Já imaginou como seria comprar um refrigerante no futuro? Aposto que não.

“Enquanto houver gente andando por aí, haverá gente espirrando. Essa é a conclusão.” 

Às vezes, a gente nunca imagina ir de encontro a uma escrita direta e sarcástica, que mistura a famigerada “quebra da quarta parede” bastante exemplificada nos textos de Machado de Assis e com uma boa dose de non sense, a estilo Douglas Adams. Isso até conhecer esta obra que, fica aí o questionamento, se tratar de um conto? Uma crônica? Rascunho de um futuro livro? - do genial Pedro Duarte.

A trama aqui não é uma história “linear” propriamente dita, tampouco algo inteiramente “entendível”, mas pode-se considerar como o relato da ida de Seu Bartolomeu - um senhor do futuro - a uma caminhada. Sim, só isso mesmo. Mas pode ter certeza que a última coisa que você, leitor, sentirá ao ler essas páginas, será tédio ou algo similar. O autor explora ao máximo o sarcasmo em sua escrita - mas não leve isso para o lado negativo, é um sarcasmo divertido e debochado.

Seu Bartolomeu é uma pessoa comum, como eu, você, seu vizinho (a menos deduz-se que todos os vizinhos são pessoas normais, por mais que alguns não ajam como tal) e, principalmente, alguém fadado a se adaptar à tecnologia – que tende a “aumentar” constantemente, principalmente no futuro, de onde Seu Bartolomeu é.

O que o autor nos faz refletir – como que numa conversa tranquila em uma mesa de fast food – de maneira muito bem humorada, é para que todos abram os olhos de fato para certas coisas, que por mais futuristas que sejam, podem ser tão arcaicas quanto algo do século passado, haja vista a constante mania do ser humano de repetir certos atos, ou tentar mascará-los numa falsa ideia de genialidade revolucionária.

Um exemplo disso, que é inclusive citado no texto, são os robôs. Acho que o maior senso comum a respeito do futuro é que viveremos lado a lado – literalmente – com os robôs. A ideia central é que isso facilite a nossa vida em muitos fatores, contudo, ninguém havia dito que o gasto com energia elétrica iria aumentar drasticamente.

O texto curtinho de Pedro Duarte traz uma sátira genial acerca de nossa vida daqui a vários anos, fazendo-nos pensar, nem que por um breve momento, que nossa vida pode ser cômica e trágica; tediosa e divertida - independentemente da época em que a vivemos. Seu Bartolomeu é um personagem do futuro muito bem representado também aos terráqueos do presente, que se vê no meio da alta tecnologia futurística, mas que também está fadado a ser assaltado no meio da rua enquanto tenta comprar um refrigerante ou ajudar um pedinte.

É um texto para se rir de nervoso. A sensação é de não somente ler um texto de Pedro Duarte, mas de conversar com ele numa boa sobre questões políticas, tecnologia, o futuro da nossa vida na Terra, Tic-Tac e ficção científica. Nestas 10 páginas vemos um misto de crítica social acirradíssima entregue ao leitor como que num bate-papo direto.
Todos os artistas envolvidos na criação dessa obra o fizeram em prol do Hospital Martagão Gesteira, instituição que atende crianças e adolescentes há 54 anos no estado da Bahia. Toda renda fruto será destinada ao hospital: seja uma compra direta ou leitura para quem assina o Kindle Unlimited. A presente obra está disponível na Amazon e Kindle Unlimited.

Título: Seu Bartolomeu do Futuro
Autor: Pedro Duarte
Editora: Independente
Páginas: 10
Ano: 2020
Compre: aqui

12 comentários:

  1. Luana!
    Carecemos de leituras mais 'despojadas', digamos assim, como essa, onde podemos refletir sobre o que poderá acontecer ou não no futuro, se tudo será como é hoje e também, poder dar algumas risadas.
    Sem contar que é um conto curtinho, de rápida leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi! ❤️
      Com certeza! O tipo de leitura que agrega muito, mesmo sendo curtinha

      Excluir
  2. Uma leitura rápida mas com bastante reflexões a cerca de como encaramos certas coisas e com muito bom humor

    ResponderExcluir
  3. Um conto que ao mesmo tempo tinha tudo para ser entediante, trazendo a nossa realidade. O nosso ir de encontro a um futuro sim, muitas vezes, incerto.
    Mesmo que eu não faça parte do time que pense no amanhã e no avanço da tecnologia(sim, eu sou arcaica), é um fato tão real, tão nosso, que é impossível fugir.
    Com certeza se puder, já lerei!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh nem fale ❤️
      Espero que goste da leitura caso leia sim!

      Excluir
  4. Conheci esse livro recentemente e logo coloquei ele na lista, essa resenha só me deixou ainda mais desejoso em relação a Seu Bartolomeu do futuro. Gostei bastante de conhecer mais detalhes da história, principalmente por ser uma caminhada, um ato comum que o autor consegue conduzir com genialidade. Ansioso para conhecer esse toque sarcástico incluído na narrativa. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero muito que goste da leitura ❤️ É curtinho, super engraçado, e o autor mesclou crítica social com sátira de forma genial. Dá pra ler numa tarde de boas tomando um guaraná hahahah.

      Excluir
  5. ola
    é um curtinho mas que traz tantas reflexoes
    amei o jeito como o autor expoe suas ideias ,assim de maneira simples e direta e com um tom debochado

    ResponderExcluir
  6. Olá! Uma história bem rapidinha mas que parece ter muito a nos ensinar, nos fará refletir sobre muitas coisas mesmos, realmente nunca tinha parado para pensar que a minha conta de energia poderá aumentar drasticamente se eu tiver alguns robôs em casa, com certeza vai para a lista de desejados.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luana
    Em poucas páginas que leva muito humor e reflexão.
    A capa é bem interessante, e ainda que compra contribui para ajudar o próximo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luana
    Um texto curto mas aparentemente cheio de significados e reflexões.
    Hoje somos tão dependentes de tecnologia né kkkk
    Vou querer!
    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.