece que a leitura é mais fluída kkk.
    Gostei bastante da resenha! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raissa

      Sim, essa capa está linda. =D. Tenta começar por esse, ou quem saber Vozes do Joelma =D. Sim, as vezes rapidez de mais atrapalha kkkkk. Sim, concordo, capítulos menores passam mais rápidos kkkkk.

      Obrigado. Beijos =*

      Excluir
  8. Oi, Fábio
    A capa é belíssima!
    Depois de todo sofrimento Nina muda de cidade e conhece uma pessoa que lhe apresenta a magia boa. Mas depois de encontrar com o homem que lhe causou tanta dor ela vai para o lado mau.
    Estou curiosa sobre essa vingança, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana

      Sim, essa capa é linda. Nina levou a coisa da vingança a serio kkkk

      Excluir
  9. Olá! A capa é bonita mesmo (também um pouco assustadora, mas ok!), não é algo que eu leria sem uma indicação, mas por ser um livro relativamente curto, até me interessei, embora tenha certeza que terá que ser uma leitura diurna para evitar insônia depois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete

      É verdade, a capa é linda. É curto e rápido, da pra arriscar viu =D.
      Esse até que não da medo não kkkk. Tem mais é adrenalina mesmo. =D

      Excluir
  10. Oiii ❤ Nossa, gostei bastante da forma como a bruxaria é abordada, que o culto do livro seja para fazer o bem para recebê-lo de volta. Nunca li nada que mostre a bruxaria dessa forma, então estou muito curiosa pra saber mais sobre isso.
    Gostei muito que o livro é focado na ação e que isso torne a leitura fluída, gosto muito de tramas assim, pois não ficam cansativas.
    É realmente chato quando a história chega no clímax e ele não é tão desenvolvido ou emocionante quanto esperávamos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayane.

      Acho que a Nina pode te surpreender, recomendo. =D. Ela é bem fluida, só peca até demais nessa rapidez kkkk. Verdade.

      Bjs

      Excluir
  11. Não gosto de livros onde os acontecimentos mais importantes são descritos apressadamente, fica muito sem graça. Mas gostei do que se refere a religião e suas referências no final da leitura, acho que pode agregar muito ao conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana

      Esse teve isso no fim, mas vale a leitura. Arrisca que vale a pena =D

      Excluir
  12. Oi, Fabio
    Fiquei com muita vontade de ler, parece ser uma história bem escrita, interessante e cheia de reviravoltas.
    Embora eu tenha medo de terror, vou querer ler sim.
    Ainda mais que fala sobre Wicca, que tenho curiosidade de saber mais.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana

      Recomendo conhecer a Nina. Ela é tudo isso ai mesmo =D
      Acho que essa da para encarar.
      Fala um pouco e tem as referências no fim também de alguns livros. =D
      Bjs.

      Excluir
  13. Adorei essa capa, achei simplesmente maravilhosa. Nunca li nada do gênero terror, então não sei o que achar de um livro assim. Mas fiquei com muita vontade de conferir a obra, principalmente depois de ter visto o post da entrevista com o autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiolla

      A capa é linda =D. Olha ai uma boa oportunidade para começar. Recomendo arriscar. ^^

      Excluir
  14. Olá!
    Não conhecia o livro, mas já adorei. Tem uma boa premissa e sendo ficção científica já adorei, porque gosto muito desse gênero.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lily

      Então, é de terror =D. Mas é um bom livro pra ler. ^^

      Excluir
  15. nossa que capa linda!! da vontade de ler só por ela, nem li mas pela resenha ficarei de olho nas próximas novidades do autor, é maravigold ler um livro nacional e ver várias referências do gênero terror associado à nossa cultura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid

      Verdade. A capa é linda =D.
      O livro também é massa. Recomendo demais =D

      Excluir
  16. Não é um gênero que eu costumo ler, mas por conta da história e de como o livro foi escrito, dividido em 3 partes, acabou me chamando atenção. Realmente a capa é linda, foi o que me chamou atenção logo quando eu vi o post. Além disso, adorei saber que o livro aborda diversas religiões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis

      Tá ai a oportunidade de ler algo fora da zona de conforto então. Quando bater a vontade pega Suprema pra ler. Pode gostar bastante.

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.