Estudar física na escola não era meu momento favorito do dia, devo admitir. Porém, aqui em ‘O Limiar de Áurea’, o autor consegue inovar o tema trazendo uma outra perspectiva sobre ela: aquela bem similar à “magia”. Ou seria o contrário?

Primeiramente, acho necessário deixar aqui a observação de que os acontecimentos desse livro se sucedem aos do conto/prequel ‘O Despertar de Áurea’, então é interessante conferir o conto antes de iniciar essa leitura aqui, belezinha?

O livro nos apresenta Julia Áurea, uma adolescente insegura e com algumas mágoas guardadas devido a um acontecimento trágico envolvendo sua mãe. Ela também faz parte da famigerada Gangue dos Cinco junto com alguns amigos inseparáveis - que vão se meter em muita coisa bizarra, acredite. A trama começa a se desenvolver quando um professor muito próximo de Julia morre num acidente de carro, a deixando bastante abalada, porém, logo em seguida surge um professor substituto que a fará questionar muitas coisas acerca das possibilidades entre física e magia.


A história se divide entre os acontecimentos com Julia e também alguns capítulos “soltos” que formam um grande quebra cabeças, onde de início não entendemos nada, mas depois as coisas começam a se encaixar. E esses capítulos soltos são protagonizados por membros de uma agência (abreviada de) SOUP, e devo admitir que foram minhas partes favoritas do livro.

Os capítulos dos agentes da SOUP foram os que mais me surpreenderam, até porque aqui o Alysson explora muitos elementos que sou completamente apaixonada, a exemplo do nonsense e realismo mágico. Também alguns capítulos sendo narrados por um locutor de rádio dando notícias do dia, que automaticamente me lembrou de ‘Welcome to Night Vale’.

Também é uma obra que, para os amantes de ler ouvindo música, é um prato cheio, já que sempre os personagens estão ouvindo músicas, o que nos deixa muito imersos na "trilha sonora" do livro, que, inclusive, há uma lista no final com todas as músicas citadas e em ordem de aparição. Se eu amei? Amei MUITO!


É uma obra que vi muito potencial, estou até agora com a mente explodindo sobre vários easter eggs. Ainda que seja uma pegada bem jovem, o que sempre me incomoda pelas atitudes inconsequentes de personagens adolescentes, aqui em 'O Limiar de Áurea' não senti nada disso, além de, claro um personagem em específico ter me irritado um pouco, admito, mas ele foi construído com uma personalidade "chata" mesmo então tudo certo.

É uma leitura rápida, muito envolvente e que nos dá uma sensação gostosa de ver um filme de sessão da tarde.

Agora me sinto apenas e simplesmente ansiosa pela continuação!

Leitura super recomendada, disponível em edição física e e-book.

Título: O Limiar de Áurea
Autor: Alysson Steimacher
Editora: independente
Páginas: 228
Ano: 2021
Compre: aqui

10 comentários:

  1. Muito bom quando trazem assuntos que viamos em escola pros livros de uma maneira mas legal de ler kkkk...
    curti que a protagonista é uma jovem, adoro protagonistas mulheres também. Deve deixar mais dinamico.
    curiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  2. O que eu acho legal de acompanhar blogs literários é que as vezes surgem livros que eu nunca ouvi falar na vida. Física era a matéria que eu mais ia mal, mas mal mesmoooo! HAHA vim melhorar mesmo quando estudei pro vestibular, aí eu precisava saber algumas coisas ne? Deu tudo certo, graças a Deus.
    Que bom que você gostou tanto, adorei saber que é um livro gostoso de acompanhar e leve.

    ResponderExcluir
  3. Péssimas lembranças das aulas de física sexta feira a tarde kkkkk
    Uau!!! Achei super interessante a ideia de capítulos que a princípio parecem soltos mas que no final se unem e dão um quê a mais a história

    ResponderExcluir
  4. Primeira resenha que leio sobre esse livro e adorei já saber que é preciso ter lido o anterior, já que pelo que pude perceber, é necessário até pelos próprios personagens e suas histórias.
    E sim, física é um terror, era um terror e não sei como eu consegui nota na matéria. As letras sempre me fascinaram,mas números, traços e ter que pensar demais, não rs
    Mas mesmo assim, senti muita vontade ler ambos os livros!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Luana!
    Apesar da pegada mais juvenil e inconsequente, acredito que seja uma leitura que vaga entre a realidade e a magia e pode se tornar bem interessante, mesmo que a personagem principal seja um tanto 'chata' e não nos permita ter muita empatia. Acredito que pela idade tão tenra.
    Já baixei para ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu sofria com essa matéria na escola .
    Que bom que curtiu a trama .Eu dessa vez deixo passar a dica
    Não senti aquela vontade de conhecer essa jovem Julia .nem sei o que é easter eggs.vou ter pesquisar para saber

    ResponderExcluir
  7. Como eu sofri com as aulas de física rs

    Não é o tipo de leitura que eu curto, mas pareceu bem interessante.
    Ler ouvindo música é bom demais!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luana
    Não sou amante da física, mas nesse livro parece ser atraente.
    O autor trouxe a matéria física, fantasia e uma pitadinha de suspense, ingredientes perfeitos para uma boa leitura.
    Estou curiosa para ler, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Física nunca foi meu forte, apesar de gostar das teorias, mas quando chegava nas formulas travava tudo. Talvez ate conseguiria ler esse livro, esse gostinho de sessão da tarde deu saudade. Fiquei um pouco curiosa, pretendo dar uma oportunidade a esse livro.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eita que a matéria era uma das minhas queridinhas, sério, eu amava e ainda amo, ainda mais quando ela vem num combo com a magia, é praticamente leitura obrigatória hein. Amei conhecer o livro e fiquei bem curiosa com a história, mesmo tendo que enfrentar alguns adolescentes inconsequentes (risos).

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.