Sair da bolha pode ser complicado

Não é fácil sair da zona de conforto. Preferimos nos ater àquelas coisas que nos deixam confortáveis, que sabemos que irão nos dar paz e que não vai trazer nada de novo, consecutivamente, nada possivelmente difícil de lidar.

Mas vira e mexe a vida dá um jeito de fazer você ser testado. Ela sempre acha um jeito de fazer com que em algum momento você precise sair da bolha, até porque sem isso não tem crescimento. Isso dá um medo terrível, e quanto mais você se afasta da sua zona de conforto, mais amedrontadora a situação fica.

É isso que a HQ Longe de Casa vai relatar. Ela vai falar sobre os medos que você pode encarar quando está fora de casa. Tudo isso em várias histórias diferentes. São 15 para ser mais específico, e isso feito por 17 artistas. Com isso, dá para ter noção da variedade não só das histórias como também dos traços contidos na obra.


Cada uma delas tem um traço diferente, variando do mais cartunesco ao estilo mangá. Tem histórias que parecem saídas de algum filme da Pixar, alguma animação japonesa ou até mesmo daquelas charges irônicas que vemos no Instagram e jornais (como O Capirotinho, Dona Anésia e etc). Sinceramente, acho que não tem nenhuma que eu não tenha gostado do desenho.

As histórias também são bem variadas. Cada uma delas varia em seu grau de terror, mas nenhuma delas chega a ser de fato aterrorizante. Tem até uma em específico que chega até a ser engraçada devido ao traço dos desenhos com um cabeção parecendo boneco Funko. Mas o bom é que todas elas trazem uma mensagem.

Inclusive, as mensagens que cada história deseja passar são tanto o ponto forte como o ponto fraco da HQ. A maioria das histórias trazem mensagens relevantes, como desigualdade social, violência, abandono de menor, o retorno ao lar e descobrir que ele não é mais o mesmo, etc. Enfim, são vários relatos e muitos deles muito bem explicados em poucas páginas. Mesmo que não sejam mensagens claras, sendo todas passadas em forma de metáforas, elas em sua maioria são fáceis de entender.


Só que o ponto fraco é que tem algumas que sinceramente não consegui entender qual era o objetivo por trás. Fiquei pensando no que o autor queria mostrar ali e não identifiquei. Mas pelo menos são poucos os casos em que isso acontece e sendo assim, no fim o saldo é positivo.

Por isso, recomendo essa HQ da Diário Macabro. Um trabalho muito bom e divertido, com traços lindos, que você consegue ler em um dia facilmente.


Título: Longe de Casa
Autores: Vários
Editora: Diário Macabro
Páginas: 284
Ano: 2019

22 comentários:

  1. Muito feliz em ver mais uma hq nacional tão boa e com um tema tão interessante

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia a Hq, mas gostei de ver a diferença nos traços dos contos acima. O mais gostoso é ser nacional e oh, estar longe de casa, dá assunto hein? rs
    Eu amo meu cantinho e cada vez que saio, fico contando minutos para voltar(sim, eu sou avessa a pessoas)
    Já vai pra listinha de desejados com certeza!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela

      Siim, os traços são muito variados, muito legal isso. Com certeza da assunto kkkkk. Eu te entendo, quem nunca viajou e por mais que estivesse gostando da viagem não desejou voltar para a própria cama? kkkk

      Boa.
      Bjs =*

      Excluir
  3. Fábio!
    Tenho tentado incluir cada vez mais HQs nas minhas leituras e sempre que vejo uma indicação/resenha como essa, já anotei aqui.
    Fiquei imaginando um livro de contos 'macabros', só que ilustrados, deve ser uma mistura excepcional e ainda mais porque são de vários escritores e desenhistas, deve ser uma obra bem diferente e gosto demais do diferente.
    Valeu!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy

      Olha, recomendo, tem muita HQ boa viu. =D.
      Sim, a diversidade ai é enorme, os artistas são todos de qualidade, as historias são muito boas mesmo sendo curtinhas. Recomendo muito
      Bjs

      Excluir
  4. Não costumo ler HQs, mas gostei de saber que essa é nacional e tão bem feita. Esse é um assunto bem legal de ser abordado, pois as vezes realmente nos privamos de viver uma experiência nova (seja morar fora/sozinho ou outras coisas) por medo. Que ilustrações mais lindas! Apesar dos traços de cada história serem diferentes, achei isso bem interessante e único também.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda

      Se puder dê mais chances para Hqs, tem umas muito boas =D. Sim, é um assunto legal, e nessa HQ ele tá muito variado, assim como os traços de cada artista que são únicos. Bom demais.

      Bjs

      Excluir
  5. Olá! Esta aí uma coisa que preciso fazer com maior frequência durante as minhas leituras, sair da minha zona de conforto e me aventurar com novos gêneros e autores, e essa é uma opção muito boa, já que apresenta uma variedade de histórias e traços, e que, ainda por cima, pode ser lida rapidamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete

      Recomendo. HQs tem historias tão boas quanto livros, as vezes até sem imagem nenhuma. Essa é uma boa leitura. Recomendo muito =D

      Excluir
  6. Meu deus, eu amei??? É uma sensação muito estranha (mas muitas vezes necessárias) quando estamos em uma bolha tão diferente e precisamos imergir nela pra aprender, conviver e evoluir. Gostei bastante da premissa de Longe de casa e também da ideia de reunir vários quadrinistas expondo realidades e traços diferentes em cada história.

    ResponderExcluir
  7. Olá Ycaro

    Verdade, concordo. Estranho porque o desconhecido é sempre um mistério. Sim, muitos traços diferentes, com histórias variadas, cada uma com suas qualidades próprias. Recomendo =D

    ResponderExcluir
  8. ola Fabio
    tenho uma certa resistencia em sair da minha zona de conforto
    mas preciso sim me aventurar e sair da bolha
    ainda não li nenhuma hq aqui na minha cidade nem encontro
    parabens aos autores nacionais .
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane

      Olha, recomendo. Existem muitas Hqs com histórias sensacionais. Se arrisca =D
      Bjs

      Excluir
  9. Oi, Fábio
    Não conhecia essa HQ, legal ser uma coletânea de quadrinhos de artistas e autores variados.
    Aborda temas variados e mesmo com essa ressalva penso que vale a pena ler.
    Espero ter chance de ler, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana

      Sim, muito massa essa questão de ter varios artistas. Vale a pena ler sim, espero que goste =D.
      Bjs

      Excluir
  10. Que legal!! É a primeira vez que ouço falar desse livro e já adorei!! Curti bastante o fato de ser 15 histórias, cada uma com traços e detalhes bem diferentes um do outro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis

      Recomendo bastante. As historias são bem legais e bem diferenciadas.

      Excluir
  11. adoro quadrinhos e fiquei apaixonada com os traços desse quadrinho. Mas fiquei um pouco confusa por ser 15 historias em um unico quadrinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina

      Esse tem traços muito bonitas mesmo =D. É como se fosse uma antologia sabe? Só que em quadrinhos, vale a pena a leitura =D

      Excluir
  12. Oi, Fabio
    Preciso ler mais HQs e achei essa muito interessante.
    Legal ter essas histórias, nos faz refletir sobre ter que enfrentar o novo, buscar novos caminhos, né kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana

      Essa é uma boa para voltar a ler, recomendo. Com certeza, mas nesse caso, acho que é capaz de a pessoa querer ficar em casa mesmo depois de ler algumas kkkkkk

      Bjs

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.