“Cerca de dez anos depois da guerra deve ser engraçado ler sobre como nós, judeus, vivemos, comemos e conversamos aqui. Ainda que eu lhe conte muito sobre nós, você sabe bem pouco sobre nossa vida.”
Anne Frank confidenciou sua ânsia por dividir determinados sentimentos com o mundo em seu diário. Aqui, Anne externaliza muitos pensamentos íntimos e também sua rotina limitada. Kitty é a figura fictícia e imaginária que ela criou e por quem escreve sobre seu dia a dia. Daí, “Querida Kitty” é como sempre começa seus escritos.

É incrível e ao mesmo tempo doloroso ver a Segunda Guerra Mundial sob a percepção de uma vítima, e a forma que Anne narra sobre tudo que está acontecendo ao seu redor, sobre como ela e sua família precisaram levar uma vida clandestina às escondidas num porão só por serem judeus é muito agoniante.


O mais impressionante é que, mesmo nesse cenário caótico, Anne expressa toda uma delicadeza nas palavras e ela sempre soa uma pessoa muito otimista e grata pela vida que tem, ainda que num ambiente perturbador de isolamento e medo. É impossível terminar essa leitura sem imaginar a grande escritora que Anne Frank poderia ter se tornado.

A edição está perfeita, tanto pela beleza e delicadeza na capa que remete perfeitamente ao clima que a obra passa, como também pela apresentação esclarecedora no início, que introduz sobre o título, quem era a tal da Kitty e muito mais. A edição também conta com várias notas de rodapé e o formato epistolar deixou ainda mais fluido.

Esse livro ensina e inspira muito sobre percepções de vida. Anne Frank estava escondida, confinada num porão, no meio de uma guerra que massacrava pessoas como ela, e mesmo assim valorizava as pequenas coisas da vida, era sempre grata pelo que tinha e possuía até um bom humor nas suas palavras. Uma leitura incrível e necessária.
“Eu só pensava que íamos ficar escondidas e estava pondo as coisas mais absurdas na pasta, mas não me arrependo, eu me importo mais com lembranças do que com vestidos.”
Título: Querida Kitty (exemplar cedido pela editora)
Autora: Anne Frank
Editora: Zahar
Páginas: 302
Ano: 2021

8 comentários:

  1. Mais uma história inspiradora, real, comovente, de deixar o coração pequenininho.

    ResponderExcluir
  2. Essa edição ta muito linda e quero muito ler!!!
    Ja li o diario de anne e mesmo que a gente ja sabe o que acontece vale muito a pena ler, anne é incrivelmente inspiradora. Um dos meus favoritos!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Que edição linda .Ainda não li I diário de Anne Frank e esse Querida Kitty com certeza deve ser um livro que mexe com nossas emoções.
    Quero ler esse também.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito de histórias sobre a segunda guerra, ensinam tanto a gente, mas ao mesmo tempo é muito doloroso, cruel. É surreal pensar que alguém se acha no direito de se sentir melhor e superior que outros. Não consigo entender isso! A edição é linda mesmo. Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  5. Luana!
    Como a visão de uma criança diante da guerra pode ser tão gentil e grata, não é?
    Anne foi uma abençoada em sua ingenuidade e sua mente fértil e de certa forma, feliz em seu mundinho escondido em um porão.
    Deve ser uma leitura emocionante.
    cheirnhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Fiquei tentando imaginar essa edição da Zahar por dentro. Eles arrasam demais na diagramação!
    Eu sempre falo que Anne Frank é esperança. Mesmo em meio a tanta dor, a tanta incerteza, ler O diário dela é como sentir uma doçura inesperada, uma inocência.
    E já amei trazer assim, o Querida como ela sempre iniciava seus escritos.
    Com toda certeza do mundo, já é um livro que quero demais ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  7. Olá! Esse é um livro que eu quero muito ler, definitivamente é aquele tipo de leitura necessária, mas também capaz te de deixar aos prantos durante grande parte dela, tal como foi ler o Diário de Anne, acompanhar um pouquinho por tudo que ela e tantas outras pessoas tiveram que enfrentar e a maneira com que eles fizeram isso é tão necessário para valorizarmos o nosso hoje.

    ResponderExcluir
  8. A história de Anne Frank sempre me emocionou muito, e saber desse livro foi muito, pois é mais uma parte que podemos conhecer. Sobre guerras é sempre bom agregar conhecimentos, quero muito ler esse livro e acho que vai ser emocionante.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.