Oi de novo! Se você chegou até aqui, parabéns, já está quase se formando nesse curso básico de Ficção Científica! Para concluir essa série de posts iniciais sobre scifi, vou dar minha opinião de por onde começar a ler.

Primeiramente, acredito que nunca devemos conhecer um gênero, autor ou algo que o valha pelo cânone, sendo assim, guarde suas edições dos clássicos, cultuados e ultra recomendados para depois. Vamos nos iniciar lendo livros divertidos, empolgantes, que desperte nosso interesse, para criar familiaridade com o scifi. Existem alguns autores contemporâneos que são ótimos, escrevem de forma ágil, fácil e com muitas subcamadas, caso seja a sua vontade.
  • John Scalzi – queridinho por fãs do gênero, cria histórias originais, com universo bem desenvolvido, pitadas de crítica social, de forma dinâmica e instigante. “Guerra do Velho” é uma space ópera que agrada muitas pessoas, principalmente pelo protagonista. “Encarcerados” é um pós-apocalíptico, na qual a sociedade precisa se adaptar a uma doença que trancou parte da população dentro de suas mentes.
  • Blake Crouch – Outro que vem ganhando espaço entre os entusiastas, com uma mistura de scifi com thriller, em histórias que trazem realidades alternativas e questionamentos sobre a verdade. “Matéria Escura” fala sobre realidades alternativas, de forma bem simples e didática (até ouvi algumas pessoas falando sobre a falta de ciência). “Recursão” traz à tona reflexões sobre memória e identidade.
  • Becky Chambers – Essa lista tinha que ter essa mulher, que escreve space ópera como ninguém, com personagens complexos e falando sobre empatia e aceitação de forma significativa. “A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil” e “A Vida Compartilhada em uma Admirável Órbita Fechada” são histórias cativantes, sobre seres alienígenas que poderiam facilmente ser você ou um de seus amigos.


A partir daí já é possível ir mais longe, seguindo sempre suas preferências. Vou deixar uma listinha de livros que acredito serem essenciais, de leitura fácil e que traz muitos debates interessantes. Lembrando que o scifi é mais bem aproveitado quando discutimos sobre ele, por isso aproveite as leituras coletivas!
  • Kindred de Octavia Butler – Primeiro livro que li da autora e com certeza memorável, usando o scifi para falar sobre racismo e escravidão, a autora cria uma história original, impiedosa e impactante.
  • Flores para Algernon de Daniel Keyes – Outro livro em que a ficção cientifica é só um plano de fundo para assuntos mais sérios, emocionantes e revoltantes.
  • O Conto da Aia de Margaret Atwood – Com a narrativa em fluxo de consciência, essa distopia (assustadoramente próxima da nossa realidade) fala sobre fanatismo, religiosidade e machismo.
  • A Curva do Sonho de Ursula K. Le Guin – Apesar de ser um livro curto, ele é super bem desenvolvido, com muitas subcamadas e diversos assuntos relevantes. Uma ótima maneira de conhecer a escrita da autora.
  • Sonhos Elétricos de Philip K. Dick – Não poderia faltar um livro daquele que foi meu autor favorito por muito tempo (conheci Octavia e não consigo me decidir mais). Um livro de contos excelentes, com assuntos diversos, mas sempre questionando a definição de realidade.
Então é isso, chegamos ao fim dessa saga para desvendar o scifi e tornar a sua experiência de leitura mais prazerosa. Foram muitas indicações para espalhar ainda mais a palavra da ficção científica por aí. Até a próxima!

9 comentários:

  1. Vou querer diploma heinn...rsrsr
    Amando esses posts, pois como sempre tô falnado eu e sci fi não temos nenhuma ligação, O Desvendando está me convencendo a dar uma chance ao gênero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era essa a intenção! Espero que tenha boas experiências de leitura ❤

      Excluir
  2. Maiani!
    Adorei as indicações dos livros, só escritor top e já li alguns, os outros, acabei anotando para procurar e ler.
    Valeu a aula e as indicações.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por esse "curso" maravilhoso sobre sci-fi e suas vertentes! Finalizou com um post super legal e muito bem informativo. Estou lendo Encarcerados no momento, e confesso que me surpreendeu, tem várias partes que eu continuo alheio, mas gostei mais do que imaginava. Quero muito ler Matéria escura e os livros da Becky Chambers também. O conto da aia é incrível ♥.

    ResponderExcluir
  4. Ah, sério que acabou?? Puxa, eu nunca escondi que ler o gênero me deixava confusa e aprendi tantos nos posts, mas o que me marcou e vou levar comigo, são os "braços" do gênero, coisa que nunca imaginei.
    Tenho um amor imenso por Kindred, já o vi e olho para ele na estante com tanto amor! E nunca imaginei que era ali, um pedacinho de sci-fi rs
    Flores Para Algernon é um dos livros mais desejados da vida e também não sabia que tinha um pitadinha ali.
    Obrigada de coração pelas aulas, dicas e aprendizado.
    Eu entrei leiga de tudo e agora, aprendi um tantão!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  5. ola
    sempre achei esse genero muito complicado ,mas ultimamente tem varias publicaçoes desse genero que esta agradando muito como é o caso de Recursão,Kindred,Flores ´para algermon .

    gostaria de ler Materia escura recursão ,flores para algermon .e Kindred

    ResponderExcluir
  6. Olá! E não é que eu me empolguei tanto com curso que já garanti meu exemplar de O conto de Aia (aproveitei e já peguei o segundo também), para dar início a essa minha jornada nesse gênero até então desconhecido para mim.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Maiani
    Muito obrigado por esses posts, tenho esses livros na lista de desejos e nem sabia que Flores para Algernon fazia parte deste gênero.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Maiani
    Quero ler mais scifi e adorei as dicas.
    Desses quero muito ler Kindred, O conto da aia e Flores para Algernon.
    Concordo que é bom ler os clássicos quando já conhecer mais do gênero. Porque já tentei eles e me perdi geral kkk
    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.