O arqueólogo Pedro Gilga vai parar em um local esquecido por Deus - uma ilha misteriosa assombrada por lendas e que aparentemente é um campo minado, literalmente. As pessoas que o rodeiam nesse meio tempo o ajudam a desvendar muitos dos segredos que permeiam essa ilha, e é notório como cada personagem possui uma certa peculiaridade: Ceolfrido, um rapaz supersticioso que enterra ovos crendo que isso trará algum tipo de salvação; uma “disputa” entre padres locais; algumas mulheres alegando que aquele solo foi palco da Segunda Guerra Mundial, entre outros. 

O autor entrega uma premissa bastante original, haja vista estamos falando de fatos históricos – Segunda Guerra Mundial – se passando literalmente em solo brasileiro. E pensa em um solo recheado de mistérios! A ilha sem nome, onde possui um ‘solo explosivo’ é impressionante e de arrepiar. 
“A principal história era que a ilha era amaldiçoada. Outra, bem popular, era que tinha pólvora de navio pirata por toda a ilha. Havia uma que dizia que os diretores do presídio mandaram colocar minas terrestres dentro da floresta.” 
Ainda que eu tenha demorando um tempinho para ficar de fato imersa na trama, a partir de aproximadamente 40% de leitura já senti uma enorme evolução e um suspense excelente começando a fluir. Mas isso não significa que o livro ‘comece parado’, muito pelo contrário, existe ação quase que o tempo todo, porém demorei me conectar devido aos muitos personagens no início, até o famigerado momento em que nos acostumamos com eles. 


Os mistérios sobre da ilha - que pode até mesmo ser classificada como ‘um personagem’ de tanto que rouba a cena - são únicos. Mas esse não é o único fato interessante, também há relatos de mulheres que desapareceram sem explicação desde meados de 1930, e alguns capítulos são em formato epistolar com cartas que aparentemente podem ser de alguma delas. Ninguém sabe o que aconteceu, nem como aconteceu, só se tem uma data e muitas especulações.

Não senti “Solo Raso” ser um livro que tenha como objetivo fazer o leitor se apegar aos personagens ou coisa do tipo, mas pode ter certeza que a história do mesmo é uma das mais originais que lerá. Os momentos no que popularmente chamam de “Floresta da Morte”, onde o solo é um campo minado, foram as minhas favoritas. 
“Se um ser humano faz tanto mal, imagina um monte deles?” 
O autor entrega uma trama muito rica em informações minuciosamente pesquisadas para a construção do livro, e muitas delas são mostradas e ilustradas ao final da obra, um detalhe muito interessante, somado ao fato de ser formado por capítulos curtos, um ótimo fator para fluidez do texto. O livro está disponível em e-book na Amazon e no Kindle Unlimited, ou em edição física diretamente com o autor. 

Título: Solo Raso 
Autor: Sandro Muniz 
Editora: Independente 
Páginas: 190 
Ano: 2019
Compre: aqui

20 comentários:

  1. Oi, Luana
    O livro tem uma capa interessante, gostei das cores usadas.
    Solo raso é uma leitura atraente que prende o leitor nessa aventura e mistério.
    Estou curiosa para ler, espero que possa ser em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Luana, que resenha maravilhosa desta obra, gostei demais!!
    Seus artigos são muito bem escritos e ilustrados! Parabéns!!
    Tenha um lindo restante de semana!

    ResponderExcluir
  3. Luana!
    Parece mesmo uma história bem interessante, confesso que só com sua resenha mminha curiosidade ficou bem aguçada.
    E se todo enredo é bem contruído, mesmo com muitas pesonagens inclusive a própria ilha e ainda tem ilustrações, vale a pena ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Solo Raso tem uma premissa que instiga: é interessante, cria expectativa no leitor.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luana!

    Acho muito interessante quando usam algo que não é necessariamente uma pessoa, como uma personagem. A gente percebe o quanto um cenário faz toda diferença na história. E, pela sua resenha, a ilha desempenha um papel muito importante para a trama. Não conhecia o livro, mas gostei da premissa.

    ResponderExcluir
  6. Como fã assumida da nossa literatura nacional,já adorei muito a premissa do livro. Até por apresentar isso de várias suposições e sim, várias versões sobre o lugar.
    Um agregado de pessoas e local, que dão o ar de mistério e história ao livro.
    Com certeza se puder, quero conferir!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que dê uma chance sim, é um livro super curtinho e impactante 🥰

      Excluir
  7. Essa capa é muito bonita. Já vi muita gente fazendo a leitura desse livro, mas nunca parei para ler nada sobre. Não esperava nada disso, pelo nome hahah a premissa é bem legal. Por imaginar algo totalmente diferente, tinha até estranhado que vocês tinham saído da vibe assustadora/diferente de halloween, mas parece ser um livro bem original mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Sério? Eu vi somente uma amiga minha lendo ele antes de mim, hahahaha. Mas que bom que vê pessoas lendo Solo Raso. Vale super essa leitura mesmo. ☺️

      Excluir
  8. Ja tinha visto resenha desse livro
    que bom que gostou
    Trama com muitos persongens requer nossa maior atençao
    Como é um livro que se encontra no Kindle eu náo o coloco na minha lista de leitura porqur nao tenho Kindle .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Ahhh da pra ler pelo app do Kindle no celular, tablet ou computador também ❤️

      Excluir
  9. Oii,
    Achei legal e interessante, tantos mistérios e peculiaridades.
    Ainda tem a Segunda Guerra Mundial como fundo, pois amo o tema.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Sim sim, uma bela mistura hahaha ☺️☺️

      Excluir
  10. Olá! Parece ser um enredo bem diferente mesmo, o que mais chamou minha atenção em relação a leitura é essa ligação com fatos tão importantes do passado, sem dúvida quero conferir e descobrir esses mistérios.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.