“Maldito Feliz Natal” é um filme antigo, de 2014, mas precisava ser resenhado. Assisti há alguns bons anos e ontem assisti novamente.

É um filme de comédia misturado com drama e que deixa a gente reflexivo. Vou explicar melhor... Boyd (Joel McHale) é obrigado a passar o Natal com seu pai Mitch (Robin Williams) e sua disfuncional família. O problema surge quando Boyd percebe que esqueceu o presente do seu filho. Na verdade, ele não esqueceu, pediu para a sua esposa, Lauren Graham (Luann Mitchler), pegar. Porém, aconteceu um contratempo com ela – só assistindo para entender e dar risada da situação.

Decidido a fazer com que seu filho continue acreditando no Papai Noel, ele e seu pai embarcam em uma viagem de volta para a sua casa para buscar o presente, conseguir voltar antes do pôr do sol e salvar o Natal. No meio do caminho muitas coisas acontecem entre os dois.

A relação de Boyd e Mitch não é das melhores. Quando era pequeno, seu pai revelou que Papai Noel não existia, isso quebrou o encanto do filho e trouxe frustração. Desde então ele se lembra daquele fatídico dia e faz de tudo para que, com seu filho, a experiência seja diferente.

Imagem: Netflix
A ingenuidade do filho representa a pureza de uma criança mesmo, em acreditar num mundo bom, em coisas boas; já o Mitch representa a maldade humana, em sempre querer tirar o encanto, a vontade e a coragem das pessoas vencerem. Eu vi assim, senti isso ao assistir – e achei essa mensagem muito bonita.

É estranho e pesado assistir a um filme do Robin Williams e não lembrar do que aconteceu com ele. É estranho querer sorrir assistindo e por vezes a gente se pegar pensando “essa cena triste é tão real olhando em seus olhos”. A atuação dele nos passa tanta verdade que a gente se pergunta o que se passava naquele coração no momento da sua morte.

Era pra ser uma resenha feliz, sobre o filme, mas não posso deixar de mencionar o que senti revendo esse filme. A cena no carro, seu choro, a forma que o Mitch, interpretado pelo ator, olha para o filho... é impossível não se emocionar.

O filme não tem romance, ele possui uma história de relacionamento entre pai e filho. É indispensável assistir.

Filme: Maldito Feliz Natal
Direção: Tristram Shapeero
Onde assistir: Netflix

7 comentários:

  1. esse fiquei curiosa em assistir também, por ser reflexivo e ainda ter a parte comica, gosto quando mescla isso nas historias.
    legal tu ter falado que é mais focado na relação pai e filho, sem romance.
    Beem interessante!

    ResponderExcluir
  2. Ah dona Naty, você não tem ideia de como fez meu Dezembro ficar maravilhoso!!!Que mês mais especial estou vivendo no blog e mesmo estando aqui há tantos anos, esse ano ficará na história!!!
    Amei, amei!!!
    E dá um nó na garganta ao ver o Robin ali.
    Lá vai eu rever né? pois sim, é emocionante demais!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá! Só essa imagem já é de arrepiar e nos fazer refletir bastante, acho que assistir ao filme é uma ótima maneira de enaltecer o trabalho desse baita ator e de quebra nos traz questões importantes sobre família.

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Não conhecia o filme ,parece ser muito reflexivo a cerca da relação entre pai e filho .E ainda temos o inesquecível Robbyn Willians,impossível não se emocionar.
    Só não gostei do título do filme.

    ResponderExcluir
  5. Saudade de um filme com Robin Williams.
    Nem todo filme natalino é só romance e felicidade, alguns retratam a vida como ela é.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Naty!
    Interessante ver a magnitude da atuação do Robin Williams, o quanto cada um de seus personagens transmitia toda sua força interior e no final... ela terminar como terminou, é incompreensível...
    Enfim, assisti esse filme e é tão emocionante ver um pai tentar recriar a 'fantasia' que ele mesmo destruiu na infância do filho.
    É lindo!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. E é estranho ver Robin que sempre nos fez rir em um papel de um homem tão mau....
    Mas isso mostra seu talento

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.