O arqueólogo Pedro Gilga vai parar em um local esquecido por Deus - uma ilha misteriosa assombrada por lendas e que aparentemente é um campo minado, literalmente. As pessoas que o rodeiam nesse meio tempo o ajudam a desvendar muitos dos segredos que permeiam essa ilha, e é notório como cada personagem possui uma certa peculiaridade: Ceolfrido, um rapaz supersticioso que enterra ovos crendo que isso trará algum tipo de salvação; uma “disputa” entre padres locais; algumas mulheres alegando que aquele solo foi palco da Segunda Guerra Mundial, entre outros.
O autor entrega uma premissa bastante original, haja vista estamos falando de fatos históricos – Segunda Guerra Mundial – se passando literalmente em solo brasileiro. E pensa em um solo recheado de mistérios! A ilha sem nome, onde possui um ‘solo explosivo’ é impressionante e de arrepiar.
“A principal história era que a ilha era amaldiçoada. Outra, bem popular, era que tinha pólvora de navio pirata por toda a ilha. Havia uma que dizia que os diretores do presídio mandaram colocar minas terrestres dentro da floresta.”
Ainda que eu tenha demorando um tempinho para ficar de fato imersa na trama, a partir de aproximadamente 40% de leitura já senti uma enorme evolução e um suspense excelente começando a fluir. Mas isso não significa que o livro ‘comece parado’, muito pelo contrário, existe ação quase que o tempo todo, porém demorei me conectar devido aos muitos personagens no início, até o famigerado momento em que nos acostumamos com eles.
Os mistérios sobre da ilha - que pode até mesmo ser classificada como ‘um personagem’ de tanto que rouba a cena - são únicos. Mas esse não é o único fato interessante, também há relatos de mulheres que desapareceram sem explicação desde meados de 1930, e alguns capítulos são em formato epistolar com cartas que aparentemente podem ser de alguma delas. Ninguém sabe o que aconteceu, nem como aconteceu, só se tem uma data e muitas especulações.
Não senti “Solo Raso” ser um livro que tenha como objetivo fazer o leitor se apegar aos personagens ou coisa do tipo, mas pode ter certeza que a história do mesmo é uma das mais originais que lerá. Os momentos no que popularmente chamam de “Floresta da Morte”, onde o solo é um campo minado, foram as minhas favoritas.
“Se um ser humano faz tanto mal, imagina um monte deles?”
O autor entrega uma trama muito rica em informações minuciosamente pesquisadas para a construção do livro, e muitas delas são mostradas e ilustradas ao final da obra, um detalhe muito interessante, somado ao fato de ser formado por capítulos curtos, um ótimo fator para fluidez do texto. O livro está disponível em e-book na Amazon e no Kindle Unlimited, ou em edição física diretamente com o autor.
Título: Solo Raso
Autor: Sandro Muniz
Editora: Independente
Páginas: 190
Ano: 2019
Compre: aqui
Oi, Luana
ResponderExcluirO livro tem uma capa interessante, gostei das cores usadas.
Solo raso é uma leitura atraente que prende o leitor nessa aventura e mistério.
Estou curiosa para ler, espero que possa ser em breve.
Beijos
Oie! Espero que goste 🥰
ExcluirLuana, que resenha maravilhosa desta obra, gostei demais!!
ResponderExcluirSeus artigos são muito bem escritos e ilustrados! Parabéns!!
Tenha um lindo restante de semana!
Fico feliz que goste ❤️
ExcluirLuana!
ResponderExcluirParece mesmo uma história bem interessante, confesso que só com sua resenha mminha curiosidade ficou bem aguçada.
E se todo enredo é bem contruído, mesmo com muitas pesonagens inclusive a própria ilha e ainda tem ilustrações, vale a pena ler.
cheirinhos
Rudy
Vale super a pena sim ❤️
ExcluirSolo Raso tem uma premissa que instiga: é interessante, cria expectativa no leitor.
ResponderExcluirSim sim ;)
ExcluirOi, Luana!
ResponderExcluirAcho muito interessante quando usam algo que não é necessariamente uma pessoa, como uma personagem. A gente percebe o quanto um cenário faz toda diferença na história. E, pela sua resenha, a ilha desempenha um papel muito importante para a trama. Não conhecia o livro, mas gostei da premissa.
Leitura super válida ❤️
ExcluirComo fã assumida da nossa literatura nacional,já adorei muito a premissa do livro. Até por apresentar isso de várias suposições e sim, várias versões sobre o lugar.
ResponderExcluirUm agregado de pessoas e local, que dão o ar de mistério e história ao livro.
Com certeza se puder, quero conferir!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Espero que dê uma chance sim, é um livro super curtinho e impactante 🥰
ExcluirEssa capa é muito bonita. Já vi muita gente fazendo a leitura desse livro, mas nunca parei para ler nada sobre. Não esperava nada disso, pelo nome hahah a premissa é bem legal. Por imaginar algo totalmente diferente, tinha até estranhado que vocês tinham saído da vibe assustadora/diferente de halloween, mas parece ser um livro bem original mesmo.
ResponderExcluirBeijos
Oi Amanda! Sério? Eu vi somente uma amiga minha lendo ele antes de mim, hahahaha. Mas que bom que vê pessoas lendo Solo Raso. Vale super essa leitura mesmo. ☺️
ExcluirJa tinha visto resenha desse livro
ResponderExcluirque bom que gostou
Trama com muitos persongens requer nossa maior atençao
Como é um livro que se encontra no Kindle eu náo o coloco na minha lista de leitura porqur nao tenho Kindle .
Ola! Ahhh da pra ler pelo app do Kindle no celular, tablet ou computador também ❤️
ExcluirOii,
ResponderExcluirAchei legal e interessante, tantos mistérios e peculiaridades.
Ainda tem a Segunda Guerra Mundial como fundo, pois amo o tema.
Bjs
Oie! Sim sim, uma bela mistura hahaha ☺️☺️
ExcluirOlá! Parece ser um enredo bem diferente mesmo, o que mais chamou minha atenção em relação a leitura é essa ligação com fatos tão importantes do passado, sem dúvida quero conferir e descobrir esses mistérios.
ResponderExcluirOi oi! Espero que goste ☺️❤️
Excluir