A cartunista Raina Telgemeier retrata nesta HQ autobiográfica alguns episódios da sua vida - movidos por bastante ansiedade e medos - de maneira leve e bem humorada. O texto por si só já é um diferencial e tanto quando falamos de conteúdo necessário para o público infantil, e em formato de quadrinhos ficou melhor ainda. 

Na história, a personagem Raina, uma garotinha de 10 anos, acorda numa noite com uma forte dor de estômago e com ânsia de vômito. Sua mãe cogita se tratar de uma virose e que logo irá passar. Contudo, ao ir para aula, Raina sente novamente essa dor estranha na barriga e isso lhe causa muitas preocupações, incluindo, principalmente, o medo de comer; de fracassar nos trabalhos do colégio; de perder a melhor amiga, e, do simples medo, ela passa a um pavor sem igual por uma palavra com a letra “v” (vômito). 

A garotinha se vê com um novo receio a cada dia, e lidar com eles é que está sendo a grande questão. Seus pais percebem que algo não está muito certo e então fazem com que Raina vá ao terapeuta, o que ao mesmo tempo que a ajuda, também desperta novos gatilhos para o medo. O que seus colegas vão dizer se descobrirem? Vão chamá-la de doida? E agora? 


Ela só tem 10 anos e está meio complicado lidar com tudo isso sozinha. Mas com ajuda, e no seu próprio tempo, percebe que uma pequena dor (de barriga ou não) pode esconder coisas bem maiores, e que é preciso coragem para enfrentá-las. 

Raina - tanto a personagem como a cartunista - demonstra em cada página algo crescendo constantemente, como uma bola de neve, o medo de praticamente tudo, até mesmo de como parar de sentir medo. 

As histórias infantis que tem um ensinamento por trás das colocações levianas é enriquecedor tanto como entretenimento - com partes bastante cômicas - como uma mensagem de extrema importância, e este quadrinho entrega exatamente isso com maestria. 

Afinal, quando falamos de medo e anseios no geral, normalmente relaciona-se isso a pessoas adultas ou quase adultas, e a HQ em questão demonstra de uma maneira super leve - e realista - a forma que esses distúrbios podem afetar também as crianças. 


A protagonista se vê numa turbulência emocional muito grande para alguém de apenas 10 anos, e quando vai tratar o problema, descobre que seus anseios podem ser mais comuns do que imagina. 

Quantas vezes já não nos pegamos morrendo de medo de algo que depois percebemos ser apenas fruto de nossa própria ansiedade catalisando tudo - e faz com que tudo vire um monstro gigantesco - não é?! 

Partindo dessa premissa super importante e acessível para todas as idades de leitores, a HQ “Coragem” é um lançamento maravilhoso da editora Intrínseca que trata da ansiedade infantil de maneira leve e divertida para todos os públicos. 

Título: Coragem (exemplar cedido pela editora)
Autora: Raina Telgemeier 
Tradutora: Giu Alonso 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 224 
Ano: 2020
Compre: aqui

14 comentários:

  1. Um livrinho lindo de viver! Li já tem um tempinho, as cores, as ilustrações, é tudo tão lindo. Simples, rapidinho de ser lida e com um conteúdo que sim, faz sorrir, mas que também emociona!
    Indicado para todas as idades..rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh com certeza! Essa hq é incrível à todas as idades ❤️

      Excluir
  2. ola
    há muito tempo não leio quadrinho
    é um livro que nos alerta para coisas que podem passar despercebido ,como dores ,sintomas . podemos achar que é coisinha de nada ,mas que no fundo não é .
    ensinamentos como esses são sempre bem vindos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oin! Ahh com certeza! São leituras muito importantes a todas as idades ❤️

      Excluir
  3. Olá! Olha que eu já não tenho mais dez anos e ainda assim me identifiquei bastante com a Raina, estou bem curiosa para conferir esse livro, que mesmo tratando de temas tão importantes e até mesmo pesados, o faz de uma maneira bastante direta e com uma linguagem simples e apresenta também essas imagens tão lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi! Simmm! É uma hq que a gente lê e fica com um turbilhão de sentimentos ❤️ Vale super essa leitura. Hq lindíssima mesmo.

      Excluir
  4. Namoro Coragem ha um tempinho.
    As ilustrações com suas cores vibrantes são um contra ponto com a temática da HQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser uma excelente aquisição, é maravilhosa! ❤️

      Excluir
  5. Luana!
    Recebi esse livro no sábado e assim que terminar minhas leituras programadas, o lerei.
    Parece bem estranho uma criança de apenas 10 anos já ter uma carga tão grande de ansiedade a ponto de somatizar as inseguranças.
    Fiquei bem interessada.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pois é, ele retrata que justamente até mesmo crianças sofrem de ansiedade e pra elas é bem mais complicado entender isso tudo. Se para nós já é, não é mesmo?! Hahah.
      Tenha uma ótima leitura! ❤️

      Excluir
  6. Eu adorei o fato do livro abordar um tema tão importante, que é a ansiedade, voltado para o público infantil (apesar de que qualquer idade deveria ler um livro como esse). É importante falar sobre isso desde pequeno, pois senão sempre vai ter um pra falar coisas como "é frescura", "não é nada demais", etc. Amei!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei bastante desse quadrinho, e fiquei impressionado por ser autobiográfico, porque não vemos muito o tema ansiedade ser abordado nessa faixa etária. A forma como a Raina trata o assunto, uma vez que ela mesmo o vivenciou, parece ser magnífica e de muito fácil entendimento, logo para todos os públicos. Adorei o traço dela também. Adicionei na lista!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luana
    Num ponto me identifico muito com a personagem porque também não gosto de vômito (mas no meu trabalho vejo muitas crianças assim e dou banho nelas acabei me acostumando).
    Mas o título é o que define essa HQ, independente de nossa idade temos que ter coragem para expor e enfrentar nossos medos, dilemas.
    Quero muito poder ler, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luana
    Nossa, não sabia que essa HQ falava sobre medo e ansiedade.
    Duas coisas que sofro muito. Aliás, estou com dores no estômago de ansiedade agora mesmo!
    É horrível demais e quero muito ler mais sobre o assunto.
    Vai pra lista com certeza.
    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.