Existem histórias que conseguem nos fisgar logo de início até a última página, tamanha fluidez do texto. “Sob a Lua e Lobos” é bem assim. Em plena ressaca literária consegui ler metade do livro em um dia. 
"Convenhamos, todos os poderosos almejam sempre mais poder."
Tor Witzoe é um norueguês formado em psicologia forense. De início, vemos um homem no auge de seus 40 anos que necessita passar por sessões de terapia, e, com isso, decide escrever um diário contando sobre uma grande – e específica – missão do FBI em que foi designado quando era mais novo, que o deixou com grandes sequelas emocionais. É assim, então, que Tor opta por tentar superar esse trauma: expondo-o para fora. Com isso, somos apresentados à história do livro: lendo os relatos que Tor escreve em seu diário. 
"Engraçado como as experiências que temos moldam nosso caráter e nossa perspectiva."

Tor é a pessoa que conduz toda a trama, afinal, estamos lendo seu diário, e essa missão do FBI em que foi designado aos 28 anos – máfia russa, tráfico humano, gente perigosa e bem doida da cabeça, etc – é repleta de momentos angustiantes, tensos e que fazem da trama extremamente viciante. 

Apesar de achar o Tor um personagem bem “de boas”, algumas pessoas ao seu redor me irritaram muito, mais especificamente a sua família – um bando de riquinhos, diga-se de passagem – que tratam o Tor (de 28 anos) como um garotinho de 15, mimado e extremamente frágil. 

Porém, em contrapartida, seu parceiro de missão Ivan é sem dúvidas o personagem que mais gostei. Ele é “gente como a gente”, entende o valor das coisas porque não teve tudo de mão beijada. Enfim, Ivan sensatíssimo. Fico imaginando como seria se o livro fosse sob a percepção dele ao invés do Tor... 


Há de se notar que toda a atmosfera do livro é bastante visual. O autor trabalha muito bem a ambientação nas suas descrições de lugares, pois são todas de muito fácil visualização. Até mesmo cenas pesadas são muito bem construídas, e é impossível não ficar agoniado com algumas delas. 

Por fim, recomento o livro a quem curte um suspense policial bastante instigante. Tive algumas ressalvas, não vou negar, a principal delas é com a expressão “(risos)” toda hora no texto, e senti falta de uma motivação maior dos antagonistas. Mas, no geral, é um excelente começo de carreira do autor, que manda muito bem no gênero. 

Título: Sob a Lua e Lobos 
Série: Em Algum Lugar da Floresta - vol. 1
Autor: Eduardo F. G. Corazza 
Editora: Saramago 
Páginas: 203 
Ano: 2020
Compre: aqui

15 comentários:

  1. Não conhecia!!!
    Que interessante!!!!
    Achei o nome do livro bem poético!
    Esse disparidade entre Tor e Ivan é bem interessante.
    O quote "Engraçado como as experiências que temos moldam nosso caráter e nossa perspectiva." É bastante reflexivo

    ResponderExcluir
  2. Como não conhecia nem o livro e nem autor, foi uma grata surpresa ler a resenha desse livro, que mesmo com as ressalvas, parece ter um enredo daqueles que prende do começo ao fim!
    Os traumas e as marcas do passado ali, não só pela parte da terapia, mas de como isso tudo influencia a vida "normal".
    Espero que o título tão lindo, faça sentido! rs
    Espero poder conferir(sem risos) rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha as próximas edições não terão a expressão “(risos)”, aí vai ser melhor a experiência ☺️

      Excluir
  3. Luana!
    Além de gostar muito de romances policiais, gosto quando a ambientação nos faz sentir que fazemos parte da história.
    E gosto também quando o lado mais psicológico é abordado e ainda traz algumas resoluções possíveis para os problemas.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo muito bom quando tem tudo isso na leitura ☺️

      Excluir
  4. Adoro esses livros que não conseguimos largar até finalizar! Para mim são os melhores. Gosto muito desse gênero e não conhecia esse autor, legal o fato dele estar começando agora e já escrever um livro com a premissa tão interessante. Parece ser um livro bem pesado, que bom que você gostou, apesar de tudo (risos) hahaha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha foi muito fluida a leitura, recomendo demais mesmo com os detalhezinhos que particularmente não curti muito (risos) 🤣

      Excluir
  5. Olá! Claro que já fiquei curiosa sobre o mistério que envolve a história, ainda mais porque a escrita do autor parece ser bem viciante, daquelas que não conseguimos largar.

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Gosto bastante desse genero e que bom a leitura é fluida .que bom começo o autor teve hein ? Mas náo bateu aquela vontade de ler .por enquanto nao vou por ele na lista mas futuramente sim

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luana
    Adorei a capa, tem um título interessante.
    Gosto demais de livros sobre investigações policiais, quando tem detalhes dos crimes, fala da perícia melhor ainda.
    Como não é livro único podemos talvez ver mais dos personagens ou até ter capítulos narrados por Ivan.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luana!
    Até curto suspense policial, mas confesso que não sou muito fã de livros tensos e angustiantes, com cenas pesadas descritas detalhadamente, por isso dificilmente eu leria Sob a Lua e Lobos... Mas realmente, expressões usadas em excesso nos livros é algo bastante negativo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oiii!
    Não conhecia o livro, mas adorei demais a trama. Gosto bastante de suspense, thriller uns dos meus gênero favoritos. Parece ser bem envolvente e com uma trama bem legal, talvez consiga ler!

    Blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir
  10. Que título de livro lindo, parece até drama com final feliz. Nunca vi um livro tipo diário prender a gente na leitura, que bom que esse livro é diferente. A capa é linda e lembra muito uma trilha que fiz, não vai faltar oportunidade para ler esse livro.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.